Erva-mate na gestação pode fazer mal ao bebê, diz pesquisa do RS

Bebida tradicional gaúcha contém alto índice de anti-inflamatórios.
Estudo aponta que substância pode causar sobrecarga no coração do feto.

 
Por G1 RS
 

Pesquisadores alertam para riscos no consumo do chimarrão, como mostra reportagem do Teledomingo, da RBS TV(confira no vídeo). O Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul aponta que a ingestão da erva-mate presente na bebida mais tradicional dos gaúchos por gestantes pode ser prejudicial à saúde dos bebês, que sofrem uma sobrecarga no coração denominada hipertensão pulmonar.

Segundo o cardiologista Paulo Zielinsky, a bebida pode provocar estreitamento na artéria. "Pode causar uma hipertensão pulmonar logo que o nenê nasce, o que pode ser potencialmente grave e em algumas vezes até fatal", disse o médico.
 
Testes feitos com 50 grávidas cujos filhos apresentavam a hipertensão pulmonar apontou que todas faziam o alto consumo de alimentos ricos em anti-inflamatórios naturais, como cafés, chocolate amargo, azeite de oliva e chimarrão, que podem prejudicar o feto a partir do terceiro mês de gestação. Em situações normais, essas substâncias fazem bem para a saúde, protegendo as células e prevenindo o envelhecimento.

Segundo o cardiologista, o que ocorre é a inibição de substâncias que evitam a sobrecarga no coração do bebê. A pesquisa apontou que após as mães suspenderem esses alimentos, o fluxo na artéria ficou normalizado nos fetos.

O chimarrão é rico em estimulantes naturais, que interferem no corpo humano. Uma pesquisa realizada na Faculdade de Farmácia da Feevale mostra que amostras de diferentes marcas de erva-mate continham alto índice desses estimulantes – todas dentro dos padrões permitidos – e em grande diferença, que é determinada de acordo com o solo, quantidade de sol e umidade do local de cultivo.

Pessoas ansiosas devem controlar o a ingestão desses elementos, que intensificam o estado de nervosismo, o que afirma a farmacêutica Simone Verza. "Se a pessoa é efetivamente uma pessoa ansiosa, hipertensa ou tem problemas gástricos, deve evitar o chimarrão", diz. Porém, a bebida possui diversas propriedades positivas, sendo uma redutora do colesterol ruim e auxiliando no processo de emagrecimento.