VIDA DE MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM – I

Começa então a incrível jornada: ser mãe!

Por Suhely Bueno

 

Assim que voltamos para casa entrei nessa incrível jornada que pouco a pouco seria apenas minha, pois, minha mãe e minha avó estavam comigo para ajudar, fazer as tarefas de casa enquanto cuidava da pequena, enquanto aprendia a lidar e entender este novo ser e olha a melhor coisa do mundo é ter nossa mãe pertinho da gente, pois estamos ainda cansadas/doloridas por conta do parto, cheias de dúvidas e medos, tendo uma casa para cuidar, marido para dar atenção também, fragilizadas com as nossas dificuldades em administrar tudo, em saber como cuidar do nosso bebê, mas como disse outras vezes: independe de quem seja, da relação que tenha com a pessoa que irá lhe ajudar, imponha limites  -  se não deixou claro isso durante a gestação, faça agora, não deixe fluir – Deve deixar claro até onde pode ajudar, como pode ajudar... Falo isso, pois percebi e ouvi diversas histórias de que a mamães não colocaram os devidos pinhos nos “is” e sofreu com isso, pois a mãe, ou sogra, ou irmã, ou prima, ou cunhada (seja lá quem estivesse ajudando nessa primeira etapa -  os 10 primeiros dias em casa com o bebê – ou mesmo fosse apenas uma visita) acabava achando que era a mãe do bebê e só vivia criticando a verdadeira mãe por isso ou aquilo e, garanto, que críticas não construtivas não são nada bem vindas neste momento, pois tudo nos afeta, pois tudo vem como avalanche, ainda estamos como nosso emocional bastante mexido, seja pelo 9 meses, seja pelo parto, ou seja pelo momento novo e nossas inseguranças. Então fica a dica - Mamães sejam claras com a pessoa que estiver com você no que ela pode ajudar, como ela pode ajudar e que você está aprendendo a ser mãe, que terá dificuldades, inseguranças, medos e não cabe a ninguém, seja quem for, julga-la, critica-la, cobra-la e você, que irá ficar para ajudar, seja maleável, tenha bom senso e deixe a mamães ir “se virando”! 

Mas enfim, confesso que estava super insegura com a amamentação, desde a maternidade, pois além de ter tido minha bebê de cesariana e terem demorado em me “liberar” para dar o peito, em casa, depois de 3 dias de nascimento da minha pequena, nada do leite, apenas colostro... Dava o peito da mesma forma, mas dava complemento também, consequência disso: Meu leite demorou cerca de 5 dias para descer e minha filha não era tão inspirada a sugar -  vale resaltar que a pega errada do peito dificulta as mamadas, estressa o bebê que o faz desinteressar, ainda mais se tiver dando complemento também!

Nesses primeiros dias aproveitei e furei as orelhinhas dela, marquei com uma enfermeira mesmo e ela foi até em casa e foi super tranquilo. Mamães e papais, por favor, verifiquem o brinco antes de sair comprando, seja pelo tamanho, seja pela forma que ele é seguro na orelhinha, que tenha tarraxa que protege para não machucar o bebê - Como furar a orelha do seu bebê

Minha pequena já de brincos com poucos dias de vida

NOTA - verifique antes de sair da maternidade todos os exames que ainda deve e/ou pode realizar no seu bebê - ainda mais se ainda não tiver um pediatra certo! Algumas maternidades já realizam alguns exames enquanto estão na maternidade, outras, você terá que ir até lá alguns dias depois para realizar: teste do ouvidinho, teste do pezinho - o teste do olhinho geralmente é realizado ainda na maternidade! Enquanto a mamães: vejam com seu GO (Ginecologista e Obstetra) quais são as recomendações (veja sobre cicatrização de cesarianaos medicamentos que pode e deve usar e quando deve passar em consulta!

