Perguntas Frequentes - Mamãe e Bebê

Com quantos meses meu bebê pode assistir televisão?

Não há uma regra em relação à tevê. Mas é absolutamente desnecessário expor um bebê aos restritos estímulos de um televisor. Existem outras formais mais interativas de entreter um bebê. A dica é deixá-lo no chão ou mesmo no berço com brinquedos próprios para a sua idade sempre que puder. A música também é uma excelente opção. Mais que o estímulo audiovisual, a criança tem de se mexer, experimentar texturas, sentir cheiros, ter uma visão tridimensional do mundo etc. Nós da Clínica Infantil Reibscheid, orientamos que o ideal é apresentar a televisão para os bebês somente após os 6 meses, e não mais dos que UMA hora por dia.

 

 

(fonte:Site Bebe.com)

Quando posso colocar meu bebê no andador?

O andador é desaconselhável. Em primeiro lugar, por causa do risco de acidentes. Não são raros os casos em que o andador capota e o bebê bate a cabeça violentamente contra o chão. Além disso, o equipamento não estimula adequadamente a musculatura responsável pela marcha. Ao contrário, cria vícios que podem ser prejudiciais ao seu desenvolvimento. Prefira forrar o chão com um material que amorteça impactos e seja limpo com frequência, deixando o bebê livre para se movimentar à vontade. Tapetes emborrachados e edredons são boas pedidas.

(fonte:Site Bebe.com)

Como o pai pode iniciar um vínculo maior no momento do nascimento e nos primeiros meses de vida do filho?

Quando o pai está devidamente preparado ele se torna uma figura importante durante o parto, pois transmite segurança à sua companheira. E, durante o período de recuperação do parto ele pode desempenhar todos os cuidados com o bebê, bem como, amparar e auxiliar sua companheira. 
O vínculo se inicia com a segurança/tranquilidade no desempenho das tarefas cotidianas do bebê e continua durante toda a vida. Recordo-me uma terapia de casal; o orgulho do pai ao descrever que trocou a primeira fralda de seu filho enquanto a mãe estava sedada, na recuperação do parto. Eles poderiam ter algumas divergências, mas o cuidado com os filhos não era ponto de conflito e sim de confiança. Portanto, o vínculo não se constrói no vazio, ele se consolida nas atividades cotidianas.
Certamente que, para os homens, adentrarem nesse reduto tipicamente feminino não é fácil, pois há uma "automática" exclusão deles nos cuidados com os bebês recém-nascidos. A tendência "natural" é dos envolvidos repetirem antigos e arraigados papéis, portanto a mudança demanda muito empenho por parte dos homens/pais. O caminho desta transição lembra ao trilhado pelas mulheres algumas décadas atrás, ao ensejarem ingressar no mercado de trabalho em profissões tipicamente masculinas: elas tinham de estar mais preparadas e confiantes, que os homens em tarefas similares.

 

(Fonte:https://www.awmueller.com)

ACESSEM NOSSAS ENQUETES

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM - SOBRE NÓS

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM NOSSAS NOTÍCIAS

CLIQUEM NA FOTO

ACESSEM NOSSO FÓRUM

CLIQUEM NA FOTO

Perguntas Frequentes - Gestantes e Tentantes

Que cuidados a mulher deve ter antes de engravidar?

"Ela deve fazer um exame clínico geral para detectar a presença de alguma patologia associada (problemas cardíacos, renais, hepáticos) que possa prejudicar a gravidez. Além desse, deve fazer um exame ginecológico completo, o exame preventivo de câncer de colo de útero, uma ultrassonografia dos órgãos genitais e, dependendo da idade, uma ultrassonografia e/ou mamografia para estudar as condições das mamas.

São pedidos também exame de urina tipo I, porque a infecção urinária pode provocar aborto e óbito fetal, exame parasitológico de fezes, grupo sanguíneo e RH para verificar a compatibilidade do sangue e hemograma completo porque, se for detectada anemia ou qualquer outra enfermidade associada ao sangue, é preciso tratar antes que a mulher engravide.

Outro exame importante é o de glicose, visto que o diabetes pode complicar muito a gravidez, especialmente no último trimestre.

Ainda fazem parte dessa avaliação inicial as reações sorológicas para sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubeola, citomegalovírus,pesquisa de hepatites e, se necessário, o exame de Mantoux ou PPD para tuberculose." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)

Quanto tempo antes de engravidar a mulher deve fazer essa avaliação (EXAMES)?

"No mínimo, quatro meses antes, porque, se não estiver imune para a rubeola ou hepatite B, por exemplo, haverá tempo hábil para proceder a imunização." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)

A maioria das mulheres engravida sem esses cuidados prévios. Qual é a conduta nesses casos?

"São pedidos os mesmos exames, porque algumas doenças podem ser tratadas. Por exemplo: até o quinto mês, há tempo para tratar, e até para curar, toxoplasmose, citomegalovírus e sífilis, a fim de diminuir, amenizar ou evitar problemas para o feto. No primeiro trimestre da gravidez, rubeola pode causar grandes transtornos, porque o vírus é ávido por tecido embrionário. Do quarto mês em diante, o risco diminui." (Dr. Jorge Naufal)

(FONTE: https://drauziovarella.com.br)