Como melhorar a chegada dos bebês ao Brasil

A Organização Mundial da Saúde recomenda o parto natural como a melhor forma de trazer um bebê a este mundo.

Por https://blogdotas.terra.com.br

Reconhece a necessidade eventual do parto ser realizado por cirurgia, a conhecida cesariana, mas estipula que numa sociedade este número não ultrapasse 15%. No Brasil, campeão mundial de cesareanas, esta porcentagem é de 90%. Vivemos na absoluta contra mão da natureza. Partindo deste fato, dois documentaristas percorreram o Brasil de Norte a Sul, das regiões mais pobres às mais ricas, para ver e entender a forma de nascer dos brasileiros.

O resultado dessa jornada é “O Renascimento do Parto”, documentário de Eduardo Chauvet e Erica de Paula, que chega agora aos cinemas. É importante apontar que não é uma pregação xiita contra a cesariana. Pelo contrário, reconhece-se o avanço e importância dela. O que a dupla de documentaristas traz é um olhar corajoso para o medo e comodismo que criou essa situação bizarra no país. O documentário visa dar apoio e informação às mulheres que buscam o parto humanizado. Alguns dos maiores especialistas na área abordam recentes descobertas científicas sobre o assunto e questiona-se o modelo obstétrico atual e o futuro de uma civilização nascida sem a Oxitocina, conhecida como hormônio do amor, que é liberada em momentos íntimos, quando estamos próximos de pessoas amadas e, nesse caso, nas condições específicas do trabalho de parto, quando o hormônio ajuda na contração do útero para que o bebê nasça.

O documentário já ganhou prêmios em EUA e na China, e teve um “parto” apropriado ao tema do filme: é o recordista de financiamento coletivo no Brasil. Como acontece infelizmente com documentários, o filme está sendo lançado num circuito restrito de cinemas.