Cosméticos para bebês bebês

 
Muitas mães adoram exagerar em produtos de beleza para deixar seus bebês limpinhos e cheirosos. É o famoso "cheirinho de bebê". Algumas dão banho várias vezes ao dia, outras usam dezenas de lencinhos umedecidos nas trocas de fraldas e exageram no xampu no momento do banho.
A indústria de cosméticos para bebês é enorme. Novos produtos surgem nas prateleiras todos os dias. Marca, cor, tipo de embalagem: o que as mães devem levar em conta na hora de optar por esse ou aquele sabonete, xampu, creme hidratante ou de limpeza para bebês e crianças pequenas? Antes de tudo, é importante que você veja se os produtos são dermatologicamente testados e hipoalergênicos. Não há indicação do uso dos hidratantes, por exemplo, abaixo dos seis meses.
 
O dermatologista Fernando Passos de Freitas explica que cuidados devem ser tomados para não provocar alergias e irritações na pele delicada do bebê. "Um banho por dia, por exemplo, é o ideal. Se estiver muito calor, podem ser dois. Mas o segundo dispensa sabonete", explica o dermatologista.
Algumas mães entopem seus bebês de talco. O especialista esclarece que não é recomendado, uma vez que o pó é aspirado pela criança e pode causar problemas respiratórios e alérgicos. Outro vilão é o perfume. "Nada de perfume. O produto pode causar irritação e alergia", aconselha o médico.
 
Algumas dicas para evitar irritação na pele por conta de cosméticos:
 
  • USAR Sabonete sem cheiro - O ideal é você escolher um neutro de pH 5,5 e sem muito cheiro.
  • Xampu neutro é o indicado - Não há comprovação de que o extrato responsável pelo perfume do xampu traga benefícios à criança. O ideal é você escolher um produto neutro com o mínimo de perfume e corante;
  • Creme hidratante -Antes dos seis meses não há indicação do uso. Reserve o uso do hidratante para casos específicos como peles ressecadas devido a dermatoses como a dermatite atópica. Ou, ainda, para atípicas condições ambientais como inverno intenso, aquecedores e baixa umidade do ar. Nestes casos, sim, é recomendável, mas utilize produtos neutros e passem na criança até três minutos depois do banho para não reduzir a eficácia do produto;
  •  
  • Evite o talco - Algumas mães enchem as crianças de talco para deixá-las cheirosinhas. Não é recomendado usá-lo porque o pó aspirado pelo bebê pode causar problemas respiratórios e alérgicos;
  • Óleo é contraindicado - A mesma regra para o hidratante: o uso não é indicado. Mas, caso o bebê esteja com a pele ressecada, a mãe pode optar entre o hidratante e o óleo. Se você preferir o óleo, escolha pelas versões vegetal ou mineral;Uso de colônias

    Esta é uma dúvida constante. Passar ou não colônia? O dermatologista é taxativo: o ideal seria não usar porque o produto contém substâncias que entram em contato com a pele sem necessidade e podem causar irritação e alergia. Mas, claro, algumas mães adoram deixar aquele cheirinho de bebê. Então, a recomendação é passar na roupinha do bebê e bem pouquinho.

  • Protetor solar - A partir dos seis meses, filtros solares específicos são indicados de acordo com a idade para proteger o bebê dos efeitos nocivos do sol. A maior recomendação é que ele permaneça à sombra, vestido com roupa leve e, a exposição ao sol, só deva acontecer no período da manhã (antes das 10h) ou no final da tarde (após as 16h). Você deve escolher um protetor com fator de proteção alto, ou seja, acima de 30.

    Atenção: o produto pode causar irritação na pele do bebê. Por isso, fique atenta! Faça um teste em uma pequena superfície de pele antes. Na dúvida da escolha do filtro solar, procure seu médico de confiança.