Especialistas do RS mostram como agir quando um bebê se engasga

Três bebês morreram no Vale do Taquari, RS, nas últimas semanas.
Médico orienta sobre cuidados básicos para reduzir chance de acidente.


Do Portal G1 RS


 

Após três casos de morte de bebês por suspeita de asfixia em cidades do Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, nas últimas semanas, o Jornal do Almoço, da RBS TV, conversou com especialistas para mostrar como proceder em caso de engasgamento com leite, além de orientar sobre como é possível evitar acidentes.

Em um dos casos, um menino de um ano morreu após beber leite da mamadeira em uma creche de Santa Clara do Sul. Os exames apontaram asfixia. Outros dois casos com suspeita de asfixia ocorreram em Lajeado. Um bebê de cinco meses morreu em casa horas depois de mamar. A mãe percebeu que algo estranho havia acontecido quando, ao meio-dia, o bebê não havia acordado. No outro caso, um menino de cinco meses que vive em um abrigo morreu depois de ter mamado.  

De acordo com os médicos, alguns cuidados básicos são essenciais para evitar que uma tragédia aconteça. Logo após beber o leite, o bebê precisa ficar em pé por pelo menos 10 minutos, até arrotar. Só depois disso ele pode deitar, e sempre com a barriga para cima.

"Caso o bebê dormiu e não arrotou, a gente prega que o bebê seja deitado de lado, garantindo que, se ele se virar, fique de barriga para cima. Eles nunca devem dormir de barriga para baixo, assim teremos risco maior de asfixia e morte súbita", explica o pediatra João Paulo Weiand.

 

Já em casos de emergência, o socorrista João Paulo da Silva orienta sobre os procedimentos corretos a serem aplicados. Ele tem experiência de sete anos em resgate de vítimas. "Tenho certeza de engasgamento. Então procuro uma cadeira, sento rapidamente com o bebê. Uso dois dedos afastados (médio e anelar, formando um V com a mão), e coloco na clavícula. Deito o bebê (de bruço) sobre as pernas, acho a escápula nas costas, e no meio dou cinco golpes", recomenda, salientando que é necessário a repetição até a chegada do socorro.

A Brigada Militar geralmente é acionada quando um bebê passa pelo problema. Em Estrela, na mesma região, um policial ajudou uma avó que entrou em contato por telefone, desesperada, porque seu neto recém havia se engasgado com leite, e estava inconsciente. A gravação do atendimento, que ocorreu dia 26 de setembro, também pode ser conferida no vídeo acima.

O policial militar pediu, primeiramente, para que a avó tivesse calma. Depois, orientou a senhora a colocar o bebê com a barriga em cima do seu braço, com a cabeça em sua mão. A boca da criança deveria ficar virada para a palma da mão, mas sem trancar a respiração, dando umas palmadinhas nas costas.

Em seguida, o policial ouviu da avó que o bebê começou a chorar. Em três minutos ele voltou a respirar, recorda o PM.

A criança ficou duas semanas na UTI e se recupera em casa. Nessa última quarta-feira (16), o policial foi visitar o bebê que ajudou a salvar. O menino de dois meses, agora, descansa com atenção redobrada da família.

"Vou levar para o resto da vida. Não tenho palavras para dizer a satisfação que eu estou sentindo", destacou o policial em visita à família. "Graças a Deus. Se não fosse ele, talvez o bebê não estivesse vivo", agradeceu a tia da criança, Sabrina da Silva.