Confira três dicas de beleza para mulheres grávidas

Futuras mãe precisam de cuidados especiais nos procedimentos estéticos

Por - https://zerohora.clicrbs.com.br

Você pode tingir o cabelo enquanto está grávida? E ir à manicure? Para esclarecer algumas dúvidas das futuras mamães que precisam de um banho de beleza, uma especialista em saúde alivia algumas preocupações.

— Mulheres enfrentam muita insegurança na medida em que seus corpos mudam ao longo da gravidez e muitas se preocupam em manter a aparência sempre linda — explica Mary Rosser, médica do Departamento de Obstetria e Ginecologia e Saúde da Mulher do Centro Médico de Montefiore, e professora no Colégio Albert Einstein de Medicina da Universidade Yeshiva, em Nova York.

— Nós trabalhamos duro para separar a verdade da ficção para tranquilizar as mães. Queremosa judá-las a encontrar maneiras de fazer esse momento especial na vida delas consistente com o jeito com o qual estão acostumadas a viver e a aparentar — completa Mary.

É seguro tingir o cabelo durante a gravidez?

De modo geral, tinturas são seguras, mas tente ficar completamente natural durante a gravidez. Se você precisa colorir o cabelo, faça depois do primeiro trimestre e em um lugar bem ventilado: deixe o seu cabelereiro saber que você está grávida e pergunte se existe a opção de não deixar os produtos químicos chegarem ao couro cabeludo.

— A verdadeira preocupação é respirar a amônia, que pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê nos primeiros três meses. Mulheres precisam lembrar que os elementos em produtos de alisamento apresentam o mesmo problema — explica a especialista.

Para ter ainda mais precaução, tente usar outras tinturas, como henna.

É seguro fazer as unhas?

Sim, mas espere até o segundo trimestre, quando o risco para o feto é menor. Certifique-se também que os instrumentos são esterilizados e peça à manicure para não tirar a cutícula — isso evita a exposição da pele às bacterias e aos germes. Deixe de lado as unhas postiças, pois os adesivos contém químicos, que podem ser inalados quando as unhas são coladas.

E o cuidado com a pele?

O hábito com os cuidados com a pele, geralmente, pode continuar o mesmo, mas evite produtos com Retina A ou tetraciclina, que podem causar problemas no parto.

— Não dá para evitar totalmente o surgimento de estrias, mas você pode tentar esfregar óleo de vitamina E nas áreas mais vulneráveis — explica Mary.