 

Voltando a minha experiência: Apesar da dificuldade com relação o amamentação minha filha se mostrou super tranquila, mau se ouvia o choro dela, isso quando chorava e se mostrou ser super dorminhoca também... Tinha que acorda-la para dar de mamar se não ela embalava no sono direto. Acordava ela para dar de mamar, não apenas porque era preciso se alimentar, mas procurei já criar uma rotina com ela: hora se alimentar, hora de dar banho, hora das sonecas, hora de dormir. Então eu, por eu mesma, pois ainda não tínhamos consultado um pediatra, estava dando de mamar para ela de 4 em 4 horas e dava dois banhos nela (um de manhã e outro final de tarde/começo da noite), pois onde morávamos era extremamente quente e seco e mesmo que deixasse o quarto dela todo aberto, ventilando ela sempre fica suando, ainda mais na hora de mamar com o calor do meu corpo! E fui indo assim até marcar uma consulta com pediatra.

 

Gente, da mesma maneira que é importante a escolha do seu GO a do pediatra também!!!

 

“Primeira Consulta  com o Pediatra: Marque o "compromisso" tão logo deixar a maternidade. "O ideal é que a primeira consulta seja feita entre o 7o e o 10o dia de vida do bebê", diz o pediatra Hamilton Robledo, do Hospital e Maternidade São Camilo, em São Paulo. 
Os pais devem levar para a primeira consulta os documentos que informam o histórico do bebê, como os testes feitos na maternidade. Se possível, é bom ter em mãos também os exames da gestação. "É importante para o pediatra verificar alguma intercorrência na gravidez que possa influenciar a saúde da criança", afirma Granja de Abreu.
Antes de examinar o novo paciente, parte da consulta é reservada a um longo bate-papo com os pais, o qual tem o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas. Na segunda parte da consulta, em que se faz a avaliação física, não se assuste com o "estica-e-puxa" ao qual seu filho será submetido. Faz parte da brincadeira. "Os pais ficam um tanto aflitos, mas ao observar o pediatra mexendo no bebê com firmeza, também percebem que o filho não é tão frágil", diz o pediatra Robledo, do São Camilo.

É provável, ainda, que a criança sinta frio ao ser despida, abrindo o berreiro durante o exame. Com o coração apertado, as mães sofrem, mas não devem interferir. Choro também é sinal de vitalidade.  (Fonte - https://revistacrescer.globo.com)

 

Fui à consulta com uma pediatra, deveria ter seus 50 anos e logo que pesou minha pequena, que, de fato, estava magrinha, apenas tinha ganhado o peso que perdeu quando nasceu já foi me criticando: “Que isso, não é para dar complemento, depois o bebê não vai querer mais seu peito, pode dando peito de 2 em 2 horas  e 15 minutos em cada peito para ela começar a ganhar peso e volte aqui depois de 7 dias e sem complemento, ok?!” Como a especialista era ela e pensei: Minha pequena precisa ganhar peso urgente e farei o que for preciso para!
Então lá fui eu, de volta para casa e já entrando no esquema das mamadas em duas em duas horas.  Já no terceiro dia eu parecia um zumbi, minha pequena mais estressada do que nunca... Ela mal terminava a mamada e nem se quer tirava a soneca dela e íamos para a mamada seguinte – esquema cansativo para ambas - conclusão voltando à pediatra: Engordou muito pouco para o recomendado - que é cerca de 30 gramas por dia nessa fase – Mas mesmo assim, após esperar cerca de uma hora e meia para ser atendida -  detalhe que era o primeiro horário dela após o almoço – Pediatra deveria atender na hora em que é agendado a consulta, pensem: bebê tem seu esquema de dormir, de mamar e tal, acho um cúmulo ficar esperando mais de uma hora para ser atendida -  ela disse: “Esta bom, continuemos assim!”

 

Dicas: Verifique a quantidade de xixi que seu bebê faz. Se fizer sempre e em boa quantidade quer dizer que o pequeno está mamando bem. Preocupe-se se faz pouco ou não faz xixi.O bebê deve ganhar em média 30 gramas por dia por isso a ida ao pediatra periodicamente é importante.Tente não escutar as opiniões de como o bebê ganhar peso de mãe, sogra, vizinha ou qualquer pessoa que te deixam confusas. Tire suas dúvidas com quem entende como o pediatra.” (Fonte - https://guiadobebe.uol.com.br)

 

 Fiquei sem entender – “Como assim estava bom, minha pequena não ganhou quase nada de peso!!” -  resolvi buscar outro pediatra que me ajudasse de fato. Então me lembrei do pediatra que havia feito o exame dos olhos dela na maternidade, achei ele super atencioso e resolvi marca uma consulta com ele. Infelizmente a consulta mais próxima era época em que ela estaria entrando no segundo mês de vida, mas não tinha jeito tinha que esperar. Enquanto isso, meu maridão sugeriu irmos ao banco de leite do hospital HC de Ribeirão Preto para buscar orientação/ajuda e lá fomos: eu e minha pequena.

