2ª Semana de Gestação – Gravidez semana a semana

Depois de passarmos pela primeira e importantíssima fase da primeira semana; a gravidez adentra para a segunda fase. Pode soar estranho sob uma ótica mais específica, mas temos a obrigação de lhe contar.

Por https://www.semanaasemana.com.br

 

 

 

Na verdade a futura mamãe ainda não encontra-se gravidez. “Como assim?” – Você deve estar se perguntando e com toda a razão. Calma, nós lhe explicamos. A gravidez na realidade ainda não pode ser explicitamente formalizada ou assim considerada com todas as letras pois o corpo da mulher ainda não passou pela ovulação, estágio que só virá a ocorrer próximo ao final da segunda semana após a concepção.

É durante esta segunda semana da gravidez (que não é propriamente uma gravidez ainda, não é?) que a parede di útero começa a ser revestida por uma quantida rica de sangue. Também chamamos e nomeamos isto como endométrio. É nesta passagem de tempo da segunda semana que o útero também começará a produção do muco cervical que funciona e resulta no aumento dos índices de estrogênio. Este aumento no nível permitirá a facilidade do espermatozóide de se movimentar com mais agilidade e funcionalidade pelas trompas de falópio; consequentemente isto facilitará o encontro do óvulo e uma vez que a festilização já esteja concluída.

Alterações no seu corpo

Nesta segunda semana; o revestimento do útero do corpo da mulher que virá a ter sua gravidez comprovada em algumas semanas, começa a fase de nutris o bebê em desenvolvimento no corpo materno. O organismo da gestante secreta o hormônio folículo estimulante, que como o próprio nome sugere tem como premissa básica estimular o ovário e seu amadurecimento. Ao término desta semana, a mulher encontrarar-se exatamente na metade do ciclo menstrual (isso se considerarmos um ciclo normal, ou seja; se você tiver um ciclo de vinte e oito dias), passando assim a última fase desta etapa onde finalmente a ovulação ocorre (e sim, é neste momento que podemos afirmar categoricamente e com todas as letras, que você está finalmente G – R – Á – V- I –D –A ).

Junto com todos os procedimentos e mudanças internas que começam a ocorrer durante esta etapa inicial da gravidez, começam os cuidados específicos que é necessário ter de tomar e precaver-se durante a segunda semana da gravidez:

Nesta segunda semana você precisará fazer uma quantidade significativamente maios de esforço para que a sua gravidez inicie-se e transcorra da forma mais saudável possível. É isto que garantirá que ela irá vir a tornar-se ainda mais saudável com o passar dos dias. Portanto e para tanto, se a mulher gestante possui alguma espécie ou tipo de vício como aqueles que já citamos anteriormente no artigo referente a primeira semana de gravidez; vícios como o Tabaco, o ácool, as drogas ou até mesmo algo mais ameno porém com igual capacidade de toxicidade como o café; bem não é necessário afirmar que você deverá evitá-los prontamente. Não deixe para amanhã ou arraste esta decisão; quanto mais rápido for colocado um limite e um término na utilização de quaisquer procedimentos nocivos à saúde do feto, mais rápido considerar-se saudável seu estilo de vida. Consulte um médico imediatamente para dar início aos eui pré natal, informando-o de toda e qualquer atitude ou hábo prejudicial à vida do bebê. Atenha-se também a adequação. Não necessário que o médico lhe informe o que é ou não nocivo, há de se ter norteio e discernimento para entender que substâncias tóxicas e reconhecidamente venenosas retiram minerais, nutrientes e podem acarretar problemas sérios de desenvolvimento cognitivo e físico.

Procure desde o início da gravidez e a partir desta segunda semana, manter-se afastado de eventos ou situaçãoes estressantes. Brigas, discuções, situações chatas ou extenuantes não fazem bem para nenhuma pessoa; mas para gestantes menos ainda.Procure manter-se tranquila e alegre que isto só trará bons resultados e um perfeito início de gestação.

Tome cuidade com a alimentação. Não deixe para amanhã a inserção de novos alimentos e complementos.  Obviamente o seu médico especialista tomará a precaução de informar-lhe e prescrever-lhe uma dieta que supra todos as deficiências iniciais e que suplementem a alimentação. Siga a risca assim que tomar conhecimento da gravidez. Uma alimentação saudável e completa é uma garantia de uma gravidez tranquila e descomplicada. Lembre-se de não confundir boa alimentação com exagero. Não é necessário comer tudo que se vê pela frente, ao contrário exageros não farão bem e funcionarão de forma reversa trazendo novas deficiências ao corpo além de ocasionar um sobrepeso desnecessário e que incomodará no futuro.

Gravidez não é sinônimo de preguiça, nem no começo nem durante e menos ainda depois. Continue exercitando-se e caso não exerceite-se talvez seja um bom momento de começar. Tome cuidado de não exercitar-se em demasia. Yoga, caminhadas ou hidroginástica são exercícios interessantes e indicados às grávidas em todo o estágio da gravidez. Isso virá a se mostrar muito produtivo durante um parto natural, por exemplo, conferindo maior elasticidade e desenvoltura à mamãe.

Agora é oficial! Parabéns! Você inicia o caminho dos nove meses de sua gravidez. Vêm por aí 38 semans em que você é a pessoa responsável não só por sua vida, mas pelo pequeno em seu ventre. Cuide-se também, para que o seu bebê nasça saudável e forte.

PARA ENTENDER COMO É FEITA O CÁLCULO DO TEMPO GESTACIONAL ACESSE - tempo de gestação