Estresse e infertilidade andam juntos

Os pesquisadores ainda não conseguiram decifrar o papel que o estresse tem na infertilidade. Alguns especialistas costumavam acreditar que, enquanto a infertilidade provoca estresse, o estresse não causa infertilidade.

Por https://hypescience.com

Mas uma nova pesquisa sugere que as duas condições podem estar ligadas. No estudo, os cientistas relataram que as mulheres que pararam de usar contraceptivos levaram mais tempo para engravidar, se elas tivessem níveis elevados da enzima alfa-amilase – um indicador biológico de estresse.

Os autores dizem que este é o primeiro estudo a relacionar um indicador de estresse com a concepção atrasada em mulheres normais e saudáveis. Se eles encontrarem formas de reduzir ou controlar o estresse, essa pode ser uma solução para alguns casais inférteis.

Tentar engravidar já é um ato estressante por si só. Há uma expectativa envolvida, e quando se passam meses sem conseguir engravidar, isso pode criar um ciclo vicioso de estresse que torne a concepção ainda mais difícil.

A pesquisa acompanhou por seis meses 274 mulheres britânicas de 18 a 40 anos que estavam tentando engravidar. As voluntárias fizeram testes de fertilidade e os investigadores acompanharam os seus ciclos mensais e coletaram amostras de saliva que foram testadas para encontrar cortisol (hormônio do estresse) ou alfa-amilase.

O cortisol é secretado quando o sistema endócrino responde ao stress; alfa-amilase é parte da resposta ao estresse, geralmente ativada pelo sistema nervoso simpático, em resposta a estresse agudo.

Embora não houvesse nenhum efeito adverso aparente de altos níveis de cortisol, as mulheres com as maiores concentrações de alfa-amilase tinham 12% menos chances de engravidar a cada mês do que aquelas com níveis mais baixos.

Os pesquisadores afirmaram que mesmo baixos níveis de estresse têm um impacto na fertilidade. Curiosamente, as chances de concepção foram maiores para as mulheres que tinham elevadas concentrações de cortisol durante o período fértil.

De qualquer forma, tentar engravidar é um processo estressante para muitas mulheres. Especialistas sugerem aulas de técnicas de respiração, ioga e outras estratégias de relaxamento. Mesmo que não seja útil a você, é uma sugestão de algo para fazer, de forma que você se sinta produtiva e consiga escapar do estresse diário por algumas horas. [NewYorkTimes]