Alimentação Saudável-Passo 3 - Guia alimentar para crianças menores de dois anos

Passo 3

Ao completar 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança estiver em aleitamento materno.

https://bvsms.saude.gov.br

A alimentação oferecida ao bebê, depois dos seis meses, deve ser composta de grãos

(cereais e feijões), carnes, frutas e verduras.

 

Revendo seus conhecimentos:

• Os alimentos complementares são constituídos pela maioria dos alimentos básicos que compõem a alimentação do brasileiro.

• Complementa-se a oferta de leite materno com alimentos saudáveis que são mais comuns à região e ao hábito alimentar da família.

• Ao completar 6 meses de idade os alimentos complementares devem ser oferecidos três vezes ao dia (papa de fruta, papa salgada e papa de fruta), pois contribuem com o fornecimento de energia, proteína e micronutrientes, além de preparar a criança para a formação dos hábitos alimentares saudáveis no futuro.

• Ao completar 7 meses deve ser acrescentado ao esquema alimentar a segunda papa salgada.

• A partir do momento que a criança começa a receber qualquer outro alimento, a absorção do ferro do leite materno reduz significativamente; por esse motivo a introdução de carnes, vísceras e miúdos, mesmo que seja em pequena quantidade, é muito importante. Oriente quanto ao consumo de vísceras e miúdos (ex. fígado, coração, moela) no mínimo uma vez por semana.

• Para aumentar a absorção do ferro não heme presente nos alimentos de origem vegetal, como por exemplo, os vegetais verde-escuro, é importante o consumo de alimentos fontes de vitamina C, junto ou logo após a refeição.

• A papa salgada deve conter um alimento do grupo dos cereais ou tubérculos, um dos legumes e verduras, um do grupo dos alimentos de origem animal (frango, boi, peixe, miúdos, ovo) e um das leguminosas (feijão, soja, lentilha, grão de bico).

• O ovo cozido (clara e gema) pode ser introduzido ao completar 6 meses, mas seu uso deve ser avaliado pela equipe de saúde. É importante considerar a história familiar de alergias alimentares e a disponibilidade financeira da família para oferecer outras fontes protéicas. Outro fato importante é que frequentemente as mães oferecem para as crianças alimentos que já possuem ovo na sua composição, por isso não seria necessário retardar a sua introdução.
 

• A introdução dos alimentos complementares deve ser feita com colher ou copo, no caso da oferta de líquidos.

• As carnes são importante fonte de ferro e a partir dos 6 meses, sempre que possível, devem estar presente nas papas salgadas.

• O ovo inteiro e cozido pode ser introduzido ao completar 6 meses.

• Alimentos como laranja, limão, tomate, abacaxi, acerola, goiaba, kiwi, manga são importantes fontes de vitamina C e devem ser oferecidas junto à refeição principal ou após a refeição para aumentar a absorção do ferro.

• Ao completar 6 meses a mãe deve oferecer 3 refeições/dia com alimentos complementares. Essas refeições constituem-se em duas papas de frutas e uma salgada, preparada com legumes e verduras, cereal ou tubérculo, alimento de origem animal (carne, vísceras, miúdos, frango, ovo) e feijões.

• Ao completar 7 meses, essas refeições constituem-se em duas papas salgadas e duas de fruta.

• Ao completar 12 meses recomenda-se que a criança tenha três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches (frutas ou cereais ou tubérculos).

 

Grupos de alimentos

 

Cereais, tubérculos

Exemplos: arroz, aipim/mandioca/macaxeira,

batata-doce, macarrão, batata, cará, farinhas, batata-baroa e inhame.

Leguminosas

 Exemplos: feijões, lentilha, ervilha seca, soja e grão-de-bico.

Legumes, verduras e frutas

Exemplos: folhas verdes, laranja, abóbora/jerimum, banana, beterraba, abacate, quiabo, mamão, cenoura, melancia, tomate e manga.Carnes ou ovo Exemplos: frango, peixe, pato, boi, ovo, miúdos e vísceras.

Alimentos que podem ser oferecidos à criança como pequenas refeições:

Ao completar 6 mesesaté 12 meses

 Frutas (ex.: banana, manga, abacate, caju, maçã, caqui, mamão, priorizar alimentos regionais)

Ao completar 12 meses

• Frutas (ex.: banana, manga, abacate, caju, maçã, caqui, mamão, priorizar alimentos regionais)

• Cereal ou tubérculo