Será que estou pronta para ter outro bebê?

 

Se já tem um(a) filho/filha outra questão pode começar a surgir: Será que é boa ideia ter mais um filho e engravidar de novo? Então como saber se está pronta para mais uma gravidez?

Por https://demaeparamae.pt

Depois de alguns estudos, o espaço de tempo recomendado entre duas gravidezes é entre 18 e 32 meses. Este é o tempo mais normal, e de certa forma recomendado para embarcar numa nova gravidez depois da primeira – quer para a mãe, quer para o bebe.

Mas como todos sabemos que cada mulher ou família tem o seu próprio timing, este espaço de tempo é simplesmente referencial. Enquanto umas mulheres logo depois de uma gravidez estão prontas para outra, outras mulheres já nem podem pensar noutra gravidez enquanto virem fraldas à sua frente, e outras não estarão prontas para mais nenhuma.

Sendo assim, não existe o tempo certo para pensar noutra gravidez. Existem algumas questões que deve colocar se está a decidir se deve ter outro filho ou não:

O seu filho necessita de muita atenção?

Se ficar grávida e o seu filho for relativamente autossuficiente pode ser perfeitamente uma boa altura para engravidar, mas se for mãe de gêmeos ou de uma criança com necessidades especiais o tempo que terá para dedicar a um bebe pode ser mais limitado.

Como está a sua situação financeira?

Ter outro bebe poderá afetar a sua situação financeira: a realidade é que um bebé custa algum dinheiro, e se ter outro filho pode dar cabo do orçamento financeiro, talvez possa adiar esta decisão até a sua vida financeira estar mais estável.

Se tiver um parceiro, como é que ele se sente relativamente ao fato de pretender engravidar de novo?

Se o seu parceiro não achar muito boa ideia outro filho para já, o melhor talvez seja esperar até chegarem a um consenso.

Que idade tem o seu filho mais velho?

 Se ainda se levanta diversas vezes de noite devido ao bebe, perceberá que será bastante cansativo fazer isto grávida.

A sua relação com o seu parceiro é uma relação sólida?

Um bebe pode ser muito destabilizador para um casal, especialmente se a relação não estiver bem cimentada. Se já está com problemas na relação, um bebe nos braços não irá ajudar muito. Talvez seja melhor consolidar a relação e só depois pensarem no novo rebento.

Como se sente com a ideia de ter outro filho?

A sensação de ter outro filho fá-la sentir como: muito feliz ou medo? Confie no seu instinto, ele será um grande guia na resposta a esta grande questão.

Pense nestas questões e nas suas respostas, elas ajudarão a encontrar a resposta ao fato de estar pronta para ter outro bebe ou não.