Segurar o recém-nascido

Embora a responsabilidade de cuidar do bebe durante os primeiros dias costume gerar uma grande inquietação nos pais, tomar conta de um recém-nascido não é assim tão difícil, caso se evitem as imprudências e se aja com bom senso.

por Medipédia

Generalidades

 

Entre as maiores preocupações dos pais, sobretudo em caso de primeiro filho, destaca-se o saber segurar o recém-nascido, aparentemente tão frágil e incapaz de se proteger a ele próprio que depende totalmente dos adultos que cuidam dele. No entanto, o bebe não é tão frágil como parece, pois apenas se assusta com grande facilidade perante qualquer movimento brusco devido ao facto de desconhecer o mundo que o rodeia, o que justifica o facto de uma das mais básicas regras em segurá-lo consiste em agir sempre com delicadeza e falar-lhe com ternura para atrair a sua atenção e para que não se assuste, pois se sente protegido ao ouvir vozes que depressa aprende a reconhecer, mesmo que ainda não entenda o que lhe é dito.

Para, além disso, deve-se ter uma especial atenção com o segurar da cabeça, tendo em conta que o bebe apenas começa a controlar a musculatura do seu pescoço próximo dos 2 meses sempre um adequado apoio ao levantá-lo, ao tê-lo nos braços e ao deitá-lo. Para tal, deve-se recorrer a determinadas manobras específicas, embora apenas sejam descritas algumas das mais comuns, já que cada mãe e cada pai vão aperfeiçoando a sua própria técnica com o decorrer do tempo.

Como levantar o bebe

 

Caso o bebe esteja deitado de barriga para cima, existem duas manobras diferentes perfeitamente válidas. Uma delas, a mais simples, consiste em passar uma mão por baixo da cintura, de modo a que o antebraço desse lado do adulto proporcione um bom apoio às costas e à cabeça, ao mesmo tempo em que se coloca a outra mão por baixo das suas nádegas - assegurada esta posição, basta levantá-lo devagar para tê-lo embalado nos braços com a cabeça em cima do colo do cotovelo.

A outra, aparentemente mais complexa, mas talvez mais útil ao longo dos primeiros dias devido ao fato de proporcionar um melhor apoio da cabeça, consiste em deslizar uma mão por baixo das nádegas e a outra, no lado contrário, por baixo do pescoço, de modo a segurar-lhe a cabeça; depois de segurar com firmeza, deve-se levantá-lo lentamente com suavidade e tentar proporcionar-lhe um bom apoio à cabeça até a colocar no colo do cotovelo do braço que sustenta as nádegas.

Caso o bebe esteja deitado de barriga para baixo, deve-se agarrá-lo com uma mão à altura das nádegas e passar a outra por baixo do peito, de modo a que a face fique apoiada no antebraço do adulto, depois pega nele lentamente ao mesmo tempo que o viramos, deslizando o braço para acomodar a cabeça no colo do cotovelo. Antes de se proceder à manobra, deve-se falar com o bebe para prevenir, de forma a que ele não se assuste, e agir, como é óbvio, com firmeza e suavidade.

Ter o bebe ao colo

 

 Quando se tem o bebe nos braços, é mais importante proporcionar um bom apoio a todo o corpo e mantê-lo agarrado, de forma a que a sua cabeça não fique pendurada e os membros não consigam efetuar movimentos imprevistos, do que a posição em que se segura o bebe.

Uma boa forma de segurar o bebe comodamente nos braços, de modo a olhá-lo de frente, consiste em manter um dos lados do bebe em contacto com o próprio corpo, em que um dos braços proporciona apoio à cabeça do bebe no colo do cotovelo enquanto que a mão desse lado segura o ombro mais distante, e a outra mão segurar pela cintura, de modo a que o antebraço proporcione apoio às nádegas e às coxas.

O bebe pode igualmente ser mantido de pé, com a cabeça contra um ombro, segura por uma mão, enquanto que a outra pega-o pelas nádegas. Deve-se ter sempre a cabeça bem apoiada, podendo até levantá-lo um pouco mais, para que os seus olhos fiquem por cima do ombro, de modo a ampliar o seu campo de visão e a poder começar a distinguir o que existe à sua volta. Pode-se igualmente segurá-lo de barriga para baixo, algo que é muito do seu agrado, pois permite-lhe ver o que o rodeia, deslizando-se uma mão por baixo do peito para segurar o seu corpo e para que o antebraço proporcione apoio à bochecha e ao queixo, ajudando com o outro braço para evitar que se mexa bruscamente.

Deitar o bebe

 

Ao se deitar o bebe, deve-se igualmente ter muita atenção com o apoio da cabeça. Pode-se recorrer a uma manobra inversa à utilizada para levantar o bebe quando este está deitado de barriga para cima, ou seja, deve-se segurar o bebe com uma mão por baixo da cabeça e do pescoço e com a outra segurá-lo pelas nádegas, inclinando-o suavemente até deitá-lo na superfície. Há quem aconselhe que se deve apoiar primeiro a cabeça, depois as costas e, por fim, as nádegas, retirando-se as mãos, mas também há quem sugira o contrário, ou seja, apoiar primeiro as nádegas e retirar essa mão para ajudar a outra no momento de apoiar a cabeça. Em qualquer caso, o mais importante é evitar que o bebe "caia" a qualquer movimento brusco, tendo em conta que nunca se deve retirar as mãos até se assegurar de que o bebe está bem apoiado na superfície