Considerações ao escolher um tratamento de fertilização in vitro

Prós e contras do tratamento de fertilização in vitro.

 

Por https://familia.com.br/


Muitos casais sofrem com a infertilidade. Felizmente, existem alguns tratamentos para reverter a situação, como a fertilização in vitro (FIV), conhecido antigamente como bebê de proveta.

Este tratamento tem algumas particularidades a serem levadas em consideração como custo elevado, potencialidade de gravidez múltipla e altas taxas hormonais na mulher, efeitos colaterais devido a alta estimulação hormonal.

Existem clínicas particulares onde o tratamento pode ser feito com baixo custo e até de graça, e em alguns hospitais públicos que também oferecem tratamento gratuito. No entanto, a fila de espera é extensa - o SUS estuda a possibilidade de incluir esse tratamento em seu sistema.

Antes disso você precisa obter algumas informações básicas e saber algumas particularidades sobre a FIV para potencializar a eficácia do seu tratamento.

1. O que é a FIV?
Segundo o site do CRHC (Centro de Reprodução Humana de Campinas), não podemos confundir fertilização in vitro com inseminação artificial, que são duas formas diferentes de tratamentos para a infertilidade. Para entender como funciona a fertilização in vitro, assista este vídeo.

2. Como saber se você precisa de FIV? Geralmente a FIV é indicado para mulheres que não conseguiram engravidar pelos métodos naturais após um ano de tentativas ou por outros métodos, ou quando ela recebeu diagnóstico de trompas obstruídas. O casal deve procurar um médico ginecologista que poderá indicar qual o melhor tratamento condizente com o problema enfrentado.

3. Etapas do tratamento:

- A mulher é submetida à indução da ovulação com drogas injetáveis.
- Um ultrassom pode ser pedido pelo médico para o acompanhamento do crescimento dos folículos (estrutura ovariana onde se desenvolve o óvulo)
- Depois de 10 ou 12 dias, se pelo menos 3 folículos se desenvolverem e apresentarem tamanho propício, uma injeção de hCG (hormônio) será injetada e observado o desenvolvimento dos mesmos aproximadamente 35 horas mais tarde.

4. Pré-requisitos:

Segundo o centro de Reprodução humana de Campinas existem alguns pré-requisitos que são:

• Sêmen do marido precisa ter uma contagem mínima de um milhão de espermatozóides com motilidade progressiva, e caso não apresente, existe tratamento para isso também.
• O útero da esposa deve ser saudável, após avaliação médica.
• A mulher deve ter pelo menos um ovário que responda aos medicamentos indutores de ovulação.
• O casal precisa realizar vários exames conforme pedido dos médicos para avaliar a saúde e possibilidade do tratamento.

5. Qual a diferença entre Inseminação artificial e Fertilização in vitro?
Segundo o Dr. Paulo Gallo, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana:
- Inseminação intra-uterina consiste em estimular a ovulação da mulher através de tratamento hormonal e transferir o sêmen previamente colhido e tratado em laboratório para a cavidade uterina.
- A Fertilização in vitro consiste em induzir a produção múltipla de óvulos da mulher com altas doses de hormônios, colher os óvulos, fertilizá-los com espermatozóides previamente colhidos e tratados, e transferir os embriões para a cavidade uterina.
A inseminação é um método mais barato e tem índice de sucesso de 15%. A FIV é bem mais caro, mas obtém taxas de sucesso em torno de 40%, dependendo da idade da mulher.

6. Como saber se o tratamento resolverá o problema de infertilidade?
“A medicina reprodutiva exige um conhecimento científico profundo e atualizado, respeito e comprometimento com a ética e a valorização da relação médico-paciente” (Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi)
Um bom tratamento de FIV é aquele que traz resultado! E o resultado esperado é o POSITIVO no seu exame de gravidez, e para isso é imprescindível uma boa clínica.

Veja neste link os dados de alguns dos centros de reprodução no Brasil.

O mais importante é procurar uma clínica licenciada com médicos e profissionais gabaritados e experientes, dos quais você pode colher informações e referências. Um total consentimento com seu cônjuge também é necessário, pois o tratamento pode trazer resultados inesperados, o contrato com a clínica precisa ser muito bem verificado sobre o que vocês querem fazer com os embriões congelados restantes não implantados. Para mais informações sobre fertilização in vitro, clique neste link, esclareça todas as suas dúvidas sobre prós e contras com seu médico ou, se necessário, vários médicos.  - See more at: https://familia.com.br/o-que-considerar-quando-escolhendo-um-tratamento-de-fertilizacao-in-vitro#sthash.JCi1Fb0o.dpuf