Plano de Parto - Última Parte

Exemplo de plano de parto -  padrão americano.

 

Por Ana Cris Duarte - https://www.amigasdoparto.com.br


 

Esse é o exemplo de um plano de parto hospitalar americano, elaborado por uma moça que estava esperando seu segundo bebê. Está portanto adaptado à realidade dos EUA. 


Estamos cientes de que o parto pode tomar diferentes rumos. Abaixo listamos nossas preferências em relação ao nascimento de nosso bebê, caso tudo transcorra tranqüilamente. Sempre que os planos não puderem ser seguidos, gostaríamos de ser previamente avisados e consultados a respeito das alternativas.
Trabalho de parto: 
Presença de meu marido e doula. 
Sem perfusão contínua de soro. 
Liberdade para beber água e sucos enquanto seja tolerado. 
Liberdade para caminhar e mudar de posição. 
Liberdade para o uso ilimitado da banheira e/ou chuveiro. 
Monitoramento fetal: apenas se for essencial, e não contínuo. 
Analgesia: peço que não seja oferecido anestésicos ou analgésicos. Eu pedirei quando achar necessário.

Parto (hora do nascimento): 
Prefiro cócoras ou cócoras sustentada. 
Aceito outras sugestões caso as posições acima não funcionem. 
Prefiro fazer força quando me der vontade, em vez de ser guiada pelo processo. Gostaria de um ambiente especialmente calmo nessa hora. 
Episiotomia: prefiro não ter, e gostaria que o períneo fosse aparado na fase da expulsão, além da apliação de compressas quentes e massagem com óleo fornecido pela doula. 
Gostaria de ter o bebê imediatamente colocado em meu colo e se houver necessidade de succionar as vias respiratórias, prefiro que seja feito enquanto ele está comigo. 
O pai cortará o cordão umbilical, depois que esse parar de pulsar.

Após o parto: 
Aguardar expulsão espontânea da placenta com auxílio da amamentação. 
O bebe deve ficar comigo o tempo todo, mesmo para avaliação e exames. 
Liberação para o apartamento o quanto antes. 
Alta o quanto antes.

Cuidados com o bebê: 
Amamentação sob livre demanda, não oferecer água glicosada ou bicos. 
Alojamento conjunto o tempo todo. 
Pediatra faz avaliação no nosso quarto.

Caso a cesárea seja necessária. 
Gostaria da presença de meu marido e a doula. 
Anestesia: peridural, sem sedação. 
Gostaria de ver a hora do nascimento, com o rebaixamento do protetor ou por um espelho. 
Após o nascimento, gostaria que colocassem o bebê sobre meu peito e que minhas mãos estejam livres para segurá-lo. 
Amamentação o quanto antes.