Como furar a orelha do bebê

Você quer furar a orelha da sua filha, mas está na dúvida da maneira mais segura de como fazer

isso? Confira.

 

Por Jéssica Zava -  https://revistacrescer.globo.com

Que é fofo uma bebê com um brinquinho, ninguém duvida, mas saiba que são necessários cuidados fundamentais para furar a orelha da criança. Não há um consenso dos especialistas sobre uma idade exata para se fazer isso. Alguns liberam o brinco a partir de quinze dias de vida, outros preferem esperar mais tempo. Segundo o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria, a saúde do bebê é que vai determinar o momento certo. Por isso, vale esperar a primeira consulta ao pediatra para que ele avalie isso junto com você.

O processo, ao contrário do que muitos pensam, não é tão dolorido assim, já que o lugar onde se faz o furo é cartilaginoso. Quanto menor for a criança, mais fina será a cartilagem da orelha e, consequentemente, menos dor ela vai sentir. O furo pode ser feito por médicos, enfermeiros ou auxiliares de enfermagem em alguns hospitais ou clínicas. Geralmente, o profissional limpa o lóbulo da orelha com álcool e fura com o próprio brinco higienizado.

Na farmácia pode?

Desde 2009, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o procedimento para farmácias e drogarias desde que o furo seja efetuado com pistola e brincos regularizados junto ao órgão. Além disso, os brincos devem ser abertos na frente do paciente e colocados depois da higienização do local.

Após o furo, os responsáveis recebem do estabelecimento uma declaração de serviços farmacêuticos que deve conter: dados do brinco e da pistola, data, assinatura e carimbo com inscrição no Conselho Regional de Farmácia (CRF) do farmacêutico responsável pelo serviço.

Os hospitais e clínicas que realizam o procedimento não disponibilizam esse certificado, pois já possuem o alvará da Vigilância Sanitária, que assegura as medidas de segurança. Para saber qual farmácia está autorizada pela Anvisa a realizar o procedimento, você pode consultar por meio do site do órgão.

Outro ponto importante é a escolha do brinco. Prefira os de ouro maciço ou aço inoxidável, que são hipoalergênicos. Lembre-se também de que eles não podem ser grandes, de argola, pontiagudos ou com detalhes que possam enroscar nas roupas do bebê. Por isso, fique atenta. Para higienizar o local, você pode lavar a orelha do bebê com água e sabão todos os dias. Também é necessário rodar o brinco delicadamente para evitar que ele grude no lóbulo da orelha.

Preste atenção, no entanto, em orelhas vermelhas, doloridas e quentes, coceiras excessivas e formação de pus. Esses são sinais de que há inflamação ou infecção. Nesses casos, não tire os brincos e procure imediatamente o pediatra. Ele vai avaliar o quadro e, se necessário,  prescrever medicamentos.

Outra fonte: José Luiz Setúbal, pediatra e presidente do Hospital Infantil Sabará (SP)