Cuidado com bebês é redobrado no período de circulação do VSR

São considerados prematuros os bebê nascidos antes de 37 semanas de gestação. Quanto menor o período de gestação e quanto menor o peso do bebê ao nascer, maiores são os riscos

Por https://www.d24am.com
 

Manaus - O período de circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR) já começou na Região Norte do Brasil, avisa a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). A maior preocupação é com bebês recém-nascidos ou os prematuros. A reportagem do Portal D24AM conversou com o presidente da (SBIm), Renato Kfouri, que afirmou: “Esse vírus é um dos principais causadores de problemas respiratórios em bebês. Nas crianças nascidas no período certo, seus efeitos são de um resfriado forte, mas em prematuros, o vírus pode levar o paciente à internação hospitalar frequente, sofrer de bronquiolites e, nos casos mais graves, pode ser fatal”.

São considerados prematuros os bebê nascidos antes de 37 semanas de gestação. Quanto menor o período de gestação e quanto menor o peso do bebê ao nascer, maiores são os riscos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil está entre os dez países com maior número de bebês prematuros, que já representam quase 12% de todos os nascimentos. “O vírus acomete a todos, sem fazer distinção, mas em crianças de até 2 anos e bebês, principalmente os prematuros, os efeitos são sempre mais graves”, disse o presidente da SBIm.

“Uma das principais causas de hospitalização recorrente e morte entre bebês prematuros é a infecção causada pelo VSR”, afirmou Renato Kfouri.

O VSR, conforme Kfouri, é considerado um vírus sazonal, cuja circulação pode variar de região para região. “No Brasil, está presente durante todo o ano. Na região Norte, pode circular a partir de dezembro até abril”, disse o médico.

O VSR é também responsável por constantes hospitalizações e é a principal causa de internação entre bebês abaixo dos 2 anos de idade. Uma das sequelas mais comum é um chiado no peito recorrente, que pode perdurar até os 13 anos de idade. “Em crianças já mais desenvolvidas, adolescentes e adultos, o vírus pode facilmente ser confundido com apenas um resfriado e acaba passando despercebido”, explicou.

Alguns estudiosos acreditam que as taxas de mortalidade relacionadas ao VSR, em bebês prematuros, ficam em torno de 5%. Não há tratamento específico para infecção por VSR, somente prevenção. Os sintomas são: chiado no peito, cansaço, falta de ar e tosse.

As medidas preventivas contra o VSR, segundo Kfouri, são as mesma de sempre: “incluem hábitos de higiene como lavar as mãos frequentemente e sempre antes de tocar o bebê, evitar aglomerações em lugares fechados, lavar sempre os objetos do bebê, evitar o contato de bebês com crianças mais velhas e adultos com sinais de resfriados e com fumantes”, instruiu o médico.