Criança tem que se sujar

Criança tem que se sujar.

 Por Patrícia Maldonado -  https://br.mulher.yahoo.com

Oi, queridos e queridas! Você é do tipo que toma cuidado com as brincadeiras para que seu filho não se suje? Foge de argila, guache e massinha? Ou é do tipo que comemora pés pretos de tanto correr descalço, unhas encardidas de tanto cavar a terra, rosto pintado de amarelo? Se você faz parte do segundo grupo, estamos juntos! Sou dessas e, muitas vezes, vou além. Fico como elas, imunda de tanto rolar na grama com a criançada! E adoro! Bom, mas se você não gosta de bagunça e não quer que as crianças se sujem... cuidado! Pesquisas garantem que mães e pais muito organizados, muito cuidadosos com relação a sujeira (principalmente os que tem mania de limpeza) podem transformar os pequenos em adultos tímidos.

Eu explico. Especialistas dizem que, por medo de se sujar e de levar bronca em casa, muitas crianças se recusam a participar de algumas brincadeiras em grupo, permanecendo apenas como observadores dos colegas. O medo de voltar pra casa e serem repreendidos faz com que os pequenos fiquem inseguros, tenham medo de se expor. Muitas vezes eles acreditam que só vão agradar se estiverem limpos!

Resolvi falar disso porque fiquei chocada dia desses numa dessas fazendinhas que existem em todas as cidades e que tem como objetivo aproximar animais e crianças. A minha filha maior estava dentro do cercadinho, dando comida para os porcos, depois de alimentar outros tantos bichos, pisar em cocô, passar a mão nos animais, rolar na terra... quando comecei a conversar com a proprietária do local. Perguntei se era sempre assim, se as crianças sempre saíam de lá imundas, precisando ficar de molho, e a dona me respondeu que na maioria das vezes sim, mas que tinha visto casos estranhos nos últimos tempos. Ela contou que algumas crianças saíam chorando do lugar ao perceber que o tênis estava sujo, com medo do que a mãe diria ao vê-las! Já pensou?

 

Enfim, acho importante tocar no assunto porque psicólogos dizem que as crianças precisam ter sim liberdade para brincar e se sujar. As brincadeiras que sujam são saudáveis e levam ao desenvolvimento e ao equilíbrio emocional. Por favor, pais! Vamos tratar crianças como crianças. E, se seu filho chegar em casa sujinho, não brigue com ele. Corram juntos para o banho e transformem tudo numa grande brincadeira!

"A dificuldade também pode se estender para a aprendizagem. "A criança que não entrou em contato com lama, terra, argila e outras materiais pode deixar de desenvolver, por exemplo, a motricidade fina - e ter problemas para segurar o lápis e escrever quando chega a fase da alfabetização", completa Cássia Franco, psicóloga especializada em terapia de casal e família. " (https://delas.ig.com.br)


"Assim, é importante que as crianças tenham liberdade para brincar, pois as brincadeiras que sujam são muito saudáveis e levam ao desenvolvimento e ao equilíbrio emocional, além de criar anticorpos que o ajudarão a manter uma boa saúde. (https://educador.brasilescola.com)