Endometriose: Tratamento Tardio Pode Impedir A Gravidez

A endometriose está entre as doenças que mais afeta a população feminina mundial. De acordo com pesquisas realizadas pelo World Endometriose Research Foundation, seis milhões de mulheres sofrem da doença no Brasil, somando aproximadamente 176 milhões no mundo, sendo já considerado um problema de saúde pública. 
 

Por ADRIANA ISHIKAWA - https://www.segs.com.br

 

 

Ocasionada por uma mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo, que não são expelidas, migrando em sentidos adversos, caindo nos ovários ou na cavidade abdominal, gerando em sangramentos irregulares e possíveis infertilidades. “Normalmente essa formação de tecido se localiza na região pélvica, na parte externa do útero, ovários, intestino reto, bexiga e na túnica pela qual reveste a pélvis. Todavia, também pode ser fixados em outras localizações do corpo”, ressalta o ginecologista Joji Ueno (CRM-48.486), doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP, responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor na Clínica Gera.
 
Segundo o especialista, a causa da endometriose é desconhecida, porém existem algumas bases teóricas, como a menstruação retrógrada, no qual consiste que as células endometriais subam através das trompas, sendo fixadas e crescendo na cavidade pélvica ou abdominal.  
 
O processo contínuo da disfunção da doença pode causar dores e cicatrizes, acompanhadas de aderências na região das trompas, ovários e proximidades da pélvis.
 
O diagnóstico tardio da endometriose aumenta as possibilidades de possível infertilidade, nesses casos pode recomendar-se a cirurgia laparoscópica, que pode auxiliar a aumentar a fertilidade. Entretanto, a obtenção do sucesso do tratamento depende da gravidade da doença. Em muitos casos, se a primeira cirurgia não for eficaz para engravidar, repetir a laparoscopia pode ser pouco provável para reverter a situação, diante dessas situações as pacientes devem procurar outras formas de tratamentos para infertilidade. “Entretanto, a prevenção da doença ainda se concentra com as pílulas anticoncepcionais que podem auxiliar a impedir ou protelar o desenvolvimento da endometriose”, finaliza Ueno.