Como detectar a ovulação observando o colo do útero

Por que acompanhar as mudanças no colo do útero?

Figura 9- (A) Colo do útero alto e (B) aberto no período fértil; (C) Colo do útero baixo e (D) fechado no período não-fértil (Modificado de Weschler, 1995)

 

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Especialistas acreditam que, se os sinais de ovulação que seu corpo dá são claros -- você produz o muco cervical característico, parecido com clara de ovo, dias antes de ovular, e sua temperatura sobe após a ovulação --, você não precisa examinar seu colo do útero para saber se está ovulando. 

Mas, se houver dúvidas na interpretação dos dados, a análise da posição e da textura do colo do útero pode servir para confirmar ou não o que apontam os outros dois sinais. 

Como se observa o colo do útero?

O colo do útero é a ligação entre o interior útero e a vagina. Não dá para observá-lo com os olhos. O único jeito é tocá-lo. Você precisará lavar bem as mãos e introduzir um dedo (o indicador ou o médio) na vagina, até sentir o "fundo" dela. 

Figura : Melhor posição para se alcançar o colo do útero (Werschler, 1995).


Tente perceber qual é a textura do colo do útero, lá no fundo da vagina. Pouco antes da ovulação, ele pode ter a mesma textura de seus lábios. Depois da ovulação, ele parecerá mais duro, como a ponta de seu nariz. 

Será que vou conseguir notar a diferença?

Sim, com a prática você vai ver que dá para perceber a diferença da posição do colo do útero em cada fase do ciclo menstrual. 

Quando você está perto de ovular, seu colo do útero fica mole, mais alto, aberto e úmido. Isso quer dizer que fica mais difícil alcançá-lo com o dedo. 

Após a ovulação, ocorre exatamente o oposto e o colo se torna firme, mais baixo, fechado e seco. Você provavelmente não precisará se esforçar tanto para atingir o "fundo" da vagina. 

A melhor maneira de aprender sobre seu colo do útero é examiná-lo quando notar a presença do muco cervical de textura e cor de clara de ovo, e continuar verificando o colo por mais alguns dias após perceber um aumento em sua temperatura. É nesse período de cerca de cinco dias que você vai notar as mudanças mais acentuadas. 

Mesmo que você faça o toque do colo do útero, também é importante seguir monitorando os outros dois principais sinais de ovulação: a temperatura basal e o muco cervical. Ou seja, você pode continuar medindo sua temperatura a cada manhã, antes mesmo de sair da cama, e depois de ter tido pelo menos duas horas de sono sem interrupções. 

Se você já tiver ovulado, deve perceber um ligeiro aumento na temperatura, que permanece até sua próxima menstruação. 

Mas, como a mudança na temperatura só ocorre depois da ovulação, é fundamental combinar esse método com a observação do muco cervical durante seu ciclo. 

Logo após o fim da menstruação, você provavelmente notará alguns dias com pouca ou nenhuma secreção. Ao longo do ciclo, você se sentirá mais úmida até notar que a secreção tem uma cor transparente e uma textura viscosa e elástica. Temos até uma galeria de fotos para ilustrar! É neste período, exatamente antes da ovulação, que as relações sexuais têm mais chance de terminarem em uma gravidez. 

 



FONTES - https://brasil.babycenter.com/a7000053/como-detectar-a-ovula%C3%A7%C3%A3o-observando-o-colo-do-%C3%BAtero#ixzz3AT6NGwoO

https://www.mulheres.org.br/fiqueamigadela