Cuidados Básicos - Roupinhas e Cordão Umbilical

Cuidados Básicos com recém nascido

por Medipédia

Roupa de Verão e de Inverno
Como a roupa que o bebe deve vestir no Inverno e no Verão não é, obviamente, a mesma, deve-se fazer algumas considerações sobre essa questão. Em primeiro lugar, deve-se ter em conta que, embora as condições ambientais quando se está na rua sejam muito diferentes de estação para estação, em casa as diferenças não são tão consideráveis, pois a mesma costuma ser ventilada no Verão e aquecida quando surge o frio. De fato, em vez da temperatura meteorológica, o mais importante é a temperatura a que o bebe está exposto.
No Verão: Ao longo da estação quente, a roupa deve ser leve e larga, de modo a permitir a evaporação do suor e a circulação do ar. Deve-se referir que, como o excesso de suor favorece a perda de água, uma situação muito perigosa para o bebe, devido ao fato de propiciar a desidratação, nunca se deve vestir o bebe com muita roupa. Para, além disso, caso se encontre ao ar livre, o bebe não deve igualmente estar completamente nu, para que não fique diretamente exposto ao sol e porque o vento, mesmo com calor, pode arrefecê-lo. Enquanto estiver em casa, pode-se utilizar, por exemplo, uma camisola de linho, no máximo com um conjunto de duas peças, um calção ou um body sem mangas nem pernas que se abre totalmente em baixo e facilitam a mudança das fraldas.
Caso se saia com o bebe para passear, deve-se vestir um fato de algodão, acompanhado por um pequeno chapéu para proteger a sua cabeça do sol. Caso a noite esteja fresca, deve-se igualmente vestir um pijama ligeiro.
No Inverno: Deve-se abrigar bem o bebe durante o Inverno, mas nunca excessivamente, já que o frio é mais prejudicial se o bebe, vestido com demasiada roupa, comece a suar e a sua pele se encontre úmida. Uma das melhores formas de prevenir esta situação é recorrer-se à utilização de várias roupas finas em vez de uma muito grossa, mais incomoda, pois pode-se ir, consoante as condições climáticas, tirando as que são excessivas. Embora a roupa de Inverno dependa, obviamente, das características climáticas da região em que se vive, para se decidir o que o bebe vai vestir quando for dar um passeio, deve-se pensar em abrigá-lo aproximadamente da mesma maneira que um adulto que permanecesse em repouso em casa. Numa região de clima temperado, quando ficar em casa, o bebe pode, por exemplo, vestir um body de manga curta de algodão como roupa interior sobre as fraldas e, por cima, um body de manga comprida, igualmente de algodão ou de veludo, caso a temperatura seja mais baixa, complementado com umas meias. Para sair de casa, acrescenta-se um casaco forrado, que o protege do vento e isola o corpo do bebe, umas botas, luvas e um gorro de lã. À noite, deve-se vestir o bebe com um pijama de uma peça com pés incluídos, para que não fique com frio caso se destape.

Cordão Umbilical:
O resto do cordão umbilical, seguro por uma pinça e cortado após o nascimento, permanece unido ao abdômen do bebe, onde seca de maneira progressiva até acabar por se desunir espontaneamente entre o quinto e o décimo dia de vida, após o qual o fundo do umbigo cicatriza em cerca de três dias. Ao longo de todo este processo, deve-se acompanhar e ter cuidados especiais com a zona, já que o coto do cordão é um tecido morto que, caso seja contaminado, constitui um excelente meio para o crescimento dos micro-organismos e infecta-se com facilidade, proporcionando o risco de uma infecção interna.
Deve-se manter a zona seca até à queda do cordão umbilical, como forma de prevenção, já que a umidade favorece o desenvolvimento de infecções, e proceder duas ou três vezes por dia a uma rigorosa desinfecção. Enquanto o bebe permanecer internado, é o corpo da enfermaria que se encarrega desta tarefa, mas quando for para casa devem ser os pais a realizá-la - por isso, estes devem aproveitar a permanência na maternidade para aprender a fazê-lo.
Depois de se lavar as mãos e de se despir o bebe, deve-se observar com muita atenção o cordão e comprovar que a ligadura ou pinça está bem localizada e fechada. Depois, deve-se proceder à limpeza do coto do cordão com um penso de algodão ou uma gaze empapada em álcool de cerca de 60% a 70%, devendo-se sempre limpar da base para a extremidade, com movimentos circulares, e tentando não efetuar qualquer tracção, pois deve-se evitar arrancar o cordão antes que caia sozinho. Em seguida, deve-se aplicar, sobre o cordão, um antisséptico líquido, de preferência incolor para não ocultar os sintomas de uma eventual infecção da zona. Por fim, embora se possa deixar o cordão exposto, normalmente costuma-se protegê-lo, ao envolvê-lo com uma gaze esterilizada segura com uma ligadura à volta do corpo do bebe, cuja missão é manter a gaze no seu sítio e não comprimir o cordão.
Até que o resto do cordão caia e a cicatriz umbilical se feche totalmente, a zona tem de estar o mais seca possível, sendo por isso que não se deve dar banho ao bebe (apenas se deve limpá-lo por partes), devendo-se igualmente ter muito cuidado ao colocar as fraldas, já que estas devem sempre ficar por baixo, para que não exista a mínima possibilidade de o cordão ser contaminado com fezes ou urina.