MINHA GRAVIDEZ - Sétima Etapa

Bem vindas ao 3º Trimestre - Últimos meses dessa maravilhosa viagem chamada gravidez!

7º Mês.

Por Suhely Bueno.

Sétimo mês chegou e com ele e a luta por uma nova casa continua, quando achava que iria dar certo havia algo de impeditivo e meu estresse e tensão, por conta disso, só aumentava, por mais que tentasse evitar por conta do bebê era complicado.

Bem, mesmo não tendo fechado uma casa para nós acabamos por comprar os móveis do quarto do bebê, as medidas mais básicas possíveis, afinal não sabíamos o tamanho que seria o quarto, portanto compramos o berço, a cômoda e a poltrona de amamentação e pedimos para entregar somente após nos mudarmos. Outra coisa que procurei já me adiantar, mesmo não tendo fechado nenhuma casa, era com a mudança, fui aproveitando que não mais cabia em algumas roupas e fui guardando todas em malas, assim como as roupinhas que já havia comprado do baby: lavei, passei e guardei! – Existem muito produtos específicos no mercado para a lavagem das roupas do bebê, um que experimentei e até hoje uso chama-se VIDA MACIA (tem amaciante e sabão líquido para as roupinhas delicadas dos nossos filhos – veja no site: https://casakm.com.br/site/produtos/index.asp?codLinha=9)

Quais as conseqüências do stress para a gestante e o bebê?

Carlos Czeresnia: Já existem estudos mostrando que um camundongo fêmea sobre situações de stress, como restrição alimentar, barulho e excesso de luminosidade, tende a produzir menos filhotes do que o animal que teve condições mais tranquilas. Na espécie humana também há consequências. Trabalhos clássicos apontaram incidência maior de partos prematuros e bebês de baixo peso entre enfermeiras americanas submetidas a um regime de trabalho pesado. O stress libera hormônios que contraem o útero e diminuem a vascularização. Sobre estresse, você come pior, sua digestão é pior, a absorção de nutrientes é pior, a vulnerabilidade a infecções é maior. Se a gestante leva uma vida estressante, são maiores os riscos de ter problemas como hipertensão e infecções. Na gestação, defendo uma política de redução de stress - seja o stress digestivo, evitando alimentos pesados, seja o do trabalho... “Até amigas que vêm com conversas depressivas e filmes tristes eu sugiro evitar nessa fase.” (https://bebe.abril.com.br)

 

Chegou agora também a fase dos preparativos para o chá de bebê. Uma dica: para quem tem habilidades artesanais ou for prendada e logicamente tiver tempo para isso poderá confeccionar algumas coisas do chá de bebê, como por exemplo, lembrancinhas, enfeites para a festinha assim ajuda a economizar. Outro ponto importante é se já estiver escolhido a madrinha do seu bebê: ela poderá lhe ajudar com os preparativos e principalmente na parte de convidados e convites, caso contrário a futura vovó poderá ser seu alicerce para isso, ou mesmo a sogra, uma amiga, prima!!

“Geralmente o chá de bebê fica por conta de qualquer outra pessoa que não os próprios pais, embora não haja regra fixa sobre isso. O mais comum é que um parente, uma amiga ou uma colega de trabalho bem próxima se mobilizem para organizar o evento por e para você. 

Se você tem muita vontade de ter um chá de bebê e ninguém está se voluntariando, que tal pedir para a vovó (ou uma irmã, ou uma prima) fazer as honras dos convites? Prepare uma lista das amigas para convidar e peça para ela mandar. Depois você mesma pode organizar o resto da festa do seu jeito, de acordo com o seu orçamento.” (
https://brasil.babycenter.com)
 

