Banhos de sol durante a gravidez

Quem tem esta dúvida pode ficar despreocupada. As gestantes não precisam fugir do sol em nenhuma fase do ano, incluindo durante o verão. Na verdade, é até melhor que tenham contato com o sol, especialmente porque isso ajuda na produção de vitamina D, que auxilia no metabolismo do cálcio, sem trazer nenhum risco para o bebê.

 

Por https://www.parana-online.com.br
 

Existem, entretanto, algumas situações peculiares da gravidez relacionadas à mudança hormonal típica da fase. Por isso, os cuidados devem ser dobrados. Naturalmente, na gestação, a pele fica mais sensível à luz. A melanina, hormônio responsável pelo escurecimento da pele, dobra sua produção. Assim, as manchas são, depois do câncer de pele, o maior risco dermatológico. Em especial, aquelas manchas no rosto e no abdome, chamadas de melasmas são difíceis de tratar.

Além disso, na gravidez, a pele tende a ficar mais oleosa e algumas mulheres podem sofrer com acnes e espinhas. Isto ocorre especialmente em dias quentes quando os poros acabam se abrindo mais na transpiração. Portanto, vale dar algumas dicas essenciais para o verão aqui.

- Procure hidratar-se muito. Tome bastante líquido e não se esqueça de hidratar também a pele, passando cremes que a mantenham umedecida;
- Escolha períodos do dia para se expor à luz solar, preferencialmente no início da manha e no final da tarde, quando os raios ultra-violeta são mais amenos; 
- Não se esqueça de ter sempre por perto o óculos de sol, o boné (ou chapéu) e o guarda-sol, caso pretenda ir à praia ou à piscina;
- O protetor solar deve ser usado sempre, em dias com ou sem sol, e deve ter um fator maior do que 50.

Os cuidados com o sol, portanto, precedem a exposição, e devem também continuar após o banho de sol. É preciso hidratar sempre e, de tempos em tempos, também vale uma esfoliação à base de produtos naturais, que acabam ajudando na absorção dos hidratantes.

Tomar sol, que também é fonte de saúde para a mulher durante a gravidez, irá ajudar a gestante a sentir-se mais bonita em meio a todas as mudanças que o corpo sofre durante este período.