MINHA GRAVIDEZ – Terceira Etapa.

 

3º Mês

Por Suhely Bueno.

                                                 

Mês em que ansiedade tomava conta de meu ser, pois era o neste período que iríamos contar aos familiares sobre a gravidez! Estava reciosa com a reação de cada um deles: Será que ficarão felizes? Será que acharão loucura? Será que será bem recebida a notícia...

Então, para esta mesma época agendei o novo ultrassom (US) e estava na expectativa de estar correndo tudo bem.

A gravidez é algo louco para controle emocional viu? Sempre, por qualquer razão, ou por simplesmente não poder ver o bebê, sempre ficamos preocupados se está correndo tudo bem e apenas o exame de ultrassom nos tranquiliza! Se pudéssemos teríamos um aparelho portátil conosco, tem até uns aí no mercado, mas acredito ser caro!!!!!

Assim fui fazer o exame de US translucência nucal (sobre este exame clique nos seguintes links: os-exames-de-ultrassom e ultrassom-trans.nucal), aquele que verifica se o bebê pode ou não apresentar anomalias, por isso aquele mix de medo, ansiedade e alegria por poder ver e ouvir novamente o bebê. Neste US há possibilidade de dizer o sexo do bebê, dependendo da posição do feto. No entanto, eu e meu marido tomamos a decisão de não querer saber o sexo, apenas quando nascesse... Loucura? Não, queria reservar a surpresa e emoção para o final! E assim fomos em frente com isso.

Assim que cheguei ao laboratório para fazer o exame já avise que não queria saber do sexo, apenas se estava tudo bem e ponto. E mais uma vez tudo ok com o bebê, que até o final da gestação, chamávamos de baby.

                      

                        Baby com 6,5 cm (ou 65mm) e com 152 bm - Meio serelepe, dava uns pulinhos aqui dentro na hora e mexia muito as mãozinhas - US com 12 smenanas e 5 dias

 

“Bebê no terceiro mês de gestação: Nesse período, compreendido entre a 9ª semana lunar e a 12ª, o embrião já possui aparência tipicamente humana. Inicialmente, ele mede mais ou menos 28 mm, e tem aproximadamente 3 g de massa. Ao fim da 12ª semana, ele já tem aproximados 61 mm, e 13 g.
A partir da 10ª semana, ele passará a ser considerado um feto, havendo o crescimento e a maturação das estruturas formadas durante o período embrionário. É também nessa fase que se inicia o desenvolvimento de sua genitália, e o processo de ossificação.
Sua cabeça ainda é bem maior que o corpo, assim como os membros superiores em relação aos inferiores. As pálpebras não são mais transparentes, e passam a cobrir os olhos completamente. Pescoço, mãos, pés, dedos e orelhas estão bem diferenciados; e sua “cauda”, ainda presente no início do terceiro mês, diminui bastante, e depois deixa de estar ali. Os mamilos e folículos pilosos começam a se desenvolver. O sistema nervoso se aperfeiçoa cada vez mais. O feto ganha um enorme número de neurônios, a cada minuto; e a cada dia apura mais seus cinco sentidos. O coração está todo formado. Além disso, ele já se move, mas sutilmente; e seus rins já funcionam.”
(Fonte: https://www.brasilescola.com)

 

Naquela altura, os sintomas que estava apresentando eram:

·         Acumulando gordura em algumas partes do corpo – barriguinha de grávida ainda não havia aparecido;

·         Seios pesados e maiores;

·         Mamilos sensíveis;

·         Aumento da frequência urinária -  principalmente a noite;

·         Leves dores nas costas;

·         Irritabilidade e impaciência;

·         Ansiedade;

·         Aumento da fome e vontade de comer.

·         Gases;

·         Sonolência;

·         Mal estar;

·         Boca seca;

·         Nariz congestionado;

·         Cólicas;

·         Pressão no baixo ventre;

·         Leves dores de cabeça;

·         Estômago fisicamente estufadinho (mais alto);

·         Calças ainda servindo, blusinhas perdendo pouco a pouco;

·         Cabelos mais volumosos e brilhantes;

·         Azia esporádica, conforme o que comia;

 

            Foto  -  11 semanas de gestação

                                                                                      foto foi tirada com 11 semanas de gestação

 

Como pode estar a mamãe: “Quanto à mãe, suas mamas crescem consideravelmente, e se apresentam mais sensíveis. Os mamilos também podem sofrer modificações, como o aumento do diâmetro e surgimento de grânulos na aréola. A cintura se torna menos definida e, a partir desse mês, a gestante tende a engordar cerca de um quilo a cada quatro semanas.

Os enjoos, em muitos casos, ainda se manifestam nessa fase, e as gengivas podem se apresentar doloridas. As flutuações de humor, assim como as dores de cabeça, tendem a se acentuar.

Algumas veias, como as da barriga, mamas e pernas tendem a ficarem mais visíveis em virtude do aumento do volume sanguíneo. Alguns profissionais acreditam que, pelo mesmo motivo, em algumas mulheres, cabelos e unhas podem crescer/engrossar nessa época.” (Fonte: https://www.brasilescola.com)

 

Então com os três meses completos, foi dada a noticia aos familiares, para ser mais exata dia 16/06/2012 (Sobre como contei aos meu familiares clique no link a seguir: a revelação).

 

Mais informações sobre sintomas de gravidez clique no link abaixo

gravidez-e-seus-sintomas

E também nosso canal de vídeos.

 

 

...

CONTINUA

 

AMANHÃ 4º MÊS DE GESTAÇÃO.