No meu caso o envolvimento maior e essencial para todo preparativo, desde decoração, confecção de lembrancinhas, comes e bebês ficou por conta de minha mãe e duas grandes amigas dela, o único trabalho que tive foi de convidar, mas isso acabou sendo simples, afinal na era das redes sociais, o Facebook se torna uma ótima ferramenta. Tive também ajuda de minha cunhada (a madrinha) para a confecção do convite virtual! Dessa forma bastava também decidir a data, pois estava programando do chá de bebê acontecer em São Paulo, onde a maioria das convidadas mora. Optei por não querer fazer brincadeira (algo optativo), e ficar algo mais como uma reunião de pessoas queridas, amigas para ver meu barrigão e presentear o bebê que estava chegando e a futura mamãe, jogar conversa fora, distrair.  Então deixei pré-agendado para o 8º mês de gestação, mas precisamente 27/10/2012! 

 

NOTA: Recomendo para as futuras mamães que estão enfrentando uma gestação delicada, ou mesmo de gêmeos, ou trigêmeos que adiantem um pouco essa reunião, pois apesar de muito gostosa e divertida ela pode ser um tanto cansativa. Tente se programar para realizar esse evento entre o 6º e o 7º mês!!

 

“O chá de bebê acaba sendo uma boa distração para aquela ansiedade mais no finzinho da gravidez, quando parece que os dias demoram anos para passar. Além do mais, nada como um chá de bebê com a presença da mamãe de barrigão bem grande para aumentar a torcida da contagem regressiva para o grande dia. 

Mas procure marcar a data antes das 37 semanas de gravidez para não correr o risco de o bebê chegar antes da festa. 

Ao escolher uma data, converse com as avós e as pessoas mais chegadas para ter certeza de que elas não têm compromissos no mesmo dia. Nada mais chato do que planejar uma comemoração e metade dos convidados não aparecer por algum motivo. 

(https://brasil.babycenter.com)

 

Quanto à lista de presentes para o chá é muito pessoal, pois depende o que você já comprou até então, por isso é importante ter em mente o que já possui e o que falta de essencial (como prioridade) e o que gostaria de ganhar. Assim como, se você já tiver feito o “SRº ENXOVAL” por conta própria o que pode fazer é um chá de fraldas (incluindo até mesmo lenços umedecidos e pomada antiassadura), lembrando que deve sim colocar sua preferência de marcas, mesmo correndo o risco do bebê não se adaptar a X ou a Y. Outra opção para quem já tem seu enxoval completo é fazer o chá de bodys, onde as suas convidadas dão de presentes bodies personalizados!

Assim que definir o tipo de chá que irá fazer procure, junto com a pessoa que irá organizar, o tema que gostaria da festinha: Princesas, festa junina, marinheiro, fadas, algum personagem de desenho, flores, ursinhos de pelúcia, algum animal – coruja, leão ou mistura de vários animais - ou mesmo apenas uma cor -  amarelo, azul, verde, rosa. Isso vai ajudar não apenas na decoração, mas também nas lembrancinhas -  podendo ser feita por você, ou encomendada por muitas empresas - sugestões via facebook tem: LadybirdAtelier

 

“Lembrancinhas: Não é obrigatório, mas já que a convidada foi até sua casa e levou um presente, é sempre educado retribuir com uma lembrancinha. Evite “bobeirinhas” com o nome do seu filho impresso, por mais fofo que seja sempre irão para no fundo da gaveta ou lata do lixo. Pense em lembrancinhas comestíveis como um cupcake, uma latinha de cookies, biscoitos decorados. Ou em algo que seja útil”. (https://blog.baby.com.br)

 

Na hora do convite, como sugestão tem os convites virtuais que podem ser feitos com base no tema e serem enviados por email ou alguma ferramenta de rede social e, para aquelas pessoas que não tem hábito de suar a internet, envie os convites!  Nele deve informar a data, hora (de início e término), local, seu nome, o do pai é opcional, e do bebê. Para as mamães que optaram por fazer chá de fraldas indique no convite a marca que gostaria, caso você optou por ganhar itens para seu enxoval uma ideia é fazer o cadastro em alguma (s) loja (s) com a lista de presentes, a pessoa não é obrigada a comprar nessas lojas, mas terá como saber o que você está, de fato, precisando, podendo acessar tal lista via internet mesmo (como muitas lojas fazem hoje), tendo escolhido por isso deve ser colocado no convite!

