Cocô do bebê: o que é normal

Seu bebê fica três dias sem fazer cocô? Você vê com frequência pedacinhos de comida? O bumbum fica assado toda hora? Entenda por que o ritmo intestinal varia de uma criança para outra e saiba o que os pediatras consideram normal

 

Por Marcela Bourroul - https://revistacrescer.globo.com

Depois que você virou mãe, o cocô virou assunto nas suas conversas com o marido, mãe, sogra e até amigos? OK, não há nada de errado com isso! Aliás, observar as fezes das crianças é fundamental para saber como anda a saúde do seu filho.

Não existem regras para determinar o que é normal – afinal, quando o assunto é cocô, cada criança se comporta de uma maneira. Há muitos fatores que determinam como o intestino do seu filho vai funcionar, quantas vezes ele sujará a fralda por dia e qual será o aspecto das fezes. O principal é a chamada microbiota: o conjunto de micro-organismos que habita seu sistema digestivo.

Tudo começa no nascimento. Enquanto o feto está no útero, ele é praticamente estéril. A colonização do seu organismo começa no parto. Aí acontece o primeiro divisor de águas: as crianças que nascem de parto normal terão um tipo de flora intestinal, diferente daquelas que nascem de cesárea. O parto vaginal é mais favorável para o bebê, mas não determinante.

A amamentação também tem papel fundamental nesse processo. “O aleitamento influencia o ritmo intestinal. A lactose presente no leite da mãe favorece a formação de uma flora adequada”, explica o pediatra Moisés Chencinski. Regular o sistema digestivo do bebê é um entre os muitos motivos pelos quais médicos recomendam o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. As crianças que tomam fórmula geralmente têm o intestino mais ressecado - esse é um dos motivos pelos quais as indústrias estão tentando fabricar produtos com mais prebióticos, que favorecem o funcionamento da microbiota.

As fezes nos primeiros dias de vida de um recém-nascido não costumam variar muito de uma criança para outra. É o chamado mecônio, que tem cor verde-escura, quase preta e são pegajosas. Você vai ter um trabalho extra para limpar o bumbum do seu filho. Em alguns casos, se você sentir que o algodão umedecido não deu conta, o ideal é lavar com água morna.

Depois desse período, as fezes começam a clarear. O “normal” para o seu filho pode variar de amarelado ao marrom mais escuro. Como os bebês só tomam leite, não espere ver fezes como as de adultos: elas serão bem líquidas ou pastosas, caso ele fique alguns dias sem evacuar. “O número de cocôs é muito variável. Tem bebê que mama e faz, mama e faz, o que é absolutamente normal. Outros ficam 3, 5 ou até 7 dias sem evacuar e é normal também. Isso varia mesmo que sejam alimentados exclusivamente com leite materno. O funcionamento do intestino é constitucional de cada criança” explica o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Aos poucos, você vai perceber qual é o ritmo do seu bebê. O mais importante para se certificar de que está tudo bem, segundo Moisés, é observar o comportamento da criança. “Um bebê que não evacua há cinco dias, mas está risonho, mamando e dormindo, provavelmente está saudável. Quando os bebês ficam incomodados, eles demonstram - seja pelo choro de cólica ou pela inapetência - e os pais percebem que há algo errado”, explica.

E fique atenta com alterações bruscas. Se o seu bebê evacuava a cada mamada e, de repente, fica um dia inteiro sem fazer cocô, passa a ficar assado com frequência, faz fezes muito claras ou avermelhadas isso indica algum problema. Sintomas paralelos, como vômito, náusea, gases e distensão abdominal também servem de alerta. No caso de diarreia, a maior preocupação é a desidratação da criança. Por isso, o ideal é avisar o pediatra imediatamente para receber as orientações adequadas.

O que muda com o tempo


O que era normal enquanto a criança tomava apenas leite passa por uma mudança com a introdução dos alimentos sólidos. Com os primeiros pedaços de frutas e as primeiras papinhas você vai notar que o cocô do seu filho deixará de ser tão líquido e pode, inclusive, começar a apresentar pedaços. Não há nada de anormal nisso. Os pais só precisam garantir que a criança coma devagar e mastigue adequadamente. Um alerta dos pediatras: se você deu beterraba para seu filho, nada de desespero no próximo cocô. É muito provável que ele saia vermelho. Agora que você já sabe o que esperar na fralda do seu filho, prepare o trocador e mãos à obra!