Dificuldades para engravidar?

Saiba quais são os métodos de reprodução assistida utilizados quando o casal tem problemas para gerar um bebê

 

Lia Lehr  - https://www.chrisflores.net

 

Para alguns casais o sonho de ter um filho não é tão simples como se imagina. Seja por algum problema do homem ou da mulher, o fato é que muitas mulheres não conseguem engravidar de jeito nenhum e recorrem à reprodução humana. Mas afinal, o que é isso?

“A reprodução humana é um conjunto de técnicas utilizadas por ginecologistas e urologistas, com o objetivo de viabilizar a gestação em casais que tem dificuldade para engravidar”, explica Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra do Hospital das Clínicas São Paulo e especialista em reprodução humana. Mas como o casal tem certeza se está com algum problema? “Dificuldade para engravidar entende-se : casal mantendo relações sexuais durante um período de 1 ano ou mais sem o uso de métodos contraceptivos e que não alcançam a gestação.  Em mulheres com mais de 40 anos podemos reduzir este tempo para 6 meses ”, diz Massaguer.

Diante disso, o casal deve procurar um especialista, que fará vários exames. Logo na primeira consulta, o médico fará um histórico do casal: como é a vida conjugal, histórico obstétrico, ginecológico, urológico e casos de doenças na família. Depois disso, o casal será avaliado fisicamente. As mulheres fazem exame de contagem de hormônios, ultra-som,  histerossalpingografia - avaliação das tubas uterinas e sorologias. Já os homens são submetidos a espermograma, contagem de hormônios, ultra-som da bolsa escrotal e sorologias.

Em determinadas situações, quando são encontrados problemas específicos como obstrução tubária,  endometriose e patologias uterinas, costumam ser feitas laparoscopia e histeroscopia para corrigir os problemas. Somente após a realização de todos os exames é definido o tratamento específico para engravidar.  O médico conta quais são os métodos utilizados para quem tem problemas para gerar um filho:

 "Namoro" em Casa (Coito Programado)

“Indicado para casais que não  apresentam problemas graves de infertilidade. O médico controla via ultrasonográfica a mulher e no período da ovulação é indicado o "namoro".

 Indução da ovulação

“Assegura o crescimento folicular e a ovulação espontânea através do uso do suplemento hormonal. Está indicada em casos de disfunção ligeira da ovulação”.

 Inseminação Intra Uterina

“Técnica de baixa complexidade que  consiste em depositar os espermatozoides previamente capacitados no interior do útero. Indicada para mulheres com ciclo menstrual  irregular ou muco cervical incompetente. É necessário que as tubas uterinas estejam íntegras”.

 Fertilização in vitro

“Técnica de alta complexidade. Consiste, primeiramente, em estimular a ovulação com medicamentos a fim de se obter um maior número de óvulos. Quando estes atingem a maturidade ideal, realiza-se uma punção. Em laboratório, os óvulos e espermatozóides são fertilizados e após um período de 3 a 5 dias, os embriões são transferidos para o útero materno”.