MINHA GRAVIDEZ - Quarta Etapa

Primeiramente desculpe por não ter postado ontem aqui em nosso blog, como sou marinheira de primeira viagem em construção de site fui pegar umas dicas e tentar coloca-las em prática para melhorar o visual de nosso site.

Enfim, voltemos ao que interessa...

4º Mês

Por Suhely Bueno.

Com o fim daquela ansiedade estava mais leve. Neste período fui viajar com minha mãe... Relaxamos muito juntas, curtimos muito.

 

“O Bebê com 4 meses de gestação: Geralmente, é nessa fase, entre a semana 12 e 17, que se consegue saber se você terá uma menina ou um menino. Os meninos são mais fáceis de identificar, já as meninas podem demorar um pouco mais. A posição em que o bebê está também pode atrapalhar e te fazer esperar um pouco mais. Enquanto isso, os sintomas da gravidez e as curvas novas do seu corpo ficam cada vez mais evidentes. No quarto mês, as pálpebras, o pescoço, as cordas vocais, a laringe, o esqueleto e muitos dos seus órgãos internos do feto já estão quase completamente formados. Ele já consegue fechar as mãos e os dedos já começam a apresentar as impressões digitais. O lanugo, que é uma penugem que protege   corpo ,  surge, junto com as sobrancelhas e o cabelo. As bochechas e a ponta do nariz já começam a aparecer.

O órgão genital começa a fica evidente, fazendo com que seja possível identificar o sexo do bebê. Ele consegue controlar muitos de seus músculos voluntários por causa deles feto já soluça. Nessa fase, ele também passa a ser  capaz  de apresentar diversas expressões faciais e se tornar mais receptivo aos estímulos externos, como os luminosos e os sonoros.(https://www.gestacaobebe.com.br)


A viagem que fizemos durou 20 dias e foi uma viagem de avião (sobre viajar de avião estando grávida clique no link GRAVIDA E  AVIÃO).
Aproveitamos e fizemos algumas comprinhas para o Baby: roupinhas cores neutras, bolsa de viagem, babá eletrônica (detalhe esta foi uma das melhores aquisições e recomendo a todas -  a minha é aquela que tem vídeo também!!) e mamadeiras. Quanto as roupinhas fiquei apenas com as de tamanho RN e P. Confesso que fazer compras para nosso bebê é uma terapia, uma delícia, mesmo que o orçamento venha ser curto, mas esses momentos  são gostosos!!!

Nesta fase da gravidez muitos sintomas dos três primeiros meses podem amenizar  ou mesmo sumir, no entanto, também pode surgir outros. Eu estava com os seguintes sintomas:

 

·         Acumulando gordura em algumas partes do corpo – barriguinha de grávida começou a dar as caras (bem leve) com 15 semanas e já comecei a perder algumas roupas;

·         Seios maiores;

·         Manchas de pele apenas nos seios;

·         Aumento da frequência urinária;

·         Aumento da fome e vontade de comer.

·         Gases;

·         Sonolência;

·         Leve Inchaço nós pés, por conta do calor;

·         Fisgadas leves no ventre;

·         Pressão no baixo ventre;

·         Estômago fisicamente estufadinho (mais alto) e rígido;

·         Prisão de ventre;

·         Acostumando a dormir de lado, por conta da barriguinha;

·         Nariz seco e muita sede;

 

“Quanto à mãe, aparecem alguns grânulos nos mamilos, mais especificamente na auréola, denominados tubérculos de Montgomeri. Eles (mamilos) se apresentam mais escurecidos; e as mamas, consideravelmente maiores. É nesse período que o colostro, substância rica em nutrientes e anticorpos, costuma ser formado. No que diz respeito ao tamanho da barriga, ele é variável. Pode ser que ela já esteja acentuada, ou não. No entanto, nessas semanas, ela costuma crescer com maior rapidez e, por esse motivo, o abdome pode ficar dolorido. A mulher engorda um pouco mais. Em contrapartida, sua irritabilidade diminui, assim como os enjoos; e a libido tende a retornar. Os músculos e as articulações ficam mais relaxados, graças à ação de um hormônio de nome sugestivo: a relaxina. Corrimentos (leucorreia) são comuns, mas precisam ser analisados pelo ginecologista. Outros sintomas que podem incomodar são: salivação excessiva, aceleramento cardíaco, coceira na pele, congestão nasal e, em alguns casos, sangramento do nariz. Todos eles são perfeitamente normais. (https://www.brasilescola.com)

Foto -  14 e 15 semanas

 

Já no final deste mês aproveitei e fiz umas compras de roupinhas de gestante, mas fiz uma escolha criteriosa: Roupas que são possíveis usar depois da gravidez! Isso é muito importante, assim você não enche seu guarda roupa com itens temporários e aproveita muito mais até porque, se pesquisarem, perceberão que são carinhos!
Outro ponto importante: cremes e óleos. Usem e abusem, mesmo que não tenha tido nunca problemas com estrias e se já teve fique mais atenta. Eu mesma, por ter tido na época de adolescente já me antecipei e fazia uso deles desde o segundo mês de gestação!

 

Com 16 semanas

Com o meu retorno de viagem começaria uma nova maratona: Procurar outro lugar para morar, pois até então morávamos num apartamento de um dormitório... Mas este será assunto para os próximos capítulos!

...

CONTINUA
 

Segunda feira tem mais!!!