A pele do bebê precisa ser hidratada
Verdade.
 Assim como todo tipo de pele, a dos bebês também sofre com a ação de fatores que estimulam o ressecamento cutâneo, como o sabonete e a água quente. Por isso, precisa ser hidratada uma vez por dia. 

 

O bebê pode usar o mesmo hidratante da mãe
Mito. 
Os produtos direcionados ao público adulto contêm perfumes e diversos aditivos que podem causar irritação na pele da criança. Além disso, a concentração de ativos como a ureia, por exemplo, pode causar ardência.

 

Os hidratantes devem ser específicos para a idade
Verdade.
 Cosméticos específicos para os bebês já são hipoalergênicos e contêm menos corantes e perfume. Desta forma, evitam o surgimento de alergias e irritações.

 

O cosmético pode ser aplicado em qualquer parte do corpo
Verdade. 
Nos primeiros anos de vida, o produto pode ser passado em todo o corpo e até mesmo no rosto. Porém, em crianças com mais de cinco de anos é interessante aplicar cosméticos diferentes, uma vez que a pele já pode apresentar oleosidade. Para não errar, é indicado consultar um dermatologista.

 

O momento ideal para a hidratação é após o banho
Verdade.
 Até cinco minutos depois de sair da água, a camada mais externa da pele ainda fica umedecida, o que ajuda a selar a hidratação promovida pelo produto e a permitir que os ativos penetrem com mais facilidade e formem uma barreira capaz de impedir a perda da camada natural de gordura.

 

Hidratantes só são permitidos após um ano de idade
Mito. 
Não existe uma idade mínima para aplicar o produto nas crianças. No entanto, é interessante que a hidratação seja feita desde o início, pois quanto mais cedo a pele for nutrida, mais ela  estará protegida. Já o protetor solar, só deve ser aplicado após os seis meses de idade.

 

PURA VERDADE
Por mais que a pele da criança apresente maciez e tenha uma hidratação natural nos primeiros anos de vida, ela sofre diariamente com a ação de fatores externos que a agridem e retiram sua camada de proteção, como o sabonete e a água quente. Por isso, aplicar cosméticos que ajudam a reconstruir essa barreira é importante desde o início. Nesta fase, também é válido utilizar produtos que sejam direcionados especificamente ao público infantil, pois suas fórmulas oferecem menos riscos de alergia e irritações. E você, como cuida da pele do seu bebê? Compartilhe conosco nos comentários.

 

Agência Hélice
Terra