Problemas no sistema de Saúde são responsáveis por morte nos partos em 2012

Em 2012, foram constatados em Mato Grosso 27 óbitos maternos. Desses, sete foram em Cuiabá. Ao todo, foram registrados 51.094 nascidos vivos em todo o Estado. As causas dos óbitos estão sendo discutidas nesta quarta e quinta-feira (30), no Fórum de Mobilização pela Redução da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá.

Por Da Redação - https://www.odocumento.com.br

Segundo a presidente do Comitê Estadual de Mortalidade Materna e Infantil de Mato Grosso, Eloá de Carvalho Lourenço, entre as deficiências constatadas estão o uso indiscriminado de cesarianas, ausência de leitos obstétricos, falhas na assistência pré-natal, entre outros. “É inconcebível haver morte em um momento de esperança, renovação e alegria, que é o nascimento de um bebê. Esse evento possibilitará a troca de experiências para que possamos adotar as providências necessárias para que surpresas desagradáveis não ocorram”, destacou.

O promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, que atua na Defesa da Cidadania, informou que o Ministério Público vem acompanhando essa questão. Segundo ele, um inquérito instaurado em 2011 investigou as causas para o aumento do número de mortes ocorridas em neonatos, crianças com até um ano de idade. “Nesse período, as comissões que tratam da morte de neonatos foram reativadas e obtivemos uma redução de até 25% no índice dessas mortes”, disse o promotor de Justiça.

Guedes informou que o Ministério Público irá acompanhar, também, a mortalidade materna. “Estamos participando desse fórum e ao final veremos o que é possível fazer para revertermos este quadro. Um outro inquérito será instaurado”, adiantou.

Nesta quinta-feira, o Fórum começa às 8h e se estenderá até as 17h. De acordo com a programação, serão realizadas rodas de conversa sobre experiências desenvolvidas em Cuiabá, implantação do Fórum Permanente Perinatal em MT, entre outros assuntos. O evento tem como objetivo promover discussões sobre a gravidade da mortalidade materna, infantil e fetal e sua repercussão no Sistema Único de Saúde (SUS) e na sociedade como um todo. Pretende-se, também, definir estratégias para a redução desses óbitos e assistência à criança e à mulher no ciclo gravídico-puerperal.

O público-alvo é formado por profissionais que atuam na área da saúde em geral, Ministério Público, gestores do sistema de saúde público e privado, universidade, sociedade civil e organizada envolvida com a temática da Redução da Mortalidade materna, infantil e fetal em MT.