Dormir tarde pode afetar sua fertilidade, dizem cientistas

Prefere dormir com a luz acesa? Pois sabia que mulheres que desejam engravidar ou estão esperando um bebê devem evitar a claridade durante a noite, segundo um novo relatório publicado na revista Fertility and Sterility. 

Por Danilo Barba | Sexo Oposto

 

A escuridão é importante para a saúde reprodutiva da mulher e para proteger o feto em desenvolvimento, afirma Russel J. Reiter, pesquisador do estudo e professor de biologia celular no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, nos EUA.

"Toda vez que você liga a luz à noite, isso reduz a produção de melatonina", explica o pesquisador. A melatonina, um hormônio secretado pela glândula pineal no cérebro em resposta à escuridão, é importante quando as mulheres estão tentando engravidar. A substância tem propriedades antioxidantes fortes que protegem o óvulo de danos causados por radicais livres, especialmente quando as mulheres estão ovulando. “Se você estiver tentando engravidar, deve ficar pelo menos oito horas no escuro durante a noite”, aconselha Russel. "O ciclo claro-escuro deve ser regular de um dia para o outro, caso contrário, o relógio biológico da mulher fica confuso”.

Poluição luminosa
O estudo indica que não somente no caso de tentar engravidar, mas durante a gravidez, oito horas de escuridão todas as noites também é o ideal. Além disso, não deve haver nenhuma interrupção da escuridão da noite com luz, especialmente durante o último trimestre da gravidez.

Deixar a luz acesa durante a noite suprime a produção de melatonina da mãe, o que impede o cérebro do feto de receber a quantidade adequada de melatonina para regular a função de seu 

 

Problemas comportamentais no bebê
Estudos sugerem que a luz durante o sono das grávidas pode estar ligada a problemas comportamentais nos recém-nascidos. Pesquisadores acreditam que isso está relacionado ao aumento no déficit de atenção e hiperatividade, ou mesmo o autismo em crianças pequenas.

"Evoluímos durante 40 milhões de anos com um ciclo regular claro-escuro que controla nossos ritmos circadianos", acrescenta o pesquisador. "Estamos corrompendo isso com o desenvolvimento de luz artificial, o que perturba o relógio biológico durante a noite e suprime os níveis de melatonina".

 

O que as mulheres podem fazer
Então, o que exatamente as mulheres que querem ter um bebê ou já estão grávidas devem fazer para evitar interrupções do ciclo claro-escuro? A escuridão é necessária para um relógio biológico regular e para a produção de uma boa dose de melatonina. No entanto, "ficar na escuridão não tem a ver com o sono". Claro que o sono é bom, mas é a escuridão que é necessária para que o cérebro produza melatonina.

Russel recomenda que as mulheres se certifiquem de que o quarto é escuro, sem luz exterior entrando pelas janelas, ou vindo de uma televisão, tablet, celular ou computador. Aquelas que preferem dormir com luz devem escolher uma luz vermelha ou amarela, em vez de branca ou azul — estas podem perturbar o ritmo circadiano. Se você já tem problemas pra dormir, é melhor evitar acender a luz.