Padrão de receita para enjoo e vômitos deixa gravidez mais segura

Federação de obstetras lança norma para estabelecer a prescrição de remédios contra náusea e vômito. Substância recomendada não provoca danos ao embrião.

Por Bruna Sensêve - Correio Braziliense

Wilka Gusmão Silva, de 22 anos, já trabalhava tempo suficiente na lanchonete do primo para se acostumar ao constante cheiro de óleo de fritura na cozinha. Mas um dia, enquanto hambúrgueres, batatas fritas e outros pratos eram preparados, ela sentiu um peso no estômago. A história repetiu-se duas vezes até Wilka, aconselhada por parentes, fazer o exame de gravidez. Náuseas e vômitos inexplicáveis em jovens saudáveis são indicativo certeiro de gravidez. E Wilka, como esperado, estava havia quase dois meses com Gustavo na barriga sem saber. A surpresa alegrou a família, mas os sintomas que vieram avisá-la da novidade não a deixaram por mais seis meses.

“Não aguentava mais. Continuei enjoando com tudo, principalmente com cheiros. Até deixei de usar meu perfume”, lembra. O pior efeito colateral de que Wilka, hoje com 36 semanas de gravidez, conseguiu se livrar foi a sonolência causada pelo medicamento inibidor das constantes náuseas. “Como tenho anemia, achei que seria o pior, mas não aconteceu nada. Meu problema foi o sono de manhã. Não conseguia acordar, por causa da medicação, nem para comer”, relata. Ela ingeriu um dos medicamentos mais receitados por obstetras para enjoos durante a gestação, mas com esse efeito colateral que tanto incomoda as gestantes. O quadro, porém, deverá mudar.

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) oficializou, na semana passada, a normativa para o tratamento de náuseas e vômitos na gestação. A nova regra, apresentada durante o 46º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal, é resultado de uma revisão da literatura médica e padronizará o receituário no país.

A recomendação oficial é de que a gestante inicialmente adote orientações dietéticas com uma combinação de piridoxina (vitamina B6) e extrato de gengibre. A diferença principal dessa droga para as prescritas atualmente está no fato de ela ser a única combinação disponível no Brasil considerada classe A pela Food and Drug Administration, agência de vigilância sanitária americana.
Segundo o ginecologista Corintio Mariani Neto, autor da normativa da Febrasgo e doutor em tocoginecologia pela Universidade Estadual de Campinas, medicamentos da categoria A são aqueles que não oferecem perigo ou qualquer consequência para o embrião durante todo o período de gestação. “Inclusive no primeiro trimestre, que é a época mais sensível e delicada, além de ser o momento em que mais ocorrem náuseas e vômitos.” Mariani Neto explica que os remédios indicados hoje são de categoria B, o que não quer dizer que são proibidos, mas que a segurança para o bebê não é absoluta. “Eles agem diretamente no sistema nervoso central da mãe e costumam provocar sonolência. É complicado usar pela manhã e deixar a gestante dirigir um carro, ir trabalhar. A piridoxina e o gengibre não têm esse efeito”, compara.
 

Wilka sofreu com enjoos nos seis primeiros meses da gravidez, além da sonolência causada pelo remédio (Leonardo Arruda/Esp. CB/D.A Pres)
Wilka sofreu com enjoos nos seis primeiros meses da gravidez, além da sonolência causada pelo remédio

  As náuseas e os vômitos na gestação atingem de 55% até 90% das grávidas, sendo que um terço delas tem o dia a dia bastante comprometido por conta desses sintomas, que podem se manter por todo o primeiro semestre da gravidez. Publicações indicam que um pico dos enjoos ocorra entre a nona e a décima semana. “A mulher acorda com algum grau de náusea, vai ingerir alguma coisa, aumentando o enjoo. Algumas só com o sabor da pasta de dente conseguem sentir essa sensação se acentuando”, descreve Mariani Neto.

Essa é a exata descrição de Sheila de Moraes Teixeira, de 31 anos, prima de Wilka. Ela está na quarta gestação e sentiu as náuseas aumentando com o nascimento de cada filho. “É todo dia e toda hora. Não tem remédio que adiante. Cada gravidez é uma gravidez e eu só comecei a enjoar na segunda. Estou quase ganhando (tendo o bebê) e continuo passando mal”, lamenta.

A situação de Sheila é limítrofe para a hiperêmese gravídica, doença diagnosticada no início da gravidez da princesa Kate Mid-dleton, esposa do príncipe inglês William (leia Saiba mais). Ela começou tomando níveis mais leves de um composto com dimenidrinato como princípio ativo. Mesmo agora ingerindo uma alta dosagem da substância, indicada pelo médico, a mãe de Ítalo não resolveu o problema. A solução poderia estar na ondansetrona, prescrita para enjoos provocados por quimioterapia e radioterapia, e pós-operatórios. A indicação, apoiada pela Febrasgo para casos do tipo, pode parecer um pouco assustadora, mas o remédio também pertence à categoria B, só que não provoca alterações no sistema nervoso central.


Precauções essenciais
Confira as recomendações alimentares para os quadros de náuseas e vômitos na gestação



  •      Beber pequenas quantidades de líquidos, várias vezes ao dia, principalmente água e sucos de frutas
  •       Adotar uma dieta fracionada: ingerir pequenas quantidades de alimentos com mais frequência (cada duas ou três horas) em vez de grandes refeições
  •      Evitar ficar com o estômago vazio: fazer lanches ligeiros entre as refeições
     
  1. Ao acordar, comer um biscoito seco, do tipo água e sal, antes de sair da cama
  •      Evitar alimentos gordurosos, condimentados ou picantes
  •      Evitar alimentos com cheiro que incomode
  •      Aproveitar ao máximo o melhor tempo do dia, ou seja, comer quando se sentir melhor ou sempre que sentir fome
  •      Deitar-se quando estiver enjoada


Fonte: Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)


Mal-estar persistente
A hiperêmese gravídica é quando as náuseas e os vômitos são persistentes, frequentes e, às vezes, intensos. Ou seja, não cedem facilmente aos tratamentos simples e progridem até causar distúrbios nutricionais e metabólicos, como a perda de peso acima de 4% do valor interior e a desidratação. Outras doenças que causam náuseas e vômitos, como a infecção urinária e a apendicite, precisam ser descartadas antes do diagnóstico definitivo. A hiperêmese gravídica tem uma incidência variável e que depende das condições socioeconômicas do local. É registrado um caso em cada 500 grávidas.

Congresso em BH
Belo Horizonte sedia esta semana o 6º Congresso Mineiro de Ginecologia e Obstetrícia. O evento, promovido pela Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), ocorre no Minascentro. Hoje, entre os vários temas de
debates médicos, estão o HPV (papiloma vírus humano), o parto seguro e a endometriose. 

Cuidados com os suplementos
Antes de lançarem as regras para o tratamento de náusea e vômito, os representantes da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) debateram com os participantes do 46º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia do Distrito Federal o consumo de diversos suplementos durante a gravidez, como o ácido fólico, o ômega 3 e a vitamina D. A bancária Dianne Andresa Oliveira dos Santos, de 25 anos, é uma das gestantes que seguem algumas dessas recomendações. Ela está no sétimo mês de gestação e, desde o início, toma um suplemento de ácido fólico, recomendado pelo obstetra. O ideal era que a ingestão tivesse sido iniciada antes da gravidez, mas Vitória chegou de surpresa. De acordo com uma normativa anterior da Febrasgo, o consumo de ácido fólico é indicado para prevenir dois defeitos de formação do tubo neural, que dará origem ao sistema nervoso central do bebê: a anencefalia (ausência parcial do encéfalo e da calota craniana) e a espinha bífida (formação anômala dos ossos da coluna vertebral).

A recomendação é que as mulheres que desejam ter filhos consumam 400 microgramas por dia de ácido fólico durante pelo menos um mês antes de engravidar e ao longo do primeiro trimestre de gestação, que é o período em que o tubo neural está em pleno desenvolvimento. “É feita uma norma porque ficaram comprovados problemas de proteção do bebê e que a mulher já deveria engravidar com uma quantidade reserva de ácido fólico para não haver risco. O que visamos são ações de promoção de saúde do bebê e que a mulher fique antenada quando vai procriar”, detalha o presidente da Febrasgo, Etelvino de Souza Trindade. Ele acredita que as recomendações são também uma forma de auxiliar a gestante a evitar intervenções mais agressivas no futuro, optando por ações padrão feitas de forma progressiva, como a suplementação.