CICLO IRREGULAR

Menstruações irregulares são queixas muito comuns em Ginecologia e podem acontecer em mulheres de todas as faixas etárias, da adolescência ao climatério.

Por https://marianamaldonado.com.br
Entretanto, para que se possa compreender melhor o que isto significa é necessário esclarecer alguns pontos importantes.

A menstruação está naturalmente presente numa boa parte da vida da mulher. Durante toda a vida reprodutiva feminina (em média dos 15 aos 49 anos), a cada mês, o corpo da mulher se prepara para uma gravidez. Sob a influência de diversos hormônios, um ou mais óvulos - células reprodutoras femininas - são liberados de dentro dos ovários e transportados para dentro do útero, onde ficam esperando para unir-se ao espermatozóide do homem (fecundação) e encontrar condições para desenvolver-se e iniciar uma gravidez.

Quando a fecundação não acontece, a camada interna do útero (ou endométrio) que foi cuidadosamente preparada durante aquele mês para receber o óvulo fecundado se desfaz e sai em forma de sangue através da vagina, para que um novo ciclo seja iniciado. A este sangramento dá-se o nome de menstruação e o intervalo de tempo entre elas, de ciclo menstrual.

Em geral, o ciclo menstrual dura em torno de 28 a 30 dias, podendo variar de 21 a 36 dias sendo o tempo de duração do sangramento, em média, 4 dias. Muitas mulheres ficam preocupadas e acham que têm menstruações irregulares apenas por não apresentar um sangramento sempre no mesmo dia do mês. É importante ressaltar que o fato de não menstruar como um “reloginho”, não significa estar desregulada. Pequenas variações são perfeitamente normais e aceitáveis!

Quando estas variações ultrapassam os limites do que é considerado o normal da mulher, pode-se estar frente a uma irregularidade menstrual. Estas alterações podem ter diversas causas, desde mudanças nos mecanismos que regulam o ciclo menstrual, uso de medicamentos hormonais, uma gravidez não diagnosticada ou doenças como endometriose, miomas uterinos, síndrome dos ovários policísticos, problemas na glândula tireóide, supra-renal, no sistema de coagulação entre outras.

Mulheres que têm menstruações irregulares ou que apresentaram uma mudança repentina no seu padrão menstrual - para mais ou para menos - devem ser examinadas pelo/a ginecologista. Somente com a identificação correta da causa é que o tratamento poderá ser recomendado!