MINHA GRAVIDEZ – O PARTO I

Então o Grande Dia chegou...

Por Suhely Bueno

 

Estava eu, já deitada em minha cama, dormindo como um anjo, quando sinto algo quente: será que eu fiz xixi???? Então ainda sonada apenas penso “deixa eu segurar esse xixi para poder ir ao banheiro”, mas não conseguia... Foi então que me dei conta que a bolsa havia rompido... Fui que nem uma pata choca para o banheiro, com aquele líquido escorrendo nas pernas, me limpei e coloquei um super absorvente. Voltei para o quarto e fui avisar o maridão.
Cheguei nele na maior calma possível e disse: "Lindo, vamos ter que ir para a maternidade, a bolsa estourou".

Ele, de forma até calma, se levantou e foi pegando as coisas e enquanto isso fui me trocando. Sem neura, sem nervoso algum entramos no carro em direção à maternidade e no caminho liguei para minha mãe!
Até aquele momento não estava sentindo absolutamente nada, sem dor, sem pressão, nada mesmo.

Chegamos à maternidade a 00:30 entre o dia 16/12 para o dia 17/12. A médica plantonista perguntou de quantas semanas estaria e fez o exame de toque e verificou que estava de 2cm de dilatação. Então perguntou quem era meu médico e seu eu havia combinado algo sobre o parto. Respondi que meu “médico” era o Drº Alexandre Cintra Gabarra e que meu plano era parto normal. Logo ela retrucou: Bem, eu acho que ele, então, não virá a maternidade, mas vou comunica-lo. (Como assim??? – pensei). Então fiquei esperando na sala de pronto atendimento, com um lençol no meio das pernas que a enfermeira havia me dado para que o líquido amniótico não ficasse caindo no chão ou escorre a todo instante em minhas pernas -  aliás desagradável, viu? -  Depois de uns 10 minutos a médica plantonista volta dizendo que o Drº não iria não hospital alegando que ele não faz parto normal. E assim, como havia desconfiado, pela postura do ‘’médico” nas duas últimas consultas, fiquei nas mãos da plantonista -  mas não final até pensei: “melhor alguém, mesmo que desconhecido, que queira, de fato, realizar meu parto normal” – doce ilusão!!!!

Então dado entrada com a papelada para internação fui transferida para o quarto pré-parto.
Lá, uma enfermeira disse apenas que se precisasse da algo para chama-la. Sabendo que caminhar ajudava na dilatação comecei a caminhar pelo quarto e isso já estava sentido as dores de contrações, nada insuportável. Meu marido estava o tempo todo comigo. Então hora caminhava, hora deitava de lado. Então a enfermeira entrou no quarto para verificar os batimentos cardíacos fetais e estava tudo dentro da normalidade e minha pressão arterial -  no qual foi realizado apenas uma única vez!!! - e eu apenas com o aquele lençol, o mesmo, no meio das pernas, sem soro, sem medicamento algum e nada da médica passar lá para verificar minha dilatação, ou qualquer outra coisa que precisasse.

Passado mais algumas horas, acredito que nesta altura era umas 3:30 da manhã pedi para que marido questionasse sobre a médica, pela segunda vez , sendo que na primeira foi dito que ela estava em atendimento e que logo passaria lá e nesta segunda informaram, apenas que ela estava fazendo um parto e que logo iria passar lá.

Então eu, já com as dores e as contrações há algumas horinhas e nesta momento bem ativas nada da médica, nada da enfermeira fazer qualquer procedimento além dos que já citei... Eu dentro da minha falta de informação achava que tudo estava dentro do padrão!!!


“No parto vaginal, a parte mais longa é a que os médicos chamam de pré-parto. Durante esse período, dependendo das contrações e de seu estado, você poderá ficar no quarto ou na sala de pré-parto... A enfermeira-obstetra continua controlando sua pressão, temperatura e batimentos cardíacos, além de registrar o intervalo entre as contrações e a duração.” (TRABALHO DE PARTO)

Sempre informava a enfermeira que estava já num intervalo de contrações cada vez menos espaçadas e já estava com dores e  questionava se a medica não iria lá para verificar minha dilatação!


