Outras formas de detectar a ovulação

A ovulação acontece quando um dos seus dois ovários libera um óvulo. É o óvulo que o espermatozoide tem de encontrar para que a fecundação ocorra e um bebê comece a se desenvolver. Seu período mais fértil vai de dois a três dias antes da ovulação até o próprio dia em que a ovulação acontece. É ainda possível engravidar até 24 horas após a ovulação, já que o espermatozoide pode atingir o óvulo nas trompas, no trajeto final antes de entrar no útero. 

Por https://brasil.babycenter.com

Método de detectar ovulação: teste de farmácia para medir hormônios

Um método ainda mais certo para prever a data da ovulação é o teste dos níveis hormonais. O mais prático deles é o que pode ser feito com um kit vendido em farmácias, semelhante aos testes de gravidez, que reagem à urina. 

O kit de ovulação detecta o aumento nos níveis de hormônio luteinizante (LH), o que significa que um de seus ovários está prestes a liberar um óvulo. A vantagem é que esse teste caseiro aponta um resultado positivo um dia antes da ovulação, dando a você tempo para planejar sua atividade sexual. 

A grande desvantagem, no entanto, é o alto custo, caso você tenha que utilizá-lo por muitos ciclos. Você pode precisar gastar vários testes por mês até conseguir o positivo para ovulação. 

Método  de detectar ovulação: ultrassonografias seriadas

Outra metodologia que está se tornando mais difundida quando há dificuldade de gravidez, mas com acompanhamento médico, é o chamado ultrassom seriado. Através de uma sequência de ultrassonografias transvaginais, que começa ainda no período menstrual e é repetida em um intervalo de poucos dias, o médico observa as alterações nos ovários e no endométrio (revestimento do útero) durante o ciclo. 

Dessa maneira, o especialista pode estimar com mais precisão quando a ovulação está prestes a acontecer. Um dos ovários pode aparecer ligeiramente mais volumoso e o endométrio fica mais espesso. 

Assim o médico pode orientar você a manter relações sexuais no momento mais propício, além de observar seu ciclo para ver se há algum problema. 

Já sei quando ovulei. E agora?

Se você sabe com certeza o dia da ovulação, naquele ciclo só resta esperar para ver se a gravidez aconteceu ou não. Se você estiver medindo a temperatura, continue, porque temperatura alta 18 dias após a ovulação é bom sinal de gravidez. Se a menstruação atrasar, pode fazer o teste de gravidez. 

Mas, se a menstruação apareceu e suas esperanças foram por água abaixo, comece a observar seu corpo de novo, para detectar a próxima ovulação. Fazendo isso por alguns meses, você tem como identificar um padrão que a ajudará a prever quando ocorrerá a ovulação no seu próximo ciclo. 

Se você descobrir que ovula regularmente em um mesmo dia do ciclo (por exemplo, o 15o dia -- contando a partir do dia 1, que é o primeiro dia da menstruação), é ótima notícia. Além de ser um padrão mais fácil de ser identificado, você poderá ter praticamente certeza de que vai ovular no 15o dia do próximo ciclo também. 

Se você já estiver fazendo seus registros há alguns meses e perceber que sua ovulação ocorre em dias diferentes do ciclo menstrual (um mês no 14o, depois no 17o, depois no 12o), o jeito é tentar identificar se suas anotações mostram algum sinal previsível do seu corpo. 

Por exemplo, você pode descobrir que normalmente ovula no segundo ou terceiro dia do muco cervical com consistência de clara de ovo, ou que sua temperatura cai ligeiramente antes de subir por um período prolongado. Essa combinação de sinais pode ajudá-la a prever quando estiver prestes a ovular. 

Ou talvez você perceba que demora muito para ovular, ou que nem ovula em alguns ciclos. São informações valiosas para um especialista tentar identificar causas da dificuldade de gravidez. 

Lembrando que a data da ovulação pode variar quando existem fatores de estresse para o organismo, como uma viagem para outro país, uma mudança significativa na dieta ou no nível de atividade física. 

Quando devo ter relações, sabendo o dia provável da ovulação?

O período mais fértil do ciclo dura cerca de cinco dias: de três dias antes da ovulação até um dia depois da ovulação. Você pode começar a ter relações até um pouco antes, se quiser -- algumas mulheres engravidam de relações sexuais que ocorreram seis dias antes da ovulação. 

O período fértil dura todos esses dias porque os espermatozoides sobrevivem de cinco a seis dias em seu corpo, enquanto seu óvulo dura um dia. A maioria dos especialistas recomenda ter relações sexuais pelo menos dia sim, dia não durante o período fértil para ter mais chances de conceber. 
 

É fundamental saber quando se está ovulando, para engravidar?

Não, não é fundamental saber o exato dia da ovulação para engravidar. Milhões de mulheres engravidam sem nem prestar atenção a nada disso. Termômetros, gráficos, testes e exames sempre estarão disponíveis caso você sinta a necessidade de usá-los. 

"A mudança hormonal desencadeada pela ovulação aumenta a libido da mulher, por isso é maior a chance de ela querer ter relação durante o período fértil. A natureza 'conspira' para que se engravide", afirma a obstetra Eleonora Stocchero Fonseca, do Conselho Médico do BabyCenter 

Por https://brasil.babycenter.com