Companhia especial das doulas durante a gravidez e na hora do parto

As doulas são profissionais que participam de todas as etapas da gestação oferecendo suporte físico, psicológico e emocional para as futuras mamães.

Por https://www.d24am.com


Manaus
 - Elas não escolherão a melhor roupa ou sapato e nem farão a maquiagem mais elaborada. Mesmo assim, as mamães estarão preparadas para dar à luz. 

Neste momento importante na vida de qualquer mulher, as doulas podem estar presentes para prestar ajuda durante toda a gravidez e amenizar as dores do parto. Elas são profissionais que participam dando suporte físico, psicológico e emocional durante todas as etapas da gravidez até o momento do parto.

As futuras mamães são orientadas sobre métodos de alívio da dor, exercícios e complicações que possam surgir, além dos cuidados com a mulher no resguardo e com o recém-nascido.

Em nenhum momento as doulas substituem o trabalho de médicos e enfermeiros obstetra, parteiras, elas apenas somam à equipe escolhida.

“Sempre as mulheres tiveram o apoio de outras durante o nascimento de seus filhos. As parteiras, por exemplo, eram verdadeiras assistentes de parto. Eram experientes e capazes de trazer à cena saberes que auxiliavam nessa hora importante”, destacou a doula Renata Rivas. “As doulas têm o papel de cercar as mulheres de cuidados e prestar ajuda contínua quando for necessário”.

Para exercer a profissão é necessário um curso de formação, realizado geralmente no eixo Rio-São Paulo.
“Um dos papéis da doula é assegurar que durante o parto haverá o menor número de intervenções possíveis, o que vai assegurar o nascimento saudável da criança”, explicou a doula Juliana Evangelista. “Todo parto é diferente. A recepção desta nova vida também é muito importante. Ela deve se sentir acolhida”.

Parto Humanizado

Ao longo dos anos, o parto saiu da casa das famílias e foi para as maternidades. Intervenções foram adicionadas para facilitar o trabalho da obstetrícia.

A ideia do parto humanizado, e defendido pelas doulas, é que essas intervenções rotineiras sejam utilizadas em menor número possível e que as opiniões da mulher, além da escolha de acompanhante de sua confiança, sejam respeitadas.

A Rede Cegonha é um dos programas do governo federal que vem sendo implantado em todo o País neste sentido. Ele garante às mulheres e às crianças assistência humanizada e de qualidade que lhes permite vivenciar a experiência da gravidez, parto e nascimento de forma segura.

Ainda hoje o processo de cesariana é utilizado em 90%, conforme a doula Juliana Evangelista.

“É um método que oferece três vezes mais riscos tanto para o bebê quanto para a mãe, por ser uma cirurgia de grande porte”, destacou Juliana. “Nem todos os hospitais, infelizmente, têm a infraestrutura para realizar partos mais humanizados, mas os projetos tentam estimular essa prática”.

Juliana ainda relata que muitas mulheres que optam pelo parto normal acabam deixando de lado hospitais da rede privada para ter no Sistema Único de Saúde.

“Essas mulheres não encontram o apoio para serem assistidas, além do mais a rede privada terá outros interesses para realizar as intervenções”.

Novas mamães

Apesar do acompanhamento das doulas serem relativamente novos em Manaus, algumas mães já optaram por essa assistência. É o caso da servidora pública Tatiana Daou, que buscou apoio no grupo Beta Positivo, da doula Renata Rivas.

“Durante toda a gravidez, tive o acompanhamento da doula, que teve papel fundamental durante todos os períodos. Hoje, me sinto mais preparada e mais tranquila, apesar de saber que vai ter muita dor, a ansiedade de ver o rostinho do César é bem maior”, contou Tatiana.

A empresária cubana Virginia Rugnitz também está sendo acompanhada enquanto espera Yara. “A gravidez está sendo muito tranquila e espero que o parto também seja”, disse ela. “O grupo também foi importante porque acompanhamos a gravidez de todas e trocamos ideias umas com as outras”.

Thati Gobeth, representante comercial, há um ano deu à luz Danilo. Ela que também é mãe de Vitória, de 17 anos, ficou curiosa sobre o trabalho das doulas e decidiu contar com mais este amparo durante a gravidez do menino.

“Em todos os momentos me foi indicado ‘o quê’ e ‘como’ iria acontecer. Eu indico a toda e qualquer mulher que busque essa informação para tornar mais especial esse momento”, afirmou Thati.

Beta Positivo

O Beta Positivo é um grupo de apoio à maternidade, que atua desde o pré-natal, juntamente com a equipe médica, em prol de uma gestação saudável e prazerosa.

O grupo proporciona orientações quanto a gestação, trabalho de parto e nascimento, métodos naturais de alívio de dor, posições que podem ser usadas e complicações que possam surgir, inclusive quando a cesárea é necessária, auxiliando a mulher a se preparar emocionalmente.

Durante os encontros é possível conversar sobre pós-parto, cuidados com o recém-nascido e com a mãe, participação do pai, amamentação, tendo sempre a preocupação de respeitar todos os profissionais envolvidos.

Os encontros entre as futuras mamães e as doulas  acontecem no Espaço Yoga Livre, localizado na  Rua Itaúna, nº 11, Adrianópolis. O contato pode ser feito por meio do site betapositivo.com.br ou pela página renata.mouraorivas no Facebook.