CUIDADO COM OS MITOS - alimentação

Muitos mitos e costumes são passados de geração a geração para melhorar as chances de engravidar. 
Mas só com a medicina moderna conseguimos entender melhor todo o universo que gira em torno da gravidez e da fertilização, e saber o que é real e o que não surte efeito.

 

Por https://fertilinet.com.br/


Dizem que amendoim e ovo de codorna são alimentos afrodisíacos capazes de aumentar a libido. Mas, afirmar que amendoim eleva a fertilidade, não passa de um mito, pois a sexualidade e a libido, não possuem associação alguma com a fertilidade. Para aumentar a fertilidade é importante manter uma alimentação equilibrada, assim o organismo ficará mais saudável e funcionará da melhor maneira possível, preparando o casal para gerar um bebê. 

O consumo de “comida rápida” (FAST FOOD) pode atrapalhar e muito a fertilidade do casal. O consumo de gordura, sal, açúcar e conservantes em excesso trazem inúmeros danos à saúde, que vão desde obesidade a problemas no coração. Estudos feitos na Universidade de Oxford, Inglaterra, mostram que 36% dos homens com problemas de fertilidade são obesos e 20% estão com sobrepeso. Outro dado alarmante é que em torno de 40% das adolescentes de hoje estarão obesas em 2050. 

 

Para que a qualidade do esperma do homem seja satisfatória e para que as mulheres não tenham problemas de ovulação uma boa nutrição é essencial. Uma dieta balanceada fornece as vitaminas e os nutrientes necessários para melhorar o metabolismo e, como consequência, trazer resultados eficazes para o tratamento. 

A alimentação pode sim ajudar na fertilidade - 
Alimentos que contribuem para a saúde do homem e da mulher são fundamentais para aumentar a fertilidade. 

ALIMENTOS ORGÂNICOS E FONTES DE PROTEÍNA

 

Os alimentos orgânicos, farinha de trigo integral, frutas e vegetais também aumentam as chances de uma mulher ficar grávida. Estes alimentos contêm muitas vitaminas e minerais, que são fundamentais para o bom desenvolvimento fetal.

As fontes de proteína, como carnes e aves, ajudam a manter os níveis de ferro. Baixo nível de ferro no início da gravidez aumenta o risco de parto prematuro, além, de prejudicar a saúde da mãe causando taquicardia, dores de cabeça, infecções, diminuição da capacidade muscular, entre outros. 

FIBRAS

Legumes como ervilhas, brócolis e abóbora são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Ao escolher uma fruta ou um legume, escolha as que têm cores mais fortes, pois contêm mais nutrientes. Mirtilos, couve e pimentão vermelho são especialmente saudáveis. O fato de comer cereais integrais é particularmente importante se você tem a síndrome dos ovários policísticos (SOP), que é um desequilíbrio hormonal que provoca o aumento dos níveis de insulina. A SOP pode resultar em ovulação irregular, dificultando a ovulação. 

FERRO, CÁLCIO E VITAMINA B12

As dietas vegetarianas são geralmente saudáveis, mas os suplementos de ferro são necessários para evitar o desenvolvimento da anemia. 

ÁCIDO FÓLICO

O ácido fólico é uma substância muito importante para a saúde do seu futuro bebê. Ele é responsável por estimular o desenvolvimento de hormônios sexuais femininos, além de reduzir o risco de bebês que sofrem de espinha bífida (formação incompleta da medula espinhal). Laranjas e limões são boas fontes de ácido fólico. 

FONTES DE CÁLCIO

Produtos lácteos, como leite, iogurte e queijo são boas fontes desse mineral, vegetais como brócolis, couve e laranja, peixes como a sardinha e o salmão são também excelentes fontes naturais de cálcio.

Suplementos de Cálcio e vitamina B12 também são altamente recomendados. 

ZINCO E MULTIVITAMÍNICOS

Alimentação contendo zinco, ácido fólico e vitaminas do complexo B são fundamentais para a boa saúde. O zinco ajuda na divisão celular que ocorre durante o desenvolvimento fetal, sua deficiência pode diminuir a produção de ovos saudáveis antes do momento da concepção. 

MERCÚRIO X ÔMEGA 3

Embora muitas mulheres tenham receio de comer peixe, pois contém mercúrio, este alimento é uma fonte excelente de ácidos graxos ômega 3, ótimo para melhorar a fertilidade e saúde do coração.

O mercúrio é tóxico para o feto e permanece na corrente sanguínea de mulheres grávidas por mais de um ano. Os peixes que contêm altos níveis de mercúrio são: atum, tubarão, peixe espada e marlin branco.

Os peixes que contêm baixos níveis de mercúrio são: salmão, linguado, truta, arenque e tilápia. Especialistas dizem que é seguro para as mulheres consumirem até 12 gramas de todos os peixes que contêm baixos níveis de mercúrio por semana.

Semente de linhaça, também é uma boa fonte de ômega 3. 

INGESTÃO DE LÍQUIDOS

Mulheres que estão tentando engravidar devem dobrar a ingestão de líquidos, 6 a 8 copos de água ou de sumos de frutas naturais (sem adição de açúcar) por dia. 

SOJA: BENEFÍCIO OU PREJUDICIAL?

Restrinja o consumo da soja durante a tentativa de engravidar, pois, ela contém um componente semelhante ao estrogênio. Este falso estrogênio pode aumentar a duração dos ciclos menstruais, diminuindo a fertilidade.