MINHA GRAVIDEZ - Sexta Etapa

Antes de iniciar o sexto mês gostaria de dizer a todas as mamães para curtirem ao máximo toda gestação, mesmo que tenha certos sintomas chatos e que possam incomodar, pois passa muito rápido e aquela barriguinha deixará saudades, aquela sensação do bebê se mexendo dentro de você fará falta, então aproveita semana a semana, dia a dia desta fase tão única e maravilhosa na vida de uma mulher.

6º Mês

Por Suhely Bueno.

Seis meses já se passaram, seis meses maravilhosos e nesta fase sentir o bebê é o máximo, os chutes, os empurrões, os socos, as cabeçadas... Sensação indescritível... E quando começa aquela boa mexida em que o bebê fica numa posição que sua barriga fica torta e você procura saber o que é o que ali dentro: SENSACIONAL!

 Converse muito com o bebê nesta fase, além de ser um estímulo maravilhoso para o bebê, também é uma forma de criar vínculo, fortalecer os laços da mãe e do bebê e não deixe de fora o papai babão, o faça participar, conversar com o bebê, acariciar sua barriga, cantar para ele: esta é uma forma de o homem também ser participativo durante a gestação!

Neste momento você pode começar a pensar em ajeitar o quartinho do bebê: Pense num tema (floresta, carrinhos, avião, flores, borboleta, fadas, ursinhos, marinheiro, algum desenho animado, ou mesmo relacionado a alguma cor: azul, rosa, amarelo, verde, lilás), mas lembre-se: não exagere nas cores- muitas cores e/ou cores muito fortes. O bebê logo que chega a casa precisa de algo confortante e não estimulante!

Se for pintar o quarto do bebê use tons pasteis e pode fazer uso de papel de parede, adesivos decorativos, mas repito não exagere, não carregue muito. Os itens estimulantes/carregados e até mesmo cansativos poderão ser usados em outra fase do bebê e/ou através de outros elementos decorativos - almofadas, abajur, adesivo decorativo, enfentes de cortina (pingente de cortina), quadros, prateleiras, etc!

Basicamente o que precisará para ajeitar e decorar o quartinho do seu bebê:

·         Definir a cor: mais uma vez procure tons pastéis ou neutras;

·         Definir o tema do quarto: Isso ajudará com os elementos decorativos que quiser usar;

·         Papel de parede ou adesivo decorativo (baseados no tema escolhido);

·         Cortina: para não errar procure cor neutra, mas que tenha um elemento importante blackout. Caso escolha cor neutra pode enfeitar com pingentes de cortina, poderá usar cores de tons diferentes que harmonizem com a cor da parede, por exemplo, ou que tenha a ver com o tema escolhido;

·         Abajur: pode ser do tema que escolheu, ou cores que combinam com a cor dos móveis e/ou parede;

·         Berço: O modelo vai muito de gosto, mas verifique se tem certificação da ABNT e do INMETRO - deve ter altura regulável, com colchão de espuma de densidade 18 - D18 – as grades do berço devem variar entre si de quatro cm a seis cm, se o berço tiver rodas veja se possui travas -  mais informações acessem: berco_seguro). Não se esqueçam do mosqueteiro do berço!
Outro ponto importante: existem berços que possibilitam o uso depois que o bebê não mais precisará de um, transformando-se numa caminha (que poderá usar até os sete anos) e até mesmo outros móveis - eu mesma optei por um destes!!!

·         Cômoda: além de ser um elemento prático para as roupas sempre a mão ela também poderá servir de trocador e se for essa a intenção verifique o tamanho da mesma para que isso seja possível e não esquecer que, sendo trocado também, deve ter espaço para os itens básicos na hora da troca do bebê – potinho para algodão, cotonetes,  lenços umedecidos, escovinha de cabelo, o trocador impermeável, pomadas, garrafinha térmica para água, ou uma pote pequeno para a água, local para as fraldas, perfume/cremes, álcool...). Conforme o bebê vai crescendo, a cômoda não será mais possível de usar como trocador, neste caso é substituído pelo próprio berço;

·         Armário: Inicialmente ele não é essencial, pela quantidade de roupa a cômoda vai bastar, mas se já quer deixar o quarto com um procure os que fazem parte da decoração do berço e da cômoda escolhida, ou então, se tiver condições, faça de móvel planejado, ainda mais se quer algo durável e que poderá ser usado ao longo de muitos anos;

NOTA: Não deixem de atentar para o espaço que possui no quarto, para que não fique tudo muito apertado, amontoado, dificultando acesso, ou mesmo sair comprando e depois ver que não caberá!

·         Lixeira: essa lixeira deve estar estrategicamente ao lado da cômoda.

·         Kit berço: são aqueles protetores almofadados que ficam nas laterais e extremidade do berço - se achar com o tema escolhido, ótimo, se não procure com as cores da parede, ou com o papel de parede ou adesivos, ou mesmo aqueles neutros, ou com cores bem definidas conforme o sexo do bebê. Esse kit geralmente vem acompanhado de edredom, kit roupa de cama, mosqueteiro e até o trocador.

·         Cadeira de balanço/poltrona de amamentação: particularmente este item é essencial, mas antes de escolher pela capa, sente, experimente, veja se sentirá bem com as de balanço, ou fixa e se sente confortável;

·         Tapetes: compre de cores neutras, ou que seja relacionado ao tema escolhido, mas verifique se são antialérgicos.

Para essa parte de decorar o quartinho apesar da facilidade que possuo, por ser arquiteta e urbanista, tive que deixar de lado, por momento, pois ainda estávamos em busca de uma nova casa o que vinha me deixando um tanto quanto frustrada!! Então essa parte gostosa: comprar e decorar o quarto ficaram mais para frente!

Se quiser podem também aproveitar a fase de compras e já montar o enxoval básico do bebê -  dicas acesse: lista-geral-de-enxoval  e também no canal de vídeos em noss site!

Neste mês foi também o mês do exame de ultrassom morfológico (mais informação acesse: os-exames-de-ultrassom-pre-natal ) E para variar a emoção sempre indescritível de poder ver e ouvir o bebê e o principal saber que estava tudo bem com ele com seus 27cm e 470g – IMPORTANTE: não deixem de levar CD/DVD para gravar as imagens e vídeos feitas pela US, uma recordação muito boa!

US com 22 semanas e 5 dias

 

"Neste momento ele pode estar medindo 21 cm de comprimento e pesando aproximadamente 540 gramas.

Apesar do seu bebê permanecer a maior parte do tempo parado dentro da sua barriga, ele está trabalhando a todo momento, e logo ele estará preparado para viver fora do seu útero.

Nesta semana o seu bebê ainda se encontra com a pele enrugada. No entanto, ele já está começando a desenvolver uma camada de gordura por todo o corpo, que fará com que a pele dele fique normal e que também vai ajudar a protege-lo do frio quando ele estiver fora do útero.

Devido ao rápido crescimento do seu bebê , o espaço uterino que ele ocupa provavelmente ficará um pouco mais apertado , e certamente a sua barriga ficará um pouco maior.

Logo os pulmões do seu bebê começarão a produzir uma substância conhecida por surfactante. Esta substância permitirá que o seu bebê respire fora do útero.

As atividades do seu bebê  é bem maior do que nas semanas anteriores. É provável que durante esta semana o seu bebê comece a dar cambalhotas, chutes e socos com mais freqüência.

O seu bebê também já pode ouvir praticamente tudo o que você e as pessoas que estão em sua volta falam. Se você já escolheu o nome do seu bebê, essa é uma boa hora para acostumá-lo a ser chamado pelo nome." (https://www.semanaasemana.com.br)

 

Mexidas do bebê: De noite aqueles tremeliques aqui dentro... Parece que fazia o uma festa, sentia mais quando ficava deitada de lado... Durante o dia ficava (baby) todo esperto entre 12:00 e 14:30, depois relaxava e voltava as estripulias no final da tarde, lá pelas 17:30 até a hora de dormir (dele dormir, não eu) e logo pela manhã (7:20/8:00) parecia estava se espreguiçando querendo dizer: acorrrrrdeiiiiii, então acorda também!!

Então, tirando o estresse e a frustração, está tudo caminhado super bem e os sintomas que vinha sentido neste mês eram:

·         Cansaço e falta de ar  - por conta de sobe e desce da escada do prédio onde morava -  3º andar!!!!;

·         Irritabilidade, estresse, ansiedade;

·         Dores nas costas -  não conseguia ficar muito tempo sentada, ou muito tempo em pé, sempre alternando e dores nas pernas;

·         Leves cólicas;

·         Dificuldade em agachar e levantar;

·         Vontade de comer coisas doces;

·         Pressão no estômago -  por conta do aumento do útero /bebê;

·         Aumento de peso – total, até o momento, 7kg;

·         Mamilos sensíveis;

·         Idas frequentes ao banheiro;

·         Leve pressão no baixo ventre;

·         Apetite diminuiu;

·         Humor oscilante;

·         Pele ressecada: pernas, braços e rosto;

·         Olhos ressecados -  ruim para usar a lente de contato por muito tempo;

·         Pés inchando e mães levemente;

·         Início das falsas contrações, chamadas de CONTRAÇÕES DE BRAXTON -  mais informações acesse: CONTRAÇÕES

Durante esse período tive um sustinho: leve sangramento que fez com que fossemos ao PS da maternidade, mas constatou que estava tudo bem e o que ocasionou o sangramento momentâneo foi uma pequena feridinha no colo do útero chamado ectopia -mais informações acesse: sangramento-e-gravidez

Foto com 24 semanas e 1 dia e 25 semanas

 

"Se o seu umbigo saltou para fora, bem-vinda ao clube. Muitas mulheres quando engravidam ficam com o umbigo saltado para fora. No entanto, você não precisa se preocupar, pois quando o seu bebê nascer, o seu umbigo voltará ao normal.

Você também pode começar a notar um aperto no seu útero ou no abdômen. Elas também são chamadas de contrações de Braxton ou Braxton Hicks. Você não deve ficar preocupada com essas contrações, pois eles são normais nessa fase da gestação. Elas acontecem devido ao seu útero estar se exercitando e se preparando para as contrações verdadeiras de trabalho de parto.

Dia após dia você pode sentir mais dificuldades para dormir devido a incomodações tais como ansiedade, azia, micção freqüente, cãibras e desconforto. Mas, tendo o repouso adequado e seguindo as recomendações que o seu médico lhe receitou, certamente você se sentirá melhor. (https://www.semanaasemana.com.br)

 

 

No mais tudo bem e que seja bem vinda o 7º mês...

 

...
 

CONTINUA