TEMPO DE GESTAÇÃO

Entendendo o cálculo da gestação - Semanas X Meses

Por Suhely Bueno

Bem, depois do positivo em mãos, você já deve estar sentindo alguns sintomas, mas antes de falarmos sobre isso vamos ver como é que se calcula o tempo de gestação.
Antes de fazemos o Ultrassom, que indicará a idade gestacional em que estamos através do desenvolvimento fetal, os médicos fazem o cálculo com base no primeiro dia de sua menstruação, assim como através disso pode ser feito uma previsão de quando o bebê irá nascer, tendo em vista uma gestação de 40 semanas.

Ah, detalhe importante, clinicamente o tempo de gestação é calculado em semanas e não meses. A utilização de meses para isso é mais para facilitar o entendimento nosso, de leigas.

Mas como a partir de agora você terá que usar e ouvirá essa referencia em toda consulta e exames vamos entender como funciona, certo?

Bem, tendo a informação da data do primeiro dia de sua menstruação começa a contagem. Esta data é o marco zero, onde tudo começa. Mas por que, clinicamente é feito dessa forma? Isso ocorre porque não dá para ter exatidão quanto ao dia que ocorre a fecundação do óvulo, então para efeito de cálculo se usa o primeiro Dia de sua Última Menstruação (D.U.M).

Tendo essa informação começa a contagem. Por exemplo, se o último dia de sua menstruação foi  dia 16/03/2013, então nesta data já iniciou a primeira semana de gestação e dia 23/03/2013 você entrou na segunda semana de gestação!!! Então a duração de uma gestação é de 9 meses, ou 40 semanas, ou dez meses lunares. Mas por que 10 meses lunares? Simples o ciclo lunar é de 28 dias, multiplicando por 10 teremos 280 dias que é igual a 40 semanas!! Sempre contar em semanas. Difícil?

Para entender segue uma tabelinha:

TABELA DE IDADE DA GESTAÇÃO = MESES x SEMANAS

DESDE

ATÉ

MÊS

01 semana

04 semanas + 3 dias

01

04 semanas + 4 dias

09 semanas

02

09 semanas + 1 dia

13 semanas + 2 dias

03

13 semanas + 3 dias

17 semanas + 5 dias

04

17 semanas + 6 dias

22 semanas + 1 dia

05

22 semanas + 2 dias

26 semanas + 4 dias

06

26 semanas + 5 dias

31 semanas

07

31 semanas + 1 dia

35 semanas + 3 dias

08

35 semanas + 4 dias

40 semanas

09

(fonte: www.emdoc-consultorio.com.b)

 

... E quando a pessoa não sabe a data da última menstruação?

Isso acontece com muita gente, principalmente com quem tem ciclos irregulares. Nesse caso, a solução é fazer um ultrassom, pois no exame dá para medir o tamanho do embrião (ou do saco gestacional), e essas medidas darão uma boa ideia ao médico de há quanto tempo a gravidez começou.

É importante saber que as medidas da ultrassonografia são mais precisas quanto mais cedo o exame for feito. Nas primeiras semanas (até a 12a), todos os bebês têm tamanhos muito parecidos entre si. Com o ultrassom, o médico dará a você uma data prevista para o parto.

A partir daí, a cada novo ultrassom que você fizer, pode aparecer uma data prevista para o parto diferente. Lembre-se que a mais confiável sempre será a que você obteve primeiro. A partir de 13 semanas, as diferenças genéticas fazem com que os bebês cresçam em ritmos diferentes. É por isso que uns nascem com 4 kg e outros com 2,5 kg, com o mesmo número de semanas (e perfeitamente normais)”.(Fonte: https://brasil.babycenter.com)

 


E quanto a data prevista para o parto (D.P.P)?

Para isso é hábito usar a regra de Naegele, onde se adiciona sete dias a data do primeiro dia da última menstruação e subtrai  três meses. Seguindo aquele exemplo: 

Data da última menstruação: 
16 de Março de 2013 

16 + 7 dias = 23 

Março, menos três meses = Dezembro 

Data provável do parto = 23 de Dezembro de 2013 .

Deu para entender???? Sempre embanana um pouco, mas para ajudar neste cálculo na internet tem um programa que faz isso para você, o gravidômetro. Ele é muito bom e vale a pena baixar no seu computador. Segue um link para baixar o programa (basta clicar em cima): GRAVIDÔMETRO