Este foi o meu convite virtual

 

Se ficar por sua conta os comes e bebes é importante solicitar que as convidadas confirmem a presença com certa antecipação -  isso, entã,o deverá estar descriminado no convite (para se programar com relação à quantidade -  procure coisas prática para servir, caso contrate alguém para isso o leque e mais variado), mas se está com orçamento lá embaixo uma sugestão é que cada convidada leve um prato de doce ou salgado (para equilibrar estipule no convite quem vai levar o doce ou salgado, mas as bebidas, devem ser por sua conta!!)

 

“Dentre os salgados, você pode ser basear nos itens abaixo e escolher o que oferecer a seus convidados:

·         Sanduíche de metro;

·         Salgadinhos, coxinhas e demais itens;

·         Torta salgada;

·         Canoas de massa folhada recheadas com maionese de frango, atum ou outra de sua preferência;

·         Mini sanduíche de carne louca ou patê de atum;

·         Pipoca de microondas;

·          Trio de patês;

·         Canapés.

 

Dentre os doces que são mais simples você pode optar por incluir no cardápio do chá de bebe: mousse de maracujá em grande quantia, brigadeiro caseiro ou encomendado, trufas, bolos, pirulitos como lembrancinha, gelatina dentre outros. Uma dica bastante importante é calcular o que será servido de acordo com o número de convidados, para desta forma a comida oferecida deve estar de acordo com a demanda dos convidados.

Essas são apenas algumas sugestões do que servir no chá de bebê, se você tem algum item que goste e que saiba que a maioria dos convidados vão gostar, pode incluir sem medo em seu cardápio do chá de bebê, o importante é ter uma boa variedade para caso alguém não goste de um item, ter várias opções.( https://chadebebe.net)

 

Hoje é muito usual fazer um chá de bebê, ou de fraldas onde homens também participam, mas isso é uma escolha pessoal  da cada uma, mas é super válido também, desde que procure na festa manter um ambiente em que todos se sintam confortáveis e participativos, independente de ter a estigma de festinha só de mulher, que aliás isso está caindo por terra!

 

“Quem deve ser convidado para o chá de bebê?

Tudo depende do formato do chá de bebê. Hoje em dia, as opções incluem chá só de mulheres, chá incluindo os maridos e outras crianças, festa separada para amigos e outra só de família, festa somente na empresa. 

Se as pessoas próximas a você querem fazer mais de um chá de bebê, não há problema algum, contanto que os convidados sejam mesmo diferentes, para evitar aquela sensação de que seu intuito é acumular muitos presentes. 

Avós, irmãs e melhores amigas podem, sem dúvida, participar de todos, mas não deixe de ressaltar que o que vale é a presença e não o presente. 

(https://brasil.babycenter.com)

 

Então arregace as mangas comece a pensar no chá de bebê, programar e organizar, caso não tenha feito isso ainda.

 

Já neste período da gestação meus sintomas se resumiam:

·         Estresse e tensão (por conta da busca pela casa a tempo do bebê chegar);

·         Retenção de líquidos e consequentemente inchaços, mas apenas nas pernas e pés e ligeiramente nas mãos;

·         Pés doloridos;

·         Aumento considerável das medidas da cintura, quadril e seios;

·         Humor oscilante;

·         Fome aumenta durante a noite, mas comendo salada e frutas bem geladinhas;

·         Mexidas mais fortes e constantes do bebê.

·         Pressão nas costelas quando fico muito tempo sentada;

·         Umbigo raso, mas não saltado;

·         Dores de cabeça;

·         Barriguinha deixou de ser barriguinha e virou BARRIGÃO.

