Mulheres optam pela gravidez depois dos 35 anos no interior de São Paulo

Segundo alguns médicos, gestação tardia exige mais cuidados. 
Veja exemplos de mães que estão felizes com a opção.

Por G1 Bauru e Marília

 

Existe uma idade ideal para ser mãe? Do ponto de vista da ciência, sim. O corpo da mulher é especialmente preparado para gerar filhos até os 35 anos de idade. Mas, essa convenção vem mudando há tempos. Cada vez mais cresce o número de mulheres que adiam o sonho da maternidade e que só apontam vantagens por essa escolha.

É o caso da moradora de Bauru (SP) Celina Marta Côrrea teve a primeira e única filha aos 42 anos de idade. Foi uma gravidez programada. Ela, que é professora aposentada, conta que não tinha tempo para se dedicar a um filho. Por isso optou pela gravidez tardia.

“Eu programei para ter uma estabilidade na carreira. Tinha mestrado, doutorado. Deixei para depois dos 40. A princípio diziam que era arriscado, outros gostaram da ideia por eu ter uma maturidade, estabilidade. Foi maravilhosa a gravidez, eu não senti nada, tive um acompanhamento muito bom do meu médico, foi bem sossegado”, conta.

Para que não houvesse nenhum problema durante a gestação, Celina fez o pré-natal e seguiu à risca todas as orientações médicas. Hoje a filha dela é adolescente, está com 12 anos. E a grande diferença de idade não interfere nem um pouco na relação das duas. "Está sendo mais prazeroso agora do que se fosse antes, eu penso", completa.

Mas outros pontos precisam ser analisados antes de tomar a decisão de uma gravidez tardia. As possíveis consequências de saúde é um deles. Para muitas mulheres, o sonho da maternidade está sendo cada vez mais adiado não só por causa dos estudos, mas também pelo trabalho e pela vontade de se estabilizar financeiramente, mas segundoalguns médicos, engravidar após os 35 anos de idade pode ser um pouco arriscado.

Cuidados

Estudos revelam, por exemplo, que as chances de o bebê nascer com síndrome de down é três vezes maior quando a mãe está acima da idade. O médico especialista em partos de risco e explica que os ovários sofrem com a ação do tempo. Isso quer dizer que as chances de engravidar são menores em mulheres mais velhas.

“Os cuidados começam com o planejamento e o pré-natal. A idade interfere porque os ovários têm tempo de validade e vão sofrendo com a ação do tempo. A mulher pode preservar a fertilidade tendo uma vida saudável e fazendo acompanhamento. A opção para quem tem uma certa idade, seria a reprodução assistida”, explica o médico obstetra Eduardo Baischi. 

Mesmo assim, muitas arriscam. Na maternidade de Bauru, referência no Centro-Oeste Paulista, dos 330 partos que ocorreram desde o começo do ano, 10% foram de risco, em mulheres com mais de 35 anos. Apesar dos limites do corpo, quando a gravidez é bem sucedida, a satisfação junto à família acaba sendo um incentivo para uma nova gestação.

Depois de ter tido Felipe aos 37 anos de idade, agora Roseane Andrelo espera Bianca, aos 40. “Eu confio no médico e ele me orientou que meu estado físico não teria problema. A vantagem é de ter uma gestação planejada e depois a maturidade ajuda a ter paciência e a compreender melhor o que está acontecendo. Estou muito tranquila, assim como a do Felipe, sem problema nenhum”, afirma a professora.

 

“Passamos a ter uma vida mais centrada com o nascimento do primeiro filho, tiramos o pé do acelerador. A vida está bem mais tranquila, organizada e a vinda deste segundo filho que também foi planejada pra que ele tenha toda a estrutura”, completa o pai, Gilmar Dias.