Percentis de Crescimento do seu filho

Percentil ou gráficos de crescimento são as tabelas de medições para comparar e avaliar o crescimento da criança ou a criança com referência a uma escala padrão. Os parâmetros que são medidos em percentuais são: peso, altura e circunferência da cabeça.

Por https://pt.wikinoticia.com e https://www.agravidez.com

Os resultados dos percentis de crescimento são comparadas com as medidas normais ou padrão para meninos ou meninas da mesma idade!

Não existe um peso ideal e o desenvolvimento mês a mês é variável. O peso é influenciado por fatores genéticos. Se ambos os pais forem de estatura baixa e com tendência a ser magros, é normal que o bebê mantenha o percentil de peso abaixo da média, sem que isso afete o seu desenvolvimento. O bebê também pode mudar de percentil de um mês para o outro, porque pode crescer muito num mês e no mês seguinte crescer pouco.

Esta ferramenta serve para ajudar ao pediatra obter um diagnósitoco médico da situação do desenvolvimento do bebê:


 Por exemplo para os primeiros 18 meses de idade, crescimento anormal do perímetro cefálico podem alertar o médico de um problema como "Hidrocefalia" ou algum outro distúrbio. Crescimento que é muito lento no tamanho da cabeça pode indicar malformações do cérebro. Um ligeiro aumento de peso, altura ou ambas as variáveis podem indicar um atraso de desenvolvimento ou de uma doença crônica, de negligência no tratamento da criança e assim por diante.

 

Segue links com algumas calculadoras:

www.elbebe.com/servicios/percentiles

www.guiadelnino.com/percentiles-de-talla-y-peso

Segue abaixo um exemplo de tabela, mas lembre-se que na carterinha (ou livreto) que recebeu ao seu bebê nascer consta as tebelas de peso, altura e circunferência da cabeça:

OBS: Para ler esta tabela localize os meses do bebê na linha de baixo. O peso está na linha da esquerda. O peso dos bebês está em libras (lbs). A libra é uma medida utilizada frequentemente para medir bebês e crianças. Uma libra equivale a 0,45 kilogramas, ou seja, quase meio quilo.

1 lbs= 0,45 Kg