Como ajudar seu filho a se conectar com um novo bebê

Veja algumas dicas que ajudarão seu filho mais velho a gostar da ideia de ter um

 novo irmãozinho.

 

Por https://familia.com.br - Marcia do Amaral Denardi Albuquerque


A reação das crianças com a chegada de um novo irmão pode ser bem imprevisível, principalmente se o bebê veio ao mundo de supetão. Por isso os pais podem se deparar com algumas questões um tanto inusitadas quando os filhos descobrirem que a mamãe vai trazer ao mundo mais um anjinho.

Para evitar perguntas surpreendentes e reações desagradáveis, o ideal é que os pais preparem muito bem a cabeça do filho, para que a chegada do bebê não seja um choque ou uma experiência desagradável para ele. E, além disso, para que a mãe tenha uma gestação tranquila e os irmãos aproveitem os nove meses tanto quanto os pais. Afinal, o bebê vai requerer total atenção, principalmente da mãe, nos primeiros meses de vida, o que provavelmente vai causar ciúmes no irmão mais velho.

Prepare o filho
Antes da gravidez, se o bebê for planejado, ou assim que ela for descoberta, prepare os filhos, para que se acostumem com a novidade. Então, diga como seria legal um irmãozinho ou uma irmãzinha, o quanto seriam amigos, como se amariam, como seria agradável ter sempre uma companhia para brincar. Seria uma ideia bacana, se possível, que os pais proporcionassem constantemente a interação entre o filho e o bebê de algum amigo, permitindo que o filho pegue o bebê no colo, ou brinque com ele. O filho mais velho certamente vai acabar se acostumando com a ideia, e quando você contar que tem um bebê na barriguinha da mãe, ele vai ficar todo empolgado.

Uma notícia maravilhosa
Transforme em algo mágico o momento de contar aos filhos que um novo irmão está por vir. Conte com muita empolgação, para que os filhos vejam como vocês estão felizes. Eles também ficarão, pois os pais prepararam o momento. Depois mostre fotos e vídeos de bebês, de preferência deles mesmos quando eram pequenos, e durante o período de gestação explique tudo o que você puder sobre bebês e gravidez.

Muita interação
Os irmãos mais velhos geralmente adoram participar da vida do bebê. Por isso, permita-lhes que estejam presentes nas consultas de pré-natal, vejam o ultrassom, façam perguntas, conversem muito com o bebê ainda na barriga, enfim, deixe o irmão mais velho participar totalmente da gravidez. Deixe, até mesmo, que ele sugira nomes, e ele se sentirá lisonjeado se o bebê levar o nome que ele escolheu.

Informações
O irmão mais velho pode esperar que o bebê já nasça pronto para brincar. Por isso, é importante que você explique como “funcionam” os recém-nascidos. Eles fazem basicamente três coisas: choram, mamam e dormem. Pode ser um pouco frustrante para o irmão mais velho, mas daí você explica que à medida que o bebê vai crescendo, vai fazendo coisas mais divertidas.

Independência
Se o irmão ainda não foi para a escolinha, quem sabe o início da gestação seja a hora certa, para que ele possa interagir com outras crianças e não sofra muito quando a mãe tiver que dar total atenção ao bebê. Além disso, ele vai se deparar com crianças que também têm irmãos e passará a entender melhor a situação. -



See more at: https://familia.com.br/como-ajudar-seu-filho-a-se-conectar-com-um-novo-bebecirc#sthash.rByqUHsi.dpuf