Perguntas Frequentes - Mamãe e Bebê

Com a autonomia da mulher na sociedade, você acredita que o papel de pai acabou perdendo espaço dentro da estrutura familiar? Se sim, o que isso acarreta na sociedade?

Elementos desta última questão estão contidos nas respostas anteriores. Podemos pensar que mudou, mas para provocar a reflexão podemos dizer que o papel de pai foi ampliado. Quanto ao o que acarreta na sociedade, mesmo "se sim" ou "se não", penso que a sociedade humana, que tem na velocidade de transporte da informação uma de suas marcas atuais, está permitindo como sempre permitiu: "mudanças".
O teu termo zoológico me auxilia num devaneio pelas mudanças: ora mais lentas, ora mais rápidas. Se hoje temos características distintivas das demais sociedades com as quais compartilhamos este planeta, então podemos pensar que mudamos/adaptamos, quiçá mais rápidos, mas isso não implica dizer "melhor" ou "pior". 
Quando comparamos os dados estatísticos de saúde, notamos que as mulheres estão fumando mais, bebendo mais e enfartando mais que algumas décadas atrás. Isso quer dizer o quê? A resposta fica difícil. No que você denomina "autonomia" pode estar contido um decalque de ganhos e perdas. No momento em que as mulheres assumem outros papéis, implica autorizar os homens experimentarem e modificarem. Só espero possam refletir e realçar hábitos mais saudáveis sejam eles dos mundos outrora tidos como masculino quanto feminino.

 

(Fonte: https://www.awmueller.com)

Quando um bebê é considerado prematuro?

 

"As crianças que nascem antes de completar 37 semanas são consideradas prematuras", explica Renato Kfouri, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo. "Há os pouco prematuros - 36 semanas de gestação, em média - e os extremos prematuros - aqueles com 22 semanas. Todas as complicações e taxas de sobrevida estão relacionadas a quão prematura é essa criança", explica Kfouri. Vale lembrar que uma gestação normal e completa dura nove meses, ou 40 semanas.

 

 (FONTE:  https://bebe.abril.com.br)

O que faz um bebê nascer prematuramente?

 Existe muitos motivos que fazem um bebê nascer antes do tempo. Renato Kfouri, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica que o parto pode ser antecipado quando a criança tem problemas de má-formação ou de infecções, adquirida da mãe. Doenças na gestante, como hipertensão, diabete ou infecções, também podem levar a um parto prematuro. Entram nessa lista ainda pequenos que estão com dificuldade de nutrição por causa de uma placenta malformada. "Além disso, nas gestações múltiplas, a tendência de não completar os noves meses também é grande", diz Kfouri.

(FONTE:  https://bebe.abril.com.br)

ACESSEM NOSSAS ENQUETES

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM - SOBRE NÓS

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM NOSSAS NOTÍCIAS

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM NOSSO FÓRUM

CLIQUEM NA FOTO

Perguntas Frequentes - Gestantes e Tentantes

Que cuidados a mulher deve ter antes de engravidar?

"Ela deve fazer um exame clínico geral para detectar a presença de alguma patologia associada (problemas cardíacos, renais, hepáticos) que possa prejudicar a gravidez. Além desse, deve fazer um exame ginecológico completo, o exame preventivo de câncer de colo de útero, uma ultrassonografia dos órgãos genitais e, dependendo da idade, uma ultrassonografia e/ou mamografia para estudar as condições das mamas.

São pedidos também exame de urina tipo I, porque a infecção urinária pode provocar aborto e óbito fetal, exame parasitológico de fezes, grupo sanguíneo e RH para verificar a compatibilidade do sangue e hemograma completo porque, se for detectada anemia ou qualquer outra enfermidade associada ao sangue, é preciso tratar antes que a mulher engravide.

Outro exame importante é o de glicose, visto que o diabetes pode complicar muito a gravidez, especialmente no último trimestre.

Ainda fazem parte dessa avaliação inicial as reações sorológicas para sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubeola, citomegalovírus,pesquisa de hepatites e, se necessário, o exame de Mantoux ou PPD para tuberculose." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)

Quanto tempo antes de engravidar a mulher deve fazer essa avaliação (EXAMES)?

"No mínimo, quatro meses antes, porque, se não estiver imune para a rubeola ou hepatite B, por exemplo, haverá tempo hábil para proceder a imunização." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)

A maioria das mulheres engravida sem esses cuidados prévios. Qual é a conduta nesses casos?

"São pedidos os mesmos exames, porque algumas doenças podem ser tratadas. Por exemplo: até o quinto mês, há tempo para tratar, e até para curar, toxoplasmose, citomegalovírus e sífilis, a fim de diminuir, amenizar ou evitar problemas para o feto. No primeiro trimestre da gravidez, rubeola pode causar grandes transtornos, porque o vírus é ávido por tecido embrionário. Do quarto mês em diante, o risco diminui." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)