Consumo de drogas da mãe na gravidez faz recém-nascido ser internado com crise de abstinência em Natal

Problemas de saúde decorrentes da ingestão de drogas levaram um bebê de um mês e 15 dias para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, há cerca de duas semanas. Devido ao consumo de drogas durante a gestação, o bebê vem sofrendo graves problemas de saúde, como confusões, irritabilidade e abalos musculares.

Por UOL - https://www.boainformacao.com.br

 

O recém-nascido sofreu três paradas cardíacas devido à crise de abstinência provocada pelas drogas que eram consumidas pela mãe durante a gravidez, segundo o hospital.

A criança nasceu na cidade de Nova Cruz (a 101km de Natal) e logo foi abandonada pela mãe. O recém-nascido está sob a tutela da Casa de Passagem I, em Natal.

Segundo a coordenadora da Casa de Passagem I, Sheila Azevedo, o menino está no abrigo devido à intervenção do MP (Ministério Público Estadual). “A mãe não fez pré-natal e consumiu crack, além de outras substâncias químicas, durante a gravidez e por isso o bebê vem sofrendo essas complicações de saúde.”

equipe médica do hospital informou que o bebê deve ser submetido em breve a uma ressonância magnética para saber se ele teve algum dano cerebral. Segundo a médica Tatiana Neves, há suspeita que ele tenha tido uma hemorragia no cérebro.

Antes de ir para a UTI do Alice Fernandes, o bebê havia sido internado no Hospital de Pediatria da URFN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), onde passou 15 dias recebendo tratamento médico. Mas, o estado de saúde dele complicou e ele foi levado de novo para o hospital.

O nome da mãe da criança não foi revelado. Segundo informações da Casa de Passagem I, a mãe visitou o menino por duas vezes – uma quando estava no abrigo e outra no hospital. A mãe tem mais outros doisfilhos, que são criados pela avó.