Usando método natural para engravidar - Modelo de gráfico - TB

 

Já comentamos sobre este método em outro post aqui ( TB) , apenas colocaremos uma explicação mais simples e também disponibilizar um modelo simples nosso de tabela para que possa fazer, caso não tenha um livre acesso a internet para usar dessa ferramenta através de alguns sites, tal como 

www.mamanandco.com.pt

www.fertilityfriend.com

 

Por Suhely Bueno

Método da Temperatura basal

Tem como fundamento o aumento temperatura que a progesterona provoca na mulher. Quando a temperatura sobe e permanece alta, é sinal que a mulher ovulou no dia anterior (ou até dois ou três dias antes ou dois dias depois). 


Para esse método, deve-se adquirir um termômetro digital ou não e seguir as seguintes orientações:

·         Colocar o termômetro em baixo da língua,ou na região das axilas ou via vaginal;

·         Anotar a temperatura todas as manhãs, em um gráfico como os das figuras abaixo;

·         Anotar antes de se levantar e no mesmo horário (diferença de uma hora para mais ou para menos);

·         Ter tido pelo menos 5 horas de descanso.

 

Instruções de uso da tabela a seguir (você também poderá montar a sua em casa seguindo este modelo):

 

Onde esta escrito mês você coloca o mês do ciclo em que está estudando sua ovulação, por exemplo, SETEMBRO.

A numeração abaixo do texto dia do ciclo nada mais é que a contagem do seu ciclo menstrual: 1 = 1º dia, 2= 2º dia. Vale lembrar que deve ser iniciado no primeiro dia de sua última menstruação!

Abaixo do indicativo de temperatura, no lado esquerdo do gráfico/tabela, está descrito os seguintes itens:

·         Dia do Mês – Você vai simplesmente colocar a data, por exemplo se seu ciclo começou hoje, anote apenas o número 10 e assim por diante.

·         Relações – Você anotará com “X” os dias em que teve relações sexuais;

·         Menstruação – Anotará com “X” os dias que durará sua menstruação

·         Observações - Anotações especificas de algum sintoma que acha que deve ser levado em conta, lembrando de especificar a data em que sentiu, ou por exemplo alguma mudança na intensidade, ou coloração na menstruação, ou alguma secreção vaginal diferenciada (também deve ser anotado com data), ou anotar se tiver feito algum teste de ovulação e/ou de gravidez (também anotando o dia em que foi realizado.

 

Você deve anotar com um ponto a temperatura tirada e depois ir ligando um ponto no outro com uma linha e a linha de ovulação deve ser marcada com outra linha na vertical da tabela! Mas como saber quando marcar essa linha de ovulação?
Simples, quando no seu ciclo houver uma baixa na temperatura, após a menstruação, e logo no dia seguinte um aumento mais do que habitual e esta temperatura permanecer alta por 3 dias ou mais sua ovulação deve ser então identificada exatamente entre o dia que houve a baixa com a alta. Para ajudar a identificar isso deixarei logo depois do modelo de tabela uns exemplos de outras tabelas feitas.

Se entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa identificação da ovulação você tiver tido relação sexuais há grande chances de uma gravidez, ainda mais porque os espermatozoides permanecem vivo por um período de até 72horas.

Se sua Temperatura baixar após alguns dias depois da ovulação pode ser um sinal que sua mesntruação está chegando, do contrário, se sua temperatura (TB)  permancer alta é considerado um indício de gravidez, mas vale ressaltar que pode acontece da TB se manter alta por vários dias depois da ovulação e baixar um dia antes ou no dia em que descer.
Normalmente a partir da 3º tebela, ou 3º ciclo você consegue entender melhor como funciona e identificar melhor seu dia de ovulação!
A Menstruação vindo incia-se novo ciclo e nova tabela, sempre pelo primeiro dia da menstruação!! A menstruação não chegando dentro do tempo do ciclo normal seu faça o teste de gravidez!
 

 

 

SEGUE MODELO I EM BRANCO:

 

MODELO II:

SEGUE MODELO  PREENCHIDO:

OBS: a linha vermelha na vertical é o marcado da ovulação -  neste exemplo ocorreu dia 18/06 equivalente ao 10º dia do ciclo de um total de 26 dias de ciclo. Neste caso houve o fim do ciclo com a chegada da menstruação, então deve -se iniciar nova tabela pela data correspondente a 04/07
Esta segunda linha, na horintal na cor vermelha, apenas está marcada para indicar uma média de temperatura, para assim saber quando ela, de fato, está mais baixa ou mais alto que o normal percebido -  esta segunda linha será mais fácil de ser identificada após o 3º ciclo ou tabela, pois saberá melhor como se comporta sua temperatura  durante o ciclo.


 

Outros modelos dos sites que havia comentado no início -  este outros modelos a seguir possui a inserção de outras informações, secreção vaginal, tipos de sangramentos menstruais e sintomas (dores de cabeça, dores no ovários, dores nos mamilos, etc)

Este primeiro é um que deu positivo