 

Por incrível que pareça ela mamou super bem no peito e lá recomendaram para ajudar ainda mais na produção, ordenhar meu leite (ou forma manual, ou bomba).  Fui fazendo o que recomendaram deixando as mamadas de 3 em 3 horas e a noite de 4 horas e retornando lá após 7 dias. Voltando lá ela já tinha ganhado mais peso do que no esquema que aquela pediatra havia me passado. Mas estava ansiosa pela consulta, e até lá minha pequena já teria completado um mês de vida e precisava ter um ritmo bom de ganho de peso e por isso continuava perdida. Por conta dessa preocupação, dava o peito, mas também dava o complemento em todas as mamadas!

 

NOTA: O cuidado com o umbigo do bebê é essêncial para evitar infecção, super simples de fazer, da minha pequena em 12 dias estava já seco e cicareizado - Para saber maios sobre cuidados com o umbigo do bebê leia  - UMBIGO

 

RESUMO DO PRIMEIRO MÊS:

  •  Maior dificuldade: dar de mamar (peito) -  muitas vezes a pegada errada dificulta e estressa o bebê que acaba deixando de mamar ainda mais quando é oferecido complemento, a forma como segurar o bebê na hora de mamar também pode dificultar a mamada, há maneiras corretas e facilita a pega correta e a suga do bebê!

NOTA: Lembrando que é mito: Seu leite é fraco, você não tem leite o suficiente! A produção e a quantidade de leite a ser produzida esta relacionada diretamente com a mamada do bebê, quanto mais ele mama/suga, mais leite será produzido, dentro da quantidade necessária para ele! Evite esquema de 15 minutos em cada peito, deixe o bebê sugar todo leite de um peito - quando o leite esta sendo produzido acaba tendo fórmulas diferentes conforme o bebê via mamando e é importante que ele sugue todos eles.

“A composição varia de acordo com a idade do bebê, varia também dentro de cada mamada, varia ao longo do dia e varia com a alimentação da mãe. Cada um dos quatro tipos de leite materno tem sua função especial. Todos são importantes.

·         .O Colostro: É um leite altamente rico em anticorpos, para a proteção do recém-nascido. Além disso, é abundante em vitaminas e fatores de maturação que ajudam no desenvolvimento intestinal do bebê.

·         O Leite Materno Anterior: É aquele que é produzido e liberado assim que o bebê começa a mamada. É bastante fluido, devido à grande quantidade de água. Também é rico em lactose (açúcar). Este leite sozinho não consegue saciar a fome do bebê, pois tem pouca proteína e pouca gordura. – Mata a sede, mas não mata a fome!

·         O Leite Materno Intermediário: É a transição entre o leite anterior e o posterior, rico em proteína (caseína)

·         O Leite Materno Posterior: Vem apenas ao final de cada mamada, rico em gordura e proteína, é essencial para o ganho de peso do bebê. Sem o leite materno posterior, que vem no fim, o bebê não fica saciado e não ganha peso adequadamente. A privação do leite materno posterior pode dificultar o desenvolvimento e causar até mesmo desconfortos e problemas de saúde. Por esse motivo, é importante deixar que o bebê mame até secar o peito antes de trocar de lado -  este é o leite que, de fato, mata a fome do bebê (Fonte- https://comoamamentar.com/)

 

  • Meu maior medo: Minha pequena não ganhar peso, ficar desnutrida, não querer o peito por conta de complemento;
  • Facilidade: trocar, dar banho fazer dormir, cortar as unhas - ela se enquadrava no tipo de bebê anjo, super tranquila – Veja mais sobre em TIPOS DE BEBÊS

 

 

... CONTINUA

 

 

Próxima postagem- VIDA DE MÃE DE PRIMEIRA VIAGEM - II