MINHA GRAVIDEZ – Segunda Etapa.

2º Mês

Por Suhely Bueno

Foto -  Comparativos de 1 mês de gestação, 6 semanas e 8 semanas respectivamente

 

Nesta fase minha felicidade só crescia, junto com meu bebê.
Neste mês fui realizar o primeiro exame em que poderia verificar como tudo estava transcorrendo até o momento, por isso sentia certo medo: Será que está tudo bem MESMO?

 

INFORMAÇÃO ULTRASSOM clique: OS EXAMES DE ULTRASSOM - Pré Natal

 

Então, dia 08/05/2012 fui fazer o primeiro Ultrassom (US). Em princípio não entendia nada o que estava naquele monitor, mas a médica, superatenciosa, foi descrevendo e explicando tudo.

Acho importante que os médicos que realizam tal exame sejam sempre atenciosos, pacienciosos com as futuras mamães, afinal apenas enxergamos um borrão na tela!

Quando nos damos conta de que ali, aquele borrão mais fortinho, com forma de feijão é seu bebê (não mais apenas um zigoto, mas já um embrião) começa então a cair à ficha... E na hora, então, que escutamos o coração... Nossa... Sem palavras!! E foi exatamente como me senti. Meu marido, que me acompanhou ficou sem reação, todo bobo!

“Segundo mês de gestação o zigoto passa a ser chamado de embrião. Ele passa por rápido desenvolvimento celular, apresentando inicialmente cerca de 1 centímetro de comprimento, encerrando essa fase com aproximadamente 17 centímetros; quando seu corpo se apresenta mais ereto e alongado.
É nesse intervalo de tempo que seus membros, pés, mãos e dedos se desenvolvem, e também quando o coração, já com as quatro cavidades, inicia a execução de sístoles e diástoles sucessivas, dando início à circulação sanguínea. As veias são bem visíveis, já que sua pele é bastante fina e ligeiramente transparente.
É também aqui que as características da face começam a surgir, o esqueleto inicia seu desenvolvimento, assim como os músculos e outros sistemas corporais; e o tubo neural se fecha completamente.
Os olhos também se formam, mas sem apresentar íris e, tampouco, pálpebras. Além deles, as orelhas e a boca, e também a placenta e o cordão umbilical, já são visíveis no feto. Ele também começa a se movimentar, sutilmente.”
(Fonte: https://www.brasilescola.com)

 

Assim, com exame feito, constatei que estava tudo bem, embrião, saco gestacional... Tudo dentro dos conformes. Aquela preocupação anterior, então, simplesmente virou pura alegria.

Nesta fase podem surgir novos sintomas. No meu caso:

·         Seios hiperdoloridos - achar posição para dormir está sendo um sacrifício;

·         Seios inchados, cada dia mais, algumas blusas estão ficando apertadas;

·         Mamilos escurecidos e auréolas maiores;

·         Cólicas e sensação de estiramento, como se algo estivesse esticando aqui dentro do útero - com esforço físico ela fica mais intensa;

·         Mal estar, bem leve;

·         Queimação e azia dependendo o que como;

·         Idas ao banheiro para fazer xixi em média 4 vezes durante a noite, durante o dia nem tanto;

·         Boca seca;

·         Muita sede;

·         Nariz congestionado;

·         Irritabilidade e impaciente;

·         Fome fora de hora - sensação de ter um buraco no estômago;

·         Gases;

·         Sonolência

 

“Quanto à mãe... sintomas: aumento significativo das mamas, cintura menos definida, micção frequente, alterações gastrointestinais (inclusive enjoos), provocados, salivação excessiva, cansaço, sonolência e maior emotividade. Além deles, a gestante pode perceber que suas unhas ficam mais resistentes e o olfato, mais apurado. Ela também pode sentir desejo por alimentos inusitados, assim como repulsa a alguns e também a determinados cheiros.
Os mamilos tendem a escurecer, e as gengivas se tornam mais sensíveis. Há também a possibilidade de surgirem manchas nas unhas, e espinhas na pele, em virtude das alterações hormonais.
Finalmente, apesar de o crescimento do abdome não ser bem perceptível, principalmente se tratar de uma primeira gravidez; a gestante pode sentir dores na região inferior do
abdome, relacionadas ao crescimento e/ou contração do útero.” (Fonte: https://www.brasilescola.com)

...
CONTINUA

Amanhã 3º mês!