Alimentação Saudável -Passo 2 - Guia alimentar para crianças menores de dois anos

Passo 2

Ao completar 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
Por https://bvsms.saude.gov.br


Revendo seus conhecimentos:

• A partir dos 6 meses, as necessidades nutricionais da criança já não são mais atendidas só com o leite materno, embora este ainda continue sendo uma fonte importante de calorias e nutrientes.

• A partir dessa idade, a criança já apresenta maturidade fisiológica e neurológica para receber outros alimentos.

• Mesmo recebendo outros alimentos, a criança deve continuar a mamar no peito até os 2 anos ou mais. O leite materno continua alimentando a criança e protegendo-a contra doenças.

• Com a introdução dos alimentos complementares é importante que a criança receba água nos intervalos. A água oferecida deve ser a mais limpa possível (tratada, filtrada e fervida).

• A partir dos 6 meses o reflexo de protrusão da língua diminui progressivamente, o que facilita a ingestão de alimentos semissólidos; as enzimas digestivas são produzidas em quantidades suficientes para essa nova fase; e a criança desenvolve habilidade para sentar-se, facilitando a alimentação oferecida por colher.

• Os alimentos complementares, especialmente preparados para a criança, são chamados de alimentos de transição.  A partir dos 8 meses de idade a criança já pode receber gradativamente os alimentos preparados para a família, desde que sem temperos picantes, sem alimentos industrializados, com pouco sal e oferecidos amassados, desfiados, triturados ou picados em pequenos pedaços.

• A introdução dos alimentos complementares deve respeitar a identidade cultural e alimentar das diversas regiões, resgatando e valorizando os alimentos  regionais, ou seja, as frutas, legumes e verduras produzidas localmente.
 

• A introdução dos alimentos complementares deve ser lenta e gradual. A criança tende a rejeitar as primeiras ofertas do(s) alimentos(s), pois tudo é novo: a colher, a consistência e o sabor.

• A alimentação deve complementar o leite materno e não substituí-lo. Portanto, a introdução das refeições não deve substituir as mamadas no peito.

• Há crianças que se adaptam facilmente e aceitam muito bem os novos  alimentos. Outras precisam de mais tempo, não devendo esse fato ser motivo de ansiedade e angústia para as mães. No início da introdução dos alimentos, a quantidade que a criança ingere pode ser pequena. Após a refeição, se a criança demonstrar sinais de fome poderá ser amamentada.

• A partir da introdução dos alimentos complementares é importante oferecer água à criança, a mais limpa possível (tratada, filtrada e fervida).

• As frutas, legumes e verduras produzidas na sua região apresentam na sua composição importantes vitaminas e mineras que contribuem para o crescimento das crianças.


Idade Tipo de alimento – TABELA 1

Até completar 6 meses  - Aleitamento materno exclusivo

Ao completar 6 meses - Leite Materno, papa de fruta*, papa salgada*

Ao completar 7 meses  - Segunda papa salgada*

Ao completar 8 meses - Gradativamente passar para a alimentação da família

Ao completar 12 meses - Comida da família

Tabela 1 - Esquema para introdução dos alimentos complementares

Fonte: Adaptação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2006)16

NOTA - *Papa de fruta: A expressão “papa de fruta” tem como objetivo salientar a consistência com que deve ser oferecido esse alimento, ou seja, amassado ou raspado.

*Papa Salgada: Embora a expressão “papa salgada” seja utilizada diversas vezes ao longo do texto, por ser conhecida e de fácil tradução para os pais na orientação da composição da dieta da criança e para diferenciá-la das papas de frutas, é importante salientar que o objetivo do uso do termo “salgada” não é adjetivar a expressão, induzindo ao entendimento de que a papa tenha muito sal ou que seja uma preparação com utilização de leite acrescido de temperos/sal. Expressões como “papa de vegetais com carne” ou outra que dê ideia de consistência (de purê) e variedade também podem ser empregadas como outras estratégias para uma boa comunicação em saúde.


Sugestões para as diferentes combinações de papas salgadas

Região Norte

1. Açaí com farinha de tapioca e peixe desfiado.

2. Peixe com alfavaca e papa de batata com pupunha.

3. Arroz e feijão com tucumã e frango desfiado.

4. Carne desfiada com maxixe e mandioca.

5. Cará e cenoura, carne, feijão com chicória.
 

Região Nordeste

1. Baião de dois (arroz e feijão) com carne moída e bredo.

2. Cozido Maranhense.

3. Arroz com vinagreira, feijão e peixe desfiado.

4. Purê de jerimum com inhame e frango desfiado (escondidinho) ou com

carne desfiada.

5. Feijão fradinho com mandioquinha e frango desfiado.

 

Região Centro-Oeste

1. Galinhada com cenoura e salsinha.

2. Cozidão para criança.

3. Maria Isabel com beterraba.

4. Mojica (mandioca, peixe e temperos).

5. Quibebe de abóbora, frango desfiado e arroz com feijão.

 

Região Sudeste

1. Angu com quiabo, frango e feijão.

2. Arroz com beldroega, feijão e fígado bovino.

3. Tutu de feijão com ora–pro-nóbis e frango desfiado com caldo.

4. Arroz colorido (ovo e cenoura, abobrinha).

5. Bambá.

 

Região Sul

1. Sopa de lentilha com carne bovina e espinafre.

2. Maria Rita (arroz com carne moída, tempero e repolho).

3. Arroz com pinhão e peixe com repolho roxo.

4. Purê de batata baroa, arroz com feijão e frango desfiado.

5. Purê de batata doce com rúcula, arroz com cenoura ralada e carne desfiada.