“...É nessa etapa também que a enfermeira coloca o soro, puncionando uma das veias de seu braço. Se as contrações se mostrarem fracas ou irregulares, o médico poderá ministrar o hormônio ocitocina, um procedimento chamado de indução do parto. Para aliviar as dores das contrações, as gestantes que fazem parto normal podem solicitar a analgesia” – para maios informações acesse – TRABALHO DE PARTO


Já lá pelas 5 e pouco da manhã, pedi novamente para perguntar sobre a médica e mais uma vez a resposta: “ Ela já esta vindo, ela virá em alguns minutos” -  Eu, tola fiquei lá esperando, mau sabia que a dita médica estava apenas esperando dar o horário dela para mudança de plantão: “Será porque ela não é do tipo de fazer parto normal? Será para me força a uma cesariana?” Até aquele momento deixei a coisa fluir, sem saber ao certo como proceder!

Então as 6:00 da manhã, a plantonista foi até meu quarto, fez o exame de toque e disse de forma natural e objetiva: “VOCÊ ESTÁ APENAS COM 5CM DE DILATAÇÃO, NÃO EVOLUIU MUITO, AINDA MAIS QUE SUA BOLSA JÁ ROMPIDA!” Eu, logicamente, comecei, então a ficar preocupada e pensando: “Poxa, será que não vou conseguir???” A médica continuando a conversa disse: “Estamos trocando o plantão e a próxima médica ira avaliar seu caso!”- “ Espera aí... então ela está jogando a responsabilidade para a próxima... hey, será que ela não sabe que está lidando com vidas, com duas vidas aqui??? “

Neste momento, confesso que comecei a ficar apreensiva e nervosa, mas fique na expectativa da próxima plantonista ser diferente!
Então, em poucos minutos estava a nova plantonista. Chegou e me examinou e disse: “Ah você está com 5cm – “Sério?? Há poucos minutos a outra disse isso, me conte algo novo, pow!”
Aí ela logo disse: Então sua bolsa estourou já há 6 horas e não estamos vendo evolução, acho melhor fazermos cesariana! Juro que naquele instante, meu  mundo desmoronou – aliás sempre quando relato isso me encho de raiva, de tristeza – Virei para a médica, mas eu quero fazer parto normal, não pode ser feito indução??. Calmamente a média retruca: Não, só começamos a induzir quando está com 7cm de dilatação -  “GENTE, ISSO É BALELA, os médicos podem dar medicamentos de indução antes disso, ainda mais no caso da bolsa estar rompida” – e a medica continuou: “Se você fosse minha paciente e chegasse aqui com a bolsa rompida nem esperaria, já teria feito cesárea. Outra com a bolsa rompida seu bebê já está exposto a infecções -  PUTZ, aquela última frase foi como uma bomba atômica e pensei: e agora???? Então ela percebendo meu estado de interrogação total e surpresa disse: “Você precisa decidir: ou esperamos mais 6 horas, com risco do seu bebê pegar uma infecção, ou fazemos agora... Vou deixar vou pensar e logo volto!!!”


 

Pergunto a vocês mamães: Ela me deu opção, ou um ultimato????



Depois que ela se rompe (a bolsa), o parto ocorre, no máximo, nas 48 horas seguintesAlguns obstetras, no entanto, optam por induzir o nascimento com medicamentos em seguida, a fim de evitar infecções.”


“A membrana amniótica ou bolsa das águas poderá romper-se antes ou durante o trabalho de parto. O reconhecimento da rotura da bolsa é feito através da saída, pela vagina, de um líquido semelhante à água de coco, de uma vez ou aos poucos, em quantidade variável, geralmente grande, escorrendo pelas pernas e molhando toda as suas roupas íntimas. Nessa situação você deve procurar assistência médica imediata em nível hospitalar.
Você deverá ficar internada para observação e, se até esse momento as contrações uterinas não começaram, possivelmente será feita a indução do parto com soro endovenoso, a não ser que seu bebê seja ainda muito prematuro e se resolva aguardar seu desenvolvimento e maior maturidade, apesar do risco de infecção para você e o bebê por estar a bolsa rompida. Nesse caso será necessário permanecer internada para controle e realização de exames. Grande parte das mulheres entra em trabalho de parto espontaneamente, até 24 horas após o rompimento da bolsa, se a gravidez é de termo (9 meses)...
....A velocidade da dilatação é, em média, de um centímetro por hora no seu primeiro parto, sendo mais acelerada nos próximos partos, em torno de um e meio centímetro ou mais a cada hora. A dilatação é dita total ou completa quando atinge dez centímetros, podendo naturalmente demorar aproximadamente de dez a quatorze horas..”( https://www.partosaudavel.com.br)


Então, mamãe se isso acontecer com você, já sabe o que exigir e como os médicos podem e devem proceder!

 

CONTINUA...