Crianças que se sujam durante as refeições aprendem mais rápido

Estudo afirma que, ao entrar em contato com o alimento, as crianças desenvolvem melhor o vocabulário

 

Por Luiza Tenente - CRESCER

Migalhas na mesa, boca, queixo e até bochechas melecadas. A hora da refeição das crianças na sua casa é uma bagunça? Que bom, porque uma pesquisa acaba de mostrar que se sujar enquanto se alimenta pode estimular o desenvolvimento do seu filho. Sim, é isso mesmo!

Um estudo da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriu que ao entrar em contato direto com os alimentos pode ajudar na aquisição de vocabulário. Os bebês que colocam as mãos na comida conseguem sentir as diferentes texturas e aprender as palavras mais rapidamente. Isso vale para aqueles alimentos que não são sólidos como leite, sopa e papinha, por exemplo. Como eles adquirem a forma do recipiente, fica mais difícil que o bebê os reconheça. Mas, ao usar as mãos e entrar em contato com os materiais, percebem melhor cada um.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas analisaram crianças de 16 meses diante de 14 alimentos que poderiam ser ingeridos sem causar perigo a elas, tais como suco, sopa, pudim. Os estudiosos inventaram um nome para eles. Depois de um tempo, perguntaram aos bebês como chamava cada comida. Aqueles que fizeram sujeira e colocaram as mãos na refeição se lembravam com mais facilidade das palavras – isso porque, de acordo com o estudo, captaram a diferença das texturas das substâncias.

Por isso, durante as refeições, deixe seu filho se sujar. Isso faz parte do desenvolvimento dela. “Os pais não devem inibir o movimento das mãos . Ela ainda não tem coordenação motora suficiente para usar os talheres”, explica o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio Libanês (SP). Somente após o primeiro ano, você pode começar a introduzir regras para o momento da refeição. O momento de comer deve ser agradável, portanto, deixe que seu filho se solte e sinta as texturas do que está no prato.

É hora de desbravar

 

É muito importante que seu filho tenha contato com diferentes consistências e isso não vale só para a hora das refeições. “Quanto mais cedo a criança conhecer formas diferentes, maior será o universo de compreensão dela”, diz o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio Libanês (SP). Por isso, aos 2 meses, você já pode apresentar a ela tapetes e outros brinquedos com texturas, como livros e outros bichinhos coloridos. Mais tarde, aquelas bolas com relevo também são uma boa opção para estimular o tato. Após os 8 meses, papéis podem fazer com que ela aprenda a arrancar e a amassar. Tome cuidado apenas para que ela não leve os papéis à boca. Formas geométricas diferentes, feitas de materiais que não machucam (borracha, tecidos ou plástico), são ótimas opções.

Outra forma de deixar a criança se soltar é durante o banho. Aproveite para deixar seu filho segurar o sabonete, brincar com a água e até com a esponja, mesmo que você não a use. Ele, provavelmente, vai derrubar tudo no chão, mas não tem problema.

Dessa forma, você também estimula a independência dele. É claro que sua assistência é fundamental, mas não o impeça de brincar, de sentir, de colocar as mãos no alimento, na terra, na areia, de segurar os brinquedos. Será mais uma forma de a criança conhecer texturas novas. A sujeira e a bagunça, você arruma depois. Combinado?