Maioria das mulheres não sabe quanto tempo demora para engravidar

A maioria das mulheres não conhece fatos básicos sobre sua própria fecundidade e sobre os efeitos do envelhecimento sobre sua fertilidade. É o que informa um estudo apresentado durante a reunião anual da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva: o Fertility IQ 2011 Survey .

Por https://www.renatokalil.com.br

 

 


A pesquisa constatou que a maioria das mulheres em idade reprodutiva subestima o declínio de sua fecundidade com o aumento da idade. 

A pesquisa, realizada com mais de 1.000 mulheres com idade entre 25 e 35 anos, constatou que as mulheres estavam erradas, na maioria das vezes, sobre quanto tempo levariam para engravidar  e sobre o quanto sua fertilidade diminui de acordo com a idade.

Muitas entrevistadas não sabiam que uma mulher saudável de 30 anos tem apenas 20% de chances de conceber a cada mês. Aos 40 anos, este percentual para  5%. As mulheres pesquisadas ampliaram muito as probabilidades reais: a maioria achava que uma mulher de 30 anos de idade teria cerca de 70%  de chances de conceber e que aos  40 anos, estas chances poderiam chegar a  60%.

Ou seja, segundo a pesquisa, há uma clara necessidade de educar o público feminino sobre o impacto da idade sobre a fertilidade. É importante que as mulheres saibam que com a idade tornar-se cada vez mais difícil conceber e que as  taxas de concepção não são tão elevadas como a maioria das pessoas acredita.

Outro campo onde há uma grande lacuna de conhecimento está no tempo em que das mulheres acreditam que demoram para engravidar. Apenas 14 % das entrevistadas respondeu corretamente esta pergunta. Elas achavam que uma mulher de 20 anos poderia engravidar em menos de dois meses de relações sexuais desprotegidas, quando a média real é de  cinco meses.

As questões levantadas pela pesquisa são básicas e têm um impacto muito grande sobre a fertilidade feminina. Talvez, seja por falta de informação que vemos  mulheres com 35 anos de idade ou mais  tentando engravidar por um ano ou mais, sem buscar ajuda. 

As notícias freqüentes de celebridades que engravidam depois dos 40 anos de idade confundem muito o público, pois o que se noticia é o nascimento e não o tratamento ao qual as celebridades foram submetidas até levarem a gravidez a termo.