MINHA GRAVIDEZ - Quinta Etapa

Nesta fase entramos na metade do ciclo gestacional e muitas questões devem ser vistas e revistas.

5º Mês

Por Suhely Bueno.

Com o segundo trimestre em andamento tudo está correndo muito bem quanto a minha gestação, nenhuma intercorrência ou sintoma fora do normal!

Meus sintomas:

·         Leves dores de cabeça;

·         Irritabilidade, estresse, ansiedade*;

·         Com 17 semanas senti o bebê mexer: como se fosse marolas na barriguinha, tremidinhas leves, gostosas;

·         Primeiro colostro;

·         Com 19/20 semanas: mexidas mais intensas do bebê onde o marido também sentiu;

·         Com 21 semanas: o primeiro chutinho ou soco do bebê pode ser sentido e visto;

·         Boca seca, nariz seco;

·         Leves roncos durante a noite;

·         Dificuldade para dormir: pelo tempo seco e tentar achar posição confortável;

·         Seios sem dores, apenas mamilos sensíveis barriguinha saltando ainda mais;

·         Idas frequentes ao banheiro;

·         Leve pressão no baixo ventre;

·         Apetite diminuiu;

·         Humor oscilante;

·         Sonolência -  por conta de dormir picado devido as idas ao banheiro e não encontrar posição.

 

 

*A ansiedade para encontrar o novo lugar para morar ia me deixando cada dia mais estressada e quando pensava que havia encontrado acabava ficando nervosa com a falta de profissionalismo de muitos corretores de imóveis! Então a busca continuava!*

Mamães: “ Os movimentos fetais começam a ficar tão intenso, que você poderá sentir o beber mexer com maior frequência, se ainda não teve a chance de senti-lo. Há um aumento da umidade vaginal (leucorreia), mas nada preocupante, a menos que a secreção seja amarronzada ou tenha um cheiro forte. Congestão nasal, sensação de entupimento do ouvido, prisão de ventre, azia, dificuldade de digestão e câimbras nas pernas também são sintomas comuns nessa fase. Pode ocorrer um possível inchaço dos tornozelos e dos pés e, às vezes, também das mãos. Dores de cabeça, desmaios e tontura não são sintomas frequentes, mas podem acometer algumas mulheres. O surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorroidassão raros, mais acontecem. Grande aumento do apetite, dores nas costas, modificação na pigmentação da pele no abdômen e no rosto e aumento da pulsação fazem parte ainda desse período. Nessa fase ocorre uma maior estabilidade emocional e a mulher pode, de vez em quando, sentir-se um pouco irritada e ter algumas mudanças de humor, estilo TPM. A ficha cai e há um sentimento mais amplo de aceitação da realidade de se “estar grávida”. Os períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo só vão aumentar.

Já o bebê: Se você ainda não descobriu o sexo do seu rebento, pode se empolgar. É agora que se consegue descobrir se você terá uma menina ou um menino. Além disso, os movimentos do feto serão cada vez mais constantes.Nesse período, a pele do bebê forma a chamada “vernix caseosa”. Ela é uma película de gordura que fica sobre a pele e tem a finalidade de protegê-la. Nessa fase, também começam a surgir os pelinhos que irão formar os cílios, as sobrancelhas e os cabelos.” (https://www.gestacaobebe.com.br)

Foto - 20 semanas e 2 dias de gestação

 

 

 

Sabe-se que chegamos a metade de uma gestação ( 5 meses = 17 semanas e 6 dias a 22 semanas e 1 dia -  mais informações acesse TEMPO DE GESTAÇÃO) , levando em conta uma gravidez de 40 semanas. Caso não tenha feito um plano de parto, ou simplesmente escolhido o tipo parto comece, então, a sua pesquisa sobre, não deixe um assunto dessa importância para a última hora (mais informações acesse: PLANO DE PARTO) Dessa forma, busque informações com seu GO , com outras mães  que tiveram filhos recentemente -  pergunte como foi, suas experiências, os porquês que levaram as mesmas para esse ou aquele tipo der parto -  não leve em conta as mães que fizeram a escolha por simples comodismo (escolha da data e hora do parto), ou por medo, - veja a listagem de hospital/maternidade em que poderá escolher (seja pelo plano de saúde, seja pelo SUS, seja pelo seu médico). Verifiquem na maternidade quais os índices de parto normal e da intervenção cirúrgica cesariana, pergunte e questione quanto aOs procedimentos que são tomados durante o Trabalho de Parto (TP),  independente de ser cesárea ou normal. Veja com seu GO as possibilidades, pergunte sobre a equipe que trabalha com ele, pergunte sobre ele (seu médico) e sua equipe com as pessoas que trabalham na meternidade em que pretende ganhar o bebê...

Não deixe nenhuma dúvida pendente, nenhuma questão em aberto. Tudo isso poderá ajudar no seu planejamento de parto, na sua escolha do tipo. Caso não queria fazer um planejamento, uma lista do que gostaria ou não, deixe claro sua preferência quanto ao tipo de parto para seu médico. Se nesta altura da gestação seu médico tentar induzir você uma escolha sem fundamento clínico, ou desconversar, conselho por experiência própria: TROQUE DE MÉDICO!

 

Estou batendo fortemente nesta tecla, pois eu, por falta de experiência, por não ter tido alguém ali para me dizer como fazer fui deixando a coisa fluir, até mesmo porque meu GO, na época, sempre desconversava sobre o assunto, mesmo deixando sempre claro, desde a primeira consulta, que minha escolha era o parto normal e o resultado de disso foi uma tanto quanto negativo, mas este assunto será  discutido e contado mais para frente.

Vale lembrar que até este momento você deve ter realizado os seguintes exames:
 

"Hemograma completo

O que o exame indica:
O hemograma é a avaliação de todos os compostos presentes no sangue, como a série vermelha (dos glóbulos vermelhos), série branca (dos glóbulos brancos) e plaquetas. Os primeiros são importantes para avaliar se a gestante está com anemia. "As grávidas são mais propensas ao problema, pois há um aumento de 50% do sangue, portanto o ferro se dilui", explica Marco Antônio Borges Lopes, especialista em Medicina Fetal do Fleury Medicina e Saúde. Além disso, a análise das plaquetas indica como está a coagulação e os glóbulos brancos ajudam a identificar como está o sistema imunológico e se há algum infecção dentro do corpo.

Quando é feito:
O exame sempre é pedido na primeira consulta da gestação, podendo ser repetido no segundo ou no terceiro trimestre de acordo com a conduta do obstetra.

Glicemia

O que o exame indica:
O exame de glicemia de jejum indica a quantidade de glicose presente no sangue. Quando as taxas estão acima do normal, o médico pode suspeitar do quadro de diabetes gestacional, que torna a gravidez mais arriscada, podendo causar problemas de saúde no feto. "A queda da glicemia também pode trazer riscos para a gestante e o nenê, mas devido a seu tipo de sintomatologia é mais rapidamente diagnosticado e tratado", comenta Jurandir Passos, médico obstetra e ginecologista do laboratório Exame. Os sintomas de queda de glicemia na gestante incluem tontura, taquicardia, desmaio e sudorese.

Tipos:
Pode ser feita a glicemia de jejum, que contabiliza a quantidade de glicose no sangue quando não há ingestão de alimentos. Depois pode ser feita a curva glicêmica, que mede a quantidade de açúcar no sangue após duas horas de ingestão desse alimento.

Quando é feito:
Normalmente a glicemia é pedida junto com a primeira bateria de exames e a curva glicêmica é pedida no quinto mês.

Sistema ABO e fator Rh

O que o exame indica:
Esse procedimento indica qual o tipo de sangue da mãe. Saber o sistema ABO ajuda em possíveis transfusões sanguíneas. Já o fator Rh é mais importante: "Mães que sejam fator negativo e têm bebês com fator positivo podem obter um quadro chamado eritoblastose fetal. No parto, quando os sangues entram em contato, são formados anticorpos anti-Rh no corpo da mãe, que podem destruir as hemácias do próximo bebê Rh+ que ela tiver", ensina Fabio Rosito, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e diretor de Novos Negócios e Alta Tecnologia em SalomãoZoppi Diagnósticos. Para evitar que isso aconteça, é ministrado um medicamento após o parto que impede que esses anticorpos se formem.

Quando é feito:
O exame é pedido na primeira consulta pré-natal e não há necessidade de ser repetido. 

Sorologia para HIV e VDRL

O que os exames indicam:
O primeiro exame indica quando a mãe é soropositiva para HIV, ou seja, tem chances de desenvolver AIDS. Já o segundo mostra se a mãe está contaminada com a bactéria que causa sífilis. "Se o resultado for positivo é importante que essa paciente seja tratada para evitar a transmissão do vírus para o filho", frisa Augusto Bussab, ginecologista e especialista em medicina reprodutiva. O exame é indicado para todas as gestantes, pois elas podem estar infectadas sem saberem e ambas as doenças podem prejudicar o feto. O HIV prejudica o sistema imunológico, já a sífilis congênita pode causar problemas no sistema nervoso central e coração, entre outros órgãos.

Quando é feito:
Sempre no início do pré-natal, para que, em caso positivo, o tratamento preventivo comece logo. 

Reação para toxoplasmose e para rubéola

O que o exame indica:
Os exames indicam se a paciente já teve algum contato com os causadores dessas duas doenças. "Eles medem os anticorpos contra os agentes. Pela quantidade de IgG e IgM dá para saber se a infecção ocorreu há muito tempo ou durante a gravidez", conta o ginecologista e obstetra Fábio Rosito. A toxopl asmose pode provocar sequelas para o feto e malformações, por atacar e destruir tecidos. Já a  rubéola  pode trazer complicações neurológicas, cegueira e surdez para a futura criança.

Quando é feito:
Ele sempre é feito no início do pré-natal e depois repetido no terceiro trimestre.

Sorologias para hepatite B e C e para citomegalovírus

O que os exames indicam: Verificam se a mãe está com alguma dessas doenças, que podem prejudicar o desenvolvimento do feto também. O citomegalovírus pode causar malformações no bebê, mas é uma doença considerada mais rara, de acordo com Rosito. Já as hepatites B e C podem ser passadas para as crianças, que se tornaram portadoras dos vírus também.

Quando é feito:
Ele é feito no primeiro trimestre e repetido no terceiro trimestre, ou mais vezes de acordo com o histórico da paciente 

Urina

O que o exame indica:
O exame de urina normalmente indica se a paciente está com alguma infecção urinária, mesmo que sem sintomas. "Ela precisa ser tratada, porque pode passar para os rins ou para o corpo inteiro, causando parto prematuro, além de problemas de saúde para a mãe", considera o especialista em medicina fetal Borges Lopes. O primeiro exame feito é o Urina 1, que indica a concentração de células de defesa na urina. Caso ele dê positivo, são feitos outros exames para verificar quais bactérias são essas, assim o obstetra avalia o melhor tratamento.

Quando é feito:
É pedido na primeira consulta pré-natal e normalmente é repetido nos outros trimestres.

Fezes

O que o exame indica:
Ele mostra se a gestante está com alguma verminose. Apesar delas serem pouco comuns em locais com saneamento básico, são pedidas para todas as gestante, já que algumas podem aumentar os quadros de anemia. Algumas precisam ser tratadas, mas de acordo com sua gravidade e com o tipo de medicamento usado, pois alguns podem interferir na gravidez.

Quando é feito:
É feito apenas no início do pré-natal.

Ultrassonografia (Os três primeiros exames)

Muitas mulheres acham que os ultrassons são obrigatórios em todas as consultas pré-natais, mas não necessariamente. Não há nada de errado em realizá-lo em todas as semanas, principalmente se o especialista tiver o aparelho em seu consultório

- Logo no começo do pré-natal é importante um ultrassom que avalie onde está ocorrendo essa gestação, se ela realmente está dentro do útero; qual a idade gestacional do feto, para que possa se calcular o desenvolvimento; e se há mais de um bebê;

- Entre as semanas 11 e 14 é feito um ultrassom morfológico, que avalia como está o desenvolvimento da criança e se a formação está bem, como o desenvolvimento dos membros, coração, sistema nervoso, entre outros;

- Entre as semanas 20 e 24 é preciso avaliar a morfologia do bebê novamente, verificando rins, coração, pulmões, sistema nervoso e outros órgãos, além dos membros, ver se tudo se desenvolveu da forma correta ou se há má formação." 
 (fonte: https://www.minhavida.com.br)

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE TODO PROCEDIMENTO DE PRÉ-NATAL ACESSE: PRÉ NATAL COMPLETO

 

Minha experiência com o GO que na época “escolhi” (não tinha referencias nenhuma de qualquer profissional da área, então fui pela listagem de médicos de meu plano e acabei “caindo” com este), me levava a crer que estava tudo certo. E nenhum momento solicitou outro exame se não o ultrassom e usava aquele aparelhinho nas consultas para ouvir o coração do bebê (o exame de hemograma tinha realizado anteriormente, cerca de 1/2 meses antes de engravidar foi a pedido da outra médica em virtude do meu desejo de engravidar, mas a mesma saiu de meu plano de saúde, por isso, assim que obtive o positivo fui em busca, na correria, confesso, de outro profissional) e, pela inexperiência, me levava a crer que este era o procedimento padrão, então PRESTEM MUITO ATENÇÃO NA POSTURA DE SEU MÉDICO (consulte CRM dele, converse com outras pacientes se possível, pesquise o procedimento padrão de pré natal) e se perceber que não está tendo uma consulta correta de pré-natal exija e se ainda sim sentir desconfiança e insegura, mais uma vez repito: TROQUE DE MÉDICO IMEDIATAMENTE!

Mais informações sobre a escolha de seu médico acesse: Uma importante escolha: Seu Obstetra

 

Então, após a consulta daquele mês recebi a guia para um novo exame e único: ULTRASSOM, no qual agendei para o dia 21/08/2012!

 

...

 

CONTINUA

 

PRÓXIMA ETAPA: 6 MESES DE GESTAÇÃO!