Falência Ovariana Precoce pode causar menopausa prematura e infertilidade

O problema afeta 1% das mulheres e tem sintomas como irritabilidade e irregularidade menstrual.

Por https://zerohora.clicrbs.com.br

Se você já passou dos 30 e sonha em ser mãe é melhor começar a se programar. Após os 35 anos, os óvulos já estão em processo avançado de envelhecimento, e as chances de se surpreender com sintomas da menopausa precoce, infertilidade e outros tipos de complicações que distanciam cada vez mais o sonho de engravidar são bem maiores.

Como se não bastasse correr contra o tempo, a mulher também deve ficar atenta aos sinais que seu corpo emite: irregularidade menstrual, insônia, irritabilidade, melancolia, secura vaginal, pele e cabelos secos, ondas de calor, diminuição da libido, dores nas relações sexuais e perda involuntária de urina podem indicar uma Falência Ovariana Precoce (FOP), que pode ser considerada um pesadelo para quem ainda deseja se tornar mãe. 

Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a síndrome conhecida como FOP (Falência Ovariana Precoce) refere-se à perda da capacidade reprodutiva do ovário, ou seja, a mulher para de produzir óvulos e os dois principais hormônios, estrogênio e progesterona. 

Conforme a idade avança, é natural que ocorra a falência ovariana em mulheres entre os 45 e 55 anos de idade, mas quando ela ocorre antes dos 40 anos, é considerada precoce. 

A especialista afirma que a síndrome pode ser causada por fatores genéticos, deficiências enzimáticas, toxinas, tabagismo e também ser conseqüência de doenças autoimunes como a artrite reumatoide, o lúpus e a diabetes. 

Em alguns casos, a FOP ocorre quando a mulher é submetida a uma cirurgia nos ovários ou tratamentos de radioterapia e quimioterapia. Outras causas incluem sarcoidose, caxumba, algumas doenças sexualmente transmissíveis e tuberculose. Mulheres com epilepsia também correm risco maior de desenvolver o problema. 

Infertilidade feminina comprometida 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos casais, ou seja, um em cada cinco, têm ou terão problemas de infertilidade. As causas da infertilidade variam, sendo que em 30% dos casos os problemas são de origem feminina, 30% masculina e 30% causas mistas. Os outros 10% restante não têm causa específica. O casal deve começar a se preocupar com a infertilidade se a gravidez não vier naturalmente em um ano, ou se a mulher já passou dos 35. 

— Nos homens, a infertilidade pode ser detectada quando há defeitos no espermatozoide em relação à qualidade e quantidade. Já na mulher, as causas de infertilidade são um pouco mais complexas — acrescenta Erica. 

Entre as causas da infertilidade feminina está a FOP, que afeta cerca de 1% das mulheres e diminui de 5% a 10% as chances da mulher conseguir engravidar sem o tratamento de infertilidade. Isso porque a síndrome provoca uma falha na produção hormonal, problemas no ciclo menstrual ou nos próprios ovários, que impedem a gravidez. 

Planeje a sua gravidez 

Com o avanço da medicina, a mulher tem muito mais suporte para conseguir levar a diante uma gestação aos 35 ou 40 anos de idade. 

Mesmo as mulheres que apresentam FOP, com acompanhamento médico adequado, muitas delas conseguem realizar o sonho de ser mãe, através da fertilização in vitro ou doação de óvulos. 

Caso opte pela reprodução assistida, é importante a mulher fazer todos os exames e seguir as orientações no pré-natal, para que consiga desenvolver uma gestação saudável e feliz.