Está tentando engravidar? A hora é agora!

Estudo mostra que chegada da primavera aumenta fertilidade masculina.

Por HELOÍSA PAIVA - https://www.segs.com.br

É cada vez maior o número de casais que buscam ajuda especializada quando não conseguem engravidar. Normalmente, isso se dá depois de um ano de tentativas regulares, sem êxito. Além da avaliação clínica, vários exames são realizados para checar a origem do problema – que pode ser atribuída ao casal (20%), à mulher (40%) ou ao homem (40%). A boa notícia para quem já está tentando engravidar é que, com a chegada da primavera, os homens ficam mais férteis. Estudo realizado pelo Instituto Sapientiae, braço científico do Grupo Fertility, em São Paulo, revela que na estação mais florida do ano o sêmen contém mais espermas, com mais motilidade e menos defeitos – resultando num aumento de chances para a fertilização. 

 

De acordo com o doutor Edson Borges, médico urologista especialista em Medicina Reprodutiva, há um salto de 67,9% (inverno) para 73,5% (primavera) nas taxas de fertilização nesta época do ano. “Como outros estudos internacionais nesse sentido, as causas exatas para esse aumento da fertilidade masculina não são totalmente conhecidas. Aparentemente, o esperma é mais afetado durante os períodos de muito frio ou muito calor. Sabemos que essa diferença tem algo a ver com temperaturas agradáveis, exposição adequada à luz natural, e, consequentemente, uma variação hormonal que favorece a fertilização.”

 

O estudo acompanhou 1.932 pacientes submetidas à fertilização in vitro (FIV) durante um ano: 444 na primavera, 469 no verão, 584 no outono e 435 no inverno. Apesar de a diferença de estradiol – hormônio que induz os ovários a liberar óvulos – não ser tão significativa a ponto de recomendar que os casais esperem até a primavera para tentar engravidar, o estudo sinaliza com algumas características que podem ser benéficas. 

 

“Assim como a natureza se enche de ânimo e se enfeita durante a primavera, também os casais podem manifestar uma diferença de comportamento nessa época do ano, com uma atitude mais positiva, com menos estresse, menos sedentarismo, e uma disposição maior em adotar hábitos que favoreçam a fertilidade, como largar o cigarro e o álcool, aumentar a ingestão de frutas, verduras e alimentos integrais, reduzir o consumo de gordura trans e carne vermelha, e dar uma atenção especial ao sono. Todo esse conjunto é altamente benéfico para os casais que desejam engravidar”, diz Borges. 

 

Estudo semelhante foi realizado em Israel, na Universidade Ben-Gurion, na região do Negev. Nesse caso, foram avaliados mais de seis mil homens em tratamento de infertilidade. Os resultados foram semelhantes, evidenciando que no final do inverno e começo da primavera são encontrados espermas em maior quantidade, mais motilidade e menos anormalidades que poderiam eventualmente dificultar o tratamento de fertilização. 

 

Fonte: Dr. Edson Borges Junior, medico urologista, especialista em Medicina Reprodutiva, diretor do Grupo Fertility e presidente do Instituto Sapientiae – www.fertility.com.br // www.sapientiae.org.br