Eu com 28 semanas e 5 dias de gestação

 

 

“Mamãe no 7º mês: Pode apresentar dores nas costas, falta de ar, sensibilidade e/ou secura nos olhos, alergias, e problemas gastrointestinais em virtude da compressão do útero sobre o intestino e o afrouxamento da musculatura desta estrutura. Ela também pode ter câimbras, provocadas geralmente pela carência de ferro. Além disso, nessa fase ela tende a se apresentar mais inchada, e com os seios significantemente maiores (liberando colostro); e as estrias tendem a surgir – podendo ser prevenidas hidratando bem o corpo e a pele.Corrimentos vaginais são comuns, assim como incontinência urinária. Isso aumenta as chances de infecções, que têm prurido e aumento do número de micções como sintomas clássicos.

Como os hormônios da gravidez podem dificultar a produção e utilização de insulina, existe o risco de a gestante adquirir um quadro de diabetes. Assim, nesse período, é prudente que a gestante faça um teste de glicemia, a fim de checar os níveis de glicose no sangue.
Ao final desse mês, em algumas gestantes surge uma linha negra, que vai do umbigo até os pelos pubianos. Ela tende a desaparecer em até um ano depois do parto.
Na 28ª semana, caso a gestante seja Rh negativo, é importante que ela receba uma injeção de imunoglobulina Rh, a fim de prevenir a eritroblastose fetal nesta e em futuras gestações, caso se trate de bebê Rh positivo.”
(https://www.brasilescola.com)

 

Neste mês aproveitamos que tínhamos um casório para ir em São Paulo e agendamos a US 3D -  que super recomendo fazer também; Muitos planos de saúde não cobrem, por isso pesquise os laborátorios próximos a sua residencia e os preços. Eu mesmo pesquisei na época e os valores variavam de R$120,00 a R$400,00 e procurem fazer esse exame até, no máximo, 0 31ª semana (tem até laboratórios que deixam de fazer o exame se sabem que você está com mais de 31 semanas), pois com o avanço da gestação o espaço do bebê fica cada vez menor e menor e por conta disso dificilmente obterá posição favorável para ver o rostinho do bebê, afinal provavelmente ele vai estar todo encolhido, com braço, ou qualquer outra parte do corpo no rosto e a ideia do 3D é ver como é o rostinho!

 

Bebê então super bem na foto, apesar de ficar escondendo o rostinho estava muito bem de saúde em seus 36,4cm e pesando 1180gramas (1kg e 180g) -  tempo de gestação: 28semanas e 1 dia.
 

Ultrassom 3D com 28 semanas e 1 dia

 

 

“Nesse período o bebê passa a maior parte do tempo acordado. Nessa fase, seu corpo cresce mais que a cabeça, tornando corpo e membros proporcionais. O bebê inicia essa fase com aproximadamente 700 gramas, encerrando com 1250 gramas, e cerca de 30 centímetros.

Ele se apresenta rosado, em virtude da formação dos capilares sanguíneos; com a pele bem fina, e começa a engordar. As mãos já estão bem formadas, e podem abrir e fechar. Como o cérebro e as terminações nervosas estão relativamente desenvolvidos, assim como o sistema imunológico, ele também já é capaz de ter sensações táteis, ouvir e perceber a luz. Falando nisso, seus olhos já estão completamente desenvolvidos e, nesse mês, já poderão ser abertos e fechados.

Como as narinas já se apresentam abertas, e os pulmões se desenvolvem significantemente; o bebê é capaz de respirar pelo nariz, caso nasça prematuramente. No caso dos meninos, é nesse período em que os testículos costumam descer.” (https://www.brasilescola.com)

 

 

Futuras mamães aproveite essa última fase da gestação e façam um Book de gravidinha junto com o maridão... Uma ótima recordação. Infelizmente acabei protelando e protelando em fazer, fora a preocupação com relação à casa que deixei e passou. Não façam isso, se tiverem condições faça um álbum bem legal!!!

 

... 

